Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura

Uma luz incrível, acabamentos brilhando, árvores adultas, saudáveis e figuras humanas devidamente posicionadas parecem ser o kit perfeito para uma boa e tradicional imagem de arquitetura, que nem sempre são tão fidedignas à realidade ou ao contexto. Convencionamos a pensar em renderizações como visões do edifício futuro, pronto e ocupado, que servem para vender ou convencer os clientes sobre um projeto. Mas e se as imagens renderizadas também nos ajudassem a entender a construção, os sistemas e o funcionamento de algumas partes da edificação? Conversamos com dois profissionais que têm desenvolvido imagens que ao mesmo tempo podem ser explicativas e belas. 

Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura - Imagem 6 de 9
Desenvolvido para Harmony Timber Solutions (https://harmonytimber.com/). Image Cortesia de Steven Emerson

Para entender um corte ou uma planta, os desenhos bidimensionais geralmente funcionam incrivelmente bem. Tratam-se de abstrações da realidade, mas que comunicam adequadamente todos os aspectos para o entendimento do projeto, suas dimensões, materiais e sistemas. Mas quando abordamos detalhes, é comum que as diversas sobreposições de camadas e materiais possam tornar o desenho um tanto quanto confuso, até mesmo para olhos treinados. Para produtos e sistemas que ainda são desconhecidos para nós, isso é ainda mais latente. Algumas empresas de construção têm notado essa fraqueza na maneira de se comunicar, e desenvolvido cortes detalhados e renderizados que explicam as particularidades dos produtos e sistemas construtivos. 

Jason Yana, do Jason Yana Studios, foca o seu trabalho em ajudar fabricantes de produtos e materiais de construção a aumentarem suas vendas usando visualizações tridimensionais, vídeos animados e detalhes em 3D. Sua história ao entrar no ramo é interessante: ao começar a trabalhar em Chicago nos anos 90, após se formar em Arquitetura, a única forma de obter informações sobre produtos era em mídias impressas, geralmente com algumas fotografias granuladas e desenhos bidimensionais pouco inspiradores e complicados de se entender. Essa insatisfação com os péssimos recursos gráficos apresentados pela indústria em catálogos o fez desenvolver uma linguagem, que ele tem desenvolvido desde então. “Tudo começou com o que chamo de detalhe tridimensional, que pegou a renderização fotorrealística que estava sendo usada apenas na época para fazer belas imagens de edifícios acabados e aplicou isso para pegar detalhes de construção e torná-los facilmente compreensíveis e bonitos”.

Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura - Imagem 5 de 9
Desenvolvido para Harmony Timber Solutions (https://harmonytimber.com/). Image Cortesia de Steven Emerson

Steven Emerson, designer e animador freelance do Reino Unido, também tem trabalhado com diversas marcas, incluindo algumas de construção civil. Segundo ele:

Compreender as partes  internas de qualquer edifício ou produto é especialmente importante ao especificar um produto. Modelagens e renderizações são muito importantes nesta área, pois ajudam a visualizar em vez de imaginar. Além do aspecto visual, podem permitir ainda testar e simular diferentes propriedades e cenários de acordo com os requisitos.

Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura - Imagem 3 de 9
Cortesia de Steven Emerson
Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura - Imagem 2 de 9
Cortesia de Steven Emerson

Ambos os profissionais buscam desenvolver imagens ou vídeos que proporcionem o maior entendimento possível dos sistemas construtivos e todas as partes envolvidas. Seja a forma que um isolante térmico se prende a uma parede, ou como uma telha metálica é ancorada junto ao madeiramento do telhado, tais detalhes trazem níveis de detalhes que dificilmente seriam conseguidos em desenhos bidimensionais comuns.

Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura - Imagem 8 de 9
Desenvolvido para Harmony Timber Solutions (https://harmonytimber.com/). Image Cortesia de Steven Emerson
Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura - Imagem 4 de 9
Desenvolvido para Harmony Timber Solutions (https://harmonytimber.com/). Image Cortesia de Steven Emerson

Tive um professor que costumava dizer que, como arquiteto, quanto mais você sabe sobre os aspectos técnicos de como as coisas se encaixam e funcionam, mais poderoso você é. É estimulante entender o que há entre essas paredes e por trás dos acabamentos bonitos. Mais conhecimento e uma compreensão mais profunda dos sistemas construtivos só contribuem. Quer pretendamos criar edifícios mais resistentes, edifícios mais eficientes, edifícios mais responsáveis, o conhecimento é sempre poder e um meio para esses fins.

Diz Jason Yana, que também complementa:

Se os arquitetos são presenteados com uma opção bonita e uma opção feia, eles sempre escolherão o belo. E isso inclui tudo o que geralmente permanece escondido nas “entranhas” da edificação. 

Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura - Imagem 9 de 9
Desenvolvido para Harmony Timber Solutions (https://harmonytimber.com/). Image Cortesia de Steven Emerson

Este mesmo raciocínio poderia ser utilizado para os projetistas. Ao desenharmos detalhes tridimensionais, que sejam didáticos para clientes e construtores, muitos dos problemas que ocorrerão na obra poderão ser observados e resolvidos. Todos sabemos que a comunicação reduz o risco de ruídos. Com desenhos isso também vale.

Este artigo é parte do Tópico do ArchDaily: Rendering. Mensalmente, exploramos um tema específico através de artigos, entrevistas, notícias e projetos. Saiba mais sobre os tópicos mensais. Como sempre, o ArchDaily está aberto a contribuições de nossos leitores; se você quiser enviar um artigo ou projeto, entre em contato.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Quanto mais você entender como os materiais se encaixam e funcionam, melhor será sua arquitetura" 13 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959890/quanto-mais-voce-entender-como-os-materiais-se-encaixam-e-funcionam-melhor-sera-sua-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.