Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional

Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional

Centrado no tema da conexão, o Pavilhão do Japão para a Expo 2020 Dubai apresenta uma estrutura 3D inspirada em padrões tradicionais japoneses e árabes. Concebido por Yuko Nagayama and Associates, o projeto revela através de diferentes meios arquitetônicos as semelhanças culturais entre o Japão e o Oriente Médio.

© Expo 2020 Dubai JAPAN PAVILION© Expo 2020 Dubai JAPAN PAVILION© Expo 2020 Dubai JAPAN PAVILION© Expo 2020 Dubai JAPAN PAVILION+ 6

A fachada tridimensional combina os padrões Arabescos e Asanoha, ao mesmo tempo que faz referência à arte tradicional japonesa do origami. A estrutura que envolve o pavilhão também é uma referência à arte japonesa do papel de presente Origata. Segundo Nagayama,"em termos de conexão cultural, o ponto de partida foi as semelhanças que podemos ver entre os padrões geométricos do Oriente Médio e do Japão e explorei isso em uma fachada que é um novo tipo de rede geométrica 3D que serve como o estrutura e filtro de conforto ambiental."

© Expo 2020 Dubai JAPAN PAVILION
© Expo 2020 Dubai JAPAN PAVILION

Em consonância com o mote da Expo 2020 Dubai em sustentabilidade, o sistema de resfriamento do pavilhão incorpora técnicas ecológicas inspiradas nas tradições de ambas as culturas. O material fino da fachada, semelhante ao papel japonês, protege o pavilhão da luz solar direta, enquanto uma poça de água rasa na frente do edifício ajudará a resfriar seus interiores.

Seguindo a tradição histórica das exposições universais, a EXPO 2020 Dubai é a primeira a acontecer no Oriente Médio. O evento gira em torno do tema Conectando Mentes, Criando o Futuro, e aborda questões de sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. Adiado devido à pandemia, o evento acontecerá entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional" [Japan Pavilion Unfolds an Intricate Tridimensional Facade for Expo 2020 Dubai] 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960281/pavilhao-do-japao-na-expo-2020-dubai-se-inspira-em-padroes-orientais-para-criar-fachada-tridimensional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.