Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional

Centrado no tema da conexão, o Pavilhão do Japão para a Expo 2020 Dubai apresenta uma estrutura 3D inspirada em padrões tradicionais japoneses e árabes. Concebido por Yuko Nagayama and Associates, o projeto revela através de diferentes meios arquitetônicos as semelhanças culturais entre o Japão e o Oriente Médio.

Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional - Imagem 2 de 6Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional - Imagem 3 de 6Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional - Imagem 4 de 6Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional - Imagem 5 de 6Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional - Mais Imagens+ 1

A fachada tridimensional combina os padrões Arabescos e Asanoha, ao mesmo tempo que faz referência à arte tradicional japonesa do origami. A estrutura que envolve o pavilhão também é uma referência à arte japonesa do papel de presente Origata. Segundo Nagayama,"em termos de conexão cultural, o ponto de partida foi as semelhanças que podemos ver entre os padrões geométricos do Oriente Médio e do Japão e explorei isso em uma fachada que é um novo tipo de rede geométrica 3D que serve como o estrutura e filtro de conforto ambiental."

Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional - Imagem 3 de 6
© Expo 2020 Dubai JAPAN PAVILION

Em consonância com o mote da Expo 2020 Dubai em sustentabilidade, o sistema de resfriamento do pavilhão incorpora técnicas ecológicas inspiradas nas tradições de ambas as culturas. O material fino da fachada, semelhante ao papel japonês, protege o pavilhão da luz solar direta, enquanto uma poça de água rasa na frente do edifício ajudará a resfriar seus interiores.

Seguindo a tradição histórica das exposições universais, a EXPO 2020 Dubai é a primeira a acontecer no Oriente Médio. O evento gira em torno do tema Conectando Mentes, Criando o Futuro, e aborda questões de sustentabilidade, mobilidade e oportunidade. Adiado devido à pandemia, o evento acontecerá entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cutieru, Andreea. "Pavilhão do Japão na Expo 2020 Dubai se inspira em padrões orientais para criar fachada tridimensional" [Japan Pavilion Unfolds an Intricate Tridimensional Facade for Expo 2020 Dubai] 20 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/960281/pavilhao-do-japao-na-expo-2020-dubai-se-inspira-em-padroes-orientais-para-criar-fachada-tridimensional> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.