OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs

OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs

O escritório OPEN Architecture compartilhou conosco sua proposta para o concurso do Museu Marítimo de Shenzhen, um projeto para um centro de educação marinha à beira-mar na China. Intitulado Icebergs and the Sea, o museu foi idealizado como um elemento orgânico natural: seis "icebergs" de vidro emergem na costa subtropical para fomentar a conscientização sobre o aquecimento global e a proteção do meio ambiente marinho.

Cortesia de Open ArchitectureCortesia de Open ArchitectureCortesia de Open ArchitectureCortesia de Open Architecture+ 7

Cortesia de Open Architecture
Cortesia de Open Architecture

A imagem dos icebergs deslocados "soa um alarme: o impacto do derretimento das calotas polares pode não estar muito longe de nossa vida cotidiana!" A proposta foi uma das três vencedoras escolhidas pelo júri, dentre 15 proeminentes equipes internacionais. 

Cortesia de Open Architecture
Cortesia de Open Architecture

Partindo da premissa de proteger o ecossistema costeiro, o projeto da OPEN substitui o dique existente por uma zona de defesa composta por camadas. De acordo com a equipe, essa zona intermediária será ocupada por manguezais restaurados, uma barreira natural de proteção que também serve como habitat para a vida marinha e aves migratórias.

Na área expositiva, o espaço principal terá um pé-direito elevado que garantirá a flexibilidade necessária para abrigar diferentes tipos de exposição. As demais salas expositivas serão dispostas ao longo de um percurso circular.  

Cortesia de Open Architecture
Cortesia de Open Architecture

Um volume irregular que faz lembrar uma geleira abrigaria as instalações de pesquisa, escritório e acervo do museu. Cinco volumes de vidro duplo semelhantes a icebergs emergem do mar e abrigam os principais programas públicos: hall, biblioteca e espaços de educação infantil, ao mesmo tempo que proporcionam aos visitantes um sentido de orientação e lugares para encontro e lazer. Um solitário iceberg, afastado do grupo mar a dentro, abriga um teatro. 

Via Open Architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "OPEN projeta Museu Marítimo de Shenzhen em forma de icebergs" [OPEN Designs Glass "Icebergs" for Shenzhen Maritime Museum] 30 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/959094/open-projeta-museu-maritimo-de-shenzhen-em-forma-de-icebergs> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.