Como criar estruturas curvas com bambu

O bambu apresenta infinitas possibilidades e, quando usado com criatividade, pode proporcionar volumes inusitados. Em sua forma natural, é um tronco reto e ligeiramente pontiagudo. O bambu é naturalmente flexível e pode ser dobrado em uma ligeira curvatura e estruturas simples emolduradas podem ser construídas usando a forma reta natural do bambu. Como o dobramos para criar espaços fluidos e dinâmicos?

No entanto, requer técnicas específicas para atingir formas curvilíneas extensas. Nas estruturas construídas em Bali, há 3 técnicas para criar estruturas curvas usando bambu. Estas são:

  • Rup Rup
  • Membros Divididos
  • Feixes

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 6 de 17
Compreendendo a capacidade do bambu de se curvar durante o momento de inércia de diferentes seções transversais. Image Courtesy of BambooU

Antes de aprender a dobrar o bambu, precisamos entender o momento de inércia das diferentes seções transversais do tipo de material que usamos para essas técnicas.

De uma forma bastante simples, uma área de superfície menor e forma sólida terão mais flexibilidade em comparação com uma forma cilíndrica oca. Varas têm menos flexibilidade do que divisões e divisões têm menos flexibilidade do que feixes (varas completas < divisões < feixes).

Para a técnica rup-rup, usamos bambus de haste redonda completa em sua forma natural. Para a técnica de membros divididos, usamos pedaços de bambu, que são lâminas largas e planas de forma retangular, e para os feixes de lidi, também usamos as fendas de bambu que são mais finas e em uma forma cilíndrica sólida.

1. Rup-Rup 

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 14 de 17
Courtesy of BambooU

Modelar e curvar varas de bambu ocas inteiras em sua forma natural é um desafio devido ao seu perfil cilíndrico, mas pode ser feito usando a técnica de rup-rup. Este é um processo em que cortes em forma de V são feitos ao longo do eixo da haste de bambu onde for necessário para atingir a forma que desejamos.

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 15 de 17
Courtesy of BambooU

É importante notar que este corte da parede do colmo reduz a integridade estrutural das varas íntegras apenas para a parte que não foi cortada, que é uma fenda. Para que os membros estruturais mantenham a integridade estrutural, agrupamos dois ou mais postes de bambu completo de acordo com nossa exigência. Nós os aparafusamos com hastes roscadas e pinos de bambu para garantir que não haja nenhum momento no pacote.

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 7 de 17
© James Wolf

Essa técnica é usada para criar elementos como arcos estruturais, peças de cumeeira para telhados, móveis e elementos decorativos como grades. Dendrocalamus asper localmente conhecido como Bambu petung e Gigantochloa apus, localmente conhecido como Bambu tali, são comumente usados para os elementos estruturais, bem como Bambusa Blumeana, conhecido como Bambu duri, para móveis e elementos decorativos.

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 16 de 17
Edifício da Green School's building, de IBUKU, em construção. Image © James Wolf and Jules de Laage

A nova academia Green School Bali, projetada pela IBUKU, é a maior estrutura arqueada em bambu no mundo e é composta por 18 arcos, que são construídos no solo com a técnica de rup-rup. Eles agruparam 6 varas Dendrocalamus asper para alcançar a integridade estrutural de acordo com o projeto.

O auditório Mepantigan e a Turtle classroom, também na Green School, projetados por IBUKU, são alguns outros exemplos de estruturas construídas com a técnica de rup-rup. Dê uma olhada em mais detalhes sobre o auditório Mepantigan e a sala de aula do Turtle.

2. Membros Divididos

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 11 de 17
Courtesy of BambooU

As ripas ou rachaduras de bambu são feitas dividindo-se o bambu inteiro em tiras. Os splits têm sido usados tradicionalmente em uma ampla gama de produtos. Temos feito experiências com a construção de divisões em várias aplicações. Estruturas muito fortes e leves podem ser construídas usando a melhor propriedade de "resistência à tração" do bambu com rachaduras. Esse método apresenta liberdade de flexão e os sistemas de arqueamento podem ser modelados facilmente.

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 3 de 17
Courtesy of BambooU

Para que alguns membros estruturais tenham integridade estrutural, usamos um aglomerado de divisões de bambu amarradas, chamadas de feixe dividido. Os elementos são montados no solo por meio de gabaritos e facilmente instalados no local. As divisões Dendrocalamus Asper são usadas para elementos estruturais e Gigantochloa Apus para elementos não estruturais. As divisões são coladas, os feixes divididos são presos com alfinetes de bambu em ângulos opostos para garantir que não haja nenhum momento no feixe.

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 12 de 17
Courtesy of BambooU
Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 5 de 17
Courtesy of BambooU

Para saber mais sobre uma tipologia de como construir com divisórias de bambu, consulte nosso artigo sobre cápsulas para hang-out na piscina e sobre a casa da curva do rio em Bambu Indah.

3. Feixes

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 2 de 17
Courtesy of BambooU

Os feixes são varas de bambu circulares finas, longas e sólidas feitas à mão e amarradas juntas. O resultado é um elemento curvo e flexível que pode ser ajustado em forma, dimensão e comprimento.

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 10 de 17
Courtesy of BambooU

A flexibilidade dos feixes complementa as estruturas de cobertura orgânica e curvilínea de maneira artística. Sharma springs, uma residência de bambu de seis andares projetada por IBUKU, é um dos melhores edifícios que exibe o uso do feixe de lidi.

Os feixes são amarrados no chão com as mãos e apertados por braçadeiras de metal para garantir que fiquem bem presos. O pacote é transportado para a obra e instalada no local usando suportes verticais. Os feixes precisam ser amarrados com cuidado, prestando atenção especial à colocação individual de cada tira. São utilizados para fazer elementos estruturais e decorativos.

Como criar estruturas curvas com bambu - Imagem 13 de 17
Courtesy of BambooU

Este artigo foi publicado originalmente pela Bamboo U, uma empresa de arquitetura e design de bambu que se concentra no compartilhamento de formas sustentáveis de construção. Os cursos de bambu estão disponíveis em seu campus em Bali, Indonésia e online, ministrados em colaboração com a renomada empresa de projetos IBUKU e especialistas em bambu de todo o mundo. Do cultivo de bambu aos métodos de tratamento, design e modelagem de bambu, engenharia, carpintaria e construção: suas oficinas cobrem tudo o que há para saber sobre construção e design de bambu. Encontre mais e participe de uma oficina de bambu aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: BambooU, BambooU. "Como criar estruturas curvas com bambu" [How Bamboo Bends to Create Curved Structures] 22 Mai 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/961181/como-criar-estruturas-curvas-com-bambu> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.