Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã

Os escritórios de arquitetura e paisagismo Felixx e Orange Architects projetaram um novo conjunto habitacional no coração de IJburg, Amsterdã. Concebido para ocupar uma ilha artificial, o projeto abrangerá também parte de uma marina e contará com programas comerciais e uma série de espaços públicos.

Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Imagem 2 de 11Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Imagem 3 de 11Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Imagem 4 de 11Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Imagem 5 de 11Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Mais Imagens+ 6

Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Imagem 2 de 11
Cortesia de Felixx

Intitulado Jonas, o projeto foi encomendado pela Amvest e desenvolvido em colaboração com a Site, ABT e Floor Ziegler. "Com diversos tipos de habitação e uma série de espaços públicas, Jonas oferece uma conexão importante entre estes dois mundos: um espaço comum", comentam os arquitetos. 

Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Imagem 5 de 11
Cortesia de Felixx

Uma paisagem escultórica marca a frente ao edifício, ao passo que um pavilhão com terraços escalonados integra a entrada do estacionamento e cria um anfiteatro multifuncional. Decks de madeira, que seguem em direção à água, se desdobram entre esculturas, conformando uma espécie de topografia acidentada que não apenas permite como potencializa diferentes apropriações. 

Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã - Imagem 9 de 11
Cortesia de Felixx

Jonas oferece, ainda, uma praia em sua cobertura. Um lago central, zonas de areia e calçamento de pedra portuguesa criam a desejada atmosfera balneária para os habitantes do edifício. O projeto visa alcançar a mais alta certificação de sustentabilidade, a Breeam Outstanding.

Via Felixx

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Felixx e Orange projetam conjunto habitacional sobre uma ilha artificial em Amsterdã" [Felixx and Orange Design New Housing for an Artificial Island in Amsterdam] 07 Abr 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959582/felixx-e-orange-projetam-conjunto-habitacional-sobre-uma-ilha-artificial-em-amsterda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.