Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo

O escritório Kengo Kuma and Associates, juntamente com Bekim Ramku e OUD + Architects, recebeu recentemente o primeiro prêmio no concurso para converter o edifício Gërmia, em Prishtina, na mais nova sala de concertos da capital de Kosovo. A proposta preserva as estruturas existentes e articula o programa dentro e ao redor do conjunto de edifícios modernistas. O projeto prevê uma cobertuda que unirá os diferentes volumes, criando uma nova camada de espaços públicos.

Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Imagem 2 de 10Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Imagem 3 de 10Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Imagem 4 de 10Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Imagem 5 de 10Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Mais Imagens+ 5

Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Imagem 9 de 10
Cortesia de Kengo Kuma and Associates

Outrora uma loja de departamentos, o edifício Gërmia é um dos projetos modernistas mais emblemáticos de Prishtina, e foi escolhido para ser o lar da mais nova sala de consertos de Kosovo. A estrutura da década de 1970 ocupa um lugar significativo na memória coletiva dos cidadãos, portanto, o concurso exigia a preservação da arquitetura existente. O projeto de Kuma renova a arquitetura existente e articula os diferentes elementos do programa por meio da adição de uma cobertura que serve também como foyer.

Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Imagem 6 de 10
Cortesia de Kengo Kuma and Associates

O novo elemento de destaque, a cobertura, contrasta com as linhas modernistas do edifício existente e foi concebida para fomentar e abrigar a interação social. O gesto oferece uma ligação entre os diferentes espaços públicos do programa, como o restaurante, a galeria e o auditório principal, alojados nos diferentes volumes. A cobertura também abrigará um novo espaço para exposições temporárias. O auditório apresentará um interior orgânico, em contraste com a racionalidade da estrutura existente, inspirada, segundo os arquitetos, no entorno natural. 

O projeto também integrará recursos de sustentabilidade ao conjunto, prevendo a instalação de sistemas de coleta de águas pluviais e ventilação natural, ao passo que a nova cobertura contará com um telhado verde. O projeto tem como objetivo preservar o legado modernista de Prishtina ao mesmo tempo em que oferece uma plataforma contemporânea para a cena artística de Kosovo.

Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo - Imagem 5 de 10
Cortesia de Kengo Kuma and Associates

Sala de Concertos Gërmia

  • Programa: Centro de Artes Cênicas e Cultura
  • Local: Prishtina, Kosovo
  • Área total: 9.578m²
  • Arquitetura: Kengo Kuma and Associates, Bekim Ramku / OUD + Architects\
  • Estrutura: ATTEC
  • Mecânica: Engenharia AKIM
  • Elétrica: Enmar Engenharia
  • Acústica: SES Acoustics
  • Vídeo: Atelier Vincent Hecht

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Kengo Kuma vence concurso para a nova sala de concertos de Kosovo" [Kengo Kuma Wins Competition for Concert Hall in Kosovo] 28 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960785/kengo-kuma-vence-concurso-para-a-nova-sala-de-concertos-de-kosovo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.