Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira

Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira

Para a 17ª Mostra Internacional de Arquitetura La Biennale di Venezia, o Pavilhão da Finlândia revisita um momento da história local em que uma crise de refugiados levou a novas formas de construção e reconfiguração do espaço doméstico, que acabou influenciando diferentes lugares do mundo. Intitulada New Standards, a exposição com curadoria de Laura Berger, Philip Tidwell e Kristo Vesikansa apresenta a história de Puutalo Oy, uma empresa especializada em edificações pré-fabricadas de madeira que estabeleceu novos padrões para o design residencial no século XX e criou a exportação arquitetônica mais difundida da Finlândia.

Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira - Imagem 3 de 6Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira - Imagem 4 de 6Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira - Imagem 5 de 6Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira - Imagem 1 de 6Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira - Mais Imagens+ 1

Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira - Imagem 4 de 6
Folheto Puutalo 1940. Imagem © ELKA Archive

Fundada em 1940 como resposta à crise de refugiados da Carélia, na qual 11% da população finlandesa foi deslocada por causa da guerra, a empresa Puutalo Oy logo se tornou a maior fabricante de edificações pré-fabricadas do mundo. A crise nacional provou ser um catalisador de inovação, pois arquitetos e engenheiros se uniram para vislumbrar uma forma econômica e rápida de construir que não comprometesse a qualidade e o padrão de vida. Em um país onde as florestas representam mais de 76% da área terrestre, a empresa manufatureira aproveitou os recursos naturais mais abundantes do país. Os elementos Puutalo eram criados em uma rede distribuída de fábricas e entregues em embalagens prontos para serem montados.

Hashim Sarkis pediu aos participantes da Biennale Architettura 2021 que considerassem como viveremos juntos. A experiência da Finlândia com essa habitação padronizada é uma solução de baixo impacto, duradoura, sustentável e bem-quista que surgiu em resposta a uma crise dos tempos de guerra e definiu toda uma era da arquitetura doméstica finlandesa. Ela oferece ao mundo um exemplo de moradia produzida em massa que é uma alternativa aos grandes projetos, demonstrando como a identidade individual pode ser celebrada no contexto da padronização, bem como uma validação de que o desenho pode melhorar a vida das pessoas. - Katarina Siltavuori, Diretora da Archinfo Finland e Comissária do Pavilhão da Finlândia

Os volumes que compreendem casas, escolas e edificações de serviços foram desenvolvidos por alguns dos principais arquitetos da Finlândia em meados do século, que criaram projetos estruturais e configurações espaciais inovadores escondidos pelo exterior modesto e despretensioso. A flexibilidade do sistema permitiu que os projetos fossem adaptados a uma variedade de climas. Logo após seu início, a empresa voltou-se para a exportação e, em meados da década de 1950, as edificações pré-fabricadas finlandesas foram entregues a mais de 30 países, incluindo Alemanha, Polônia, Israel, Colômbia ou Reino Unido. A adaptabilidade e o projeto de qualidade tornaram as casas Puutalo robustas o suficiente para continuarem a ser usadas até hoje.

Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira - Imagem 6 de 6
Anúncio de jornal finlandês para Puutalo em 1945. Imagem © ELKA Archive

A exposição documenta o desenvolvimento das edificações pré-fabricadas através de desenhos de arquivo, fotografias e anúncios, ilustrando a inovação arquitetônica que apresentaram e as modificações que sofreram em diferentes climas e contextos. Uma série de fotografias de Juuso Westerlund revela como as casas são habitadas hoje, em uma variedade de ambientes, da Finlândia à Colômbia.

  • Curadores: Laura BergerPhilip TidwellKristo Vesikansa
  • Fotógrafo: Juuso Westerlund
  • Comissário: Archinfo Finland
  • Diretora: Katarina Siltavuori
  • Comunicação: Miina Jutila
  • Diretora de Projeto: Sini Parikka
  • Coordenador de Projeto: Francesco Raccanelli
  • Expografia: Philip Tidwell
  • Design Gráfico: Päivi Häikiö
  • Design Website: Ville Niemi
  • Apoiador Principal: Ministry of Education and Culture, Finland
  • Colaborador Principal: Ministry of the Environment, Finland 
  • Agradecimento Especial: Hanna Harris

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Pavilhão da Finlândia na Bienal de Veneza apresenta a história das casas pré-fabricadas de madeira" [Finnish Pavilion Presents the Country's History of Prefabricated Wooden Houses at the 2021 Venice Biennale ] 12 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961277/pavilhao-da-finlandia-na-bienal-de-veneza-apresenta-a-historia-das-casas-pre-fabricadas-de-madeira> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.