Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas

O Cinema espelha a arquitetura. Enquanto a pandemia de Covid-19 fecha os cinemas em todo o mundo por meses, a indústria olha para o futuro com o objetivo de repensar a experiência de ir ao cinema. Décadas atrás, em 1920, à medida que as multidões se aglomeravam no cinema após a pandemia de 1918, a indústria se transformava ao responder a novos modos de assistir a filmes juntos.

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 2 de 13Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 3 de 13Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 4 de 13Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 5 de 13Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Mais Imagens+ 8

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 13 de 13
© Marcus Wend

A experiência do cinema vem sendo constantemente e radicalmente re-imaginada. A arquitetura fala pelo cinema. Enquanto os menores cinemas podem conter apenas uma única sala e tela, projetos mais modernos construídos ao longo dos últimos vinte anos incluem várias telas. Isso pode ir tão longe a ponto de incluir multiplexes, um conceito desenvolvido no Canadá na década de 1950, que abrange vários cinemas ou muitas telas alojadas juntas. Hoje em dia tudo, desde os assentos de estádio aos drive-ins, estão sendo reexaminados. Os projetos a seguir exploram o design do cinema nos últimos dez anos, à medida que os cinemas evoluíram para abrigar mais telas, novos serviços e programas diversos.

Cine Sky Cinema / One Plus Partnership

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 6 de 13
© Jiangnan Photography

Ao projetar este cinema em Longhua, Shenzhen, os arquitetos recriaram um mundo virtual de arquitetura como uma combinação de vida real e elementos virtuais. O projeto usa linhas verticais e horizontais para construir seu conceito, onde uma variedade de linhas se espalha pelo cinema.

Oldham Town Hall / BDP

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 8 de 13
© Paul Karalius

Oldham Town Hall é um edifício histórico listado como Grau II na categirização de patrimônio britânica, situado no centro de uma cidade industrial do século 19 no noroeste da Inglaterra. O cliente precisava de uma solução que salvasse o prédio e desse início à regeneração do centro da cidade. Um cinema com multi-salas e restaurantes familiares foi a resposta escolhida para atingir os dois objetivos.

Crimson Sequence / Admun Studio

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 7 de 13
© Mehdi Kolahi

O Admun Studio foi contratado para projetar o saguão do cinema Tirajhe 2, a primeira filial dos complexos de cinema Boshra, localizado no pavimento da praça de alimentação de um conhecido shopping center. O problema é que a maioria dos clientes do shopping desconhecia a existência do complexo de cinemas.

Lumière Cinema Maastricht / JHK Architecten + Verlaan & Bouwstra architecten

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 11 de 13
© Marcel van der Burg

Encomendado pela Câmara Municipal de Maastricht, os arquitetos do JHK Architecten, trabalharam em conjunto com o Verlaan & Bouwstra architecten, para transormar a antiga estação de energia elétrica e as caldeiras da fábrica Sphinx, em Maastricht. Após uma extensa restauração e renovação, a central eléctrica tornou-se o Cinema Lumière de Maastricht.

Filmax Cinema Hall / Arquitecturia + AMOO

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 5 de 13
© José Hevia

Os Cinemas Filmax da Gran Vía, localizados no centro comercial Gran Vía 2, abriram as suas portas há quase 20 anos. Depois desta época áurea e antes das mudanças devido a pandemia de COVID-19, o cliente propôs uma reforma, reduzindo a sua dimensão e otimizando a sua função, oferecendo uma experiência que vai além do que acontece em seu interior.

Cinema de Riom / TRACKS

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 9 de 13
© Guillaume Amat

Este projeto de multi-cinema acontece no futuro local do “Jardin de la Culture”, perto do centro histórico da cidade de Riom. Antigamente, este recinto cultural era o “jardim do convento redentoristino”,  hoje em dia, este novo programa oferece um projeto de biblioteca multimídia, uma escola de música, que é a reconversão do antigo convento, e o projeto de cinema.

Garage Screen Cinema / SYNDICATE Architects

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 4 de 13
Courtesy of SYNDICATE Architects

Garage Screen é um cinema de verão localizado no Gorky Park, em Moscou, em frente ao Museu de Arte Moderna Garage, projetado por Rem Koolhaas e inaugurado em 2015. O projeto reinterpreta o processo de assistir a um filme e oferece uma nova forma de experimentar o cinema.

Da Praça Cinema / Arquipélago Arquitetos

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 3 de 13
© Pedro Napolitano Prata

O interior desse antigo cinema do centro histórico de Paraty, Patrimônio da Humanidade, estava em ruínas. A intervenção é orientada pela percepção de que a história deste edifício não está congelada no tempo, mas sim aberta à continuidade como espaço de vivência da cultura e da memória em desenvolvimento.

Cineteca Nacional Siglo XXI / Rojkind Arquitectos

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 10 de 13
© Paul Rivera

Localizado no quadrante sul da Cidade do México, o Arquivo Nacional de Cinema e Instituto de Cinema do México abriga o patrimônio cinematográfico mais importante da América Latina. Enfrentando uma renovação total, o resumo do projeto original da Cineteca incluiu a expansão e renovação do complexo existente, incorporando espaço adicional e mais quatro salas de exibição.

Delphi LUX, Cinema / Batek Architekten + Ester Bruzkus Architekten

Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas - Imagem 2 de 13
© Marcus Wend

Em setembro de 2017, foi inaugurado um novo cinema do Yorck Gruppe no bairro City West de Berlim, com um total de 7 telas e capacidade para cerca de 600 espectadores. Bruzkus Batek projetou o interior dos auditórios e os espaços públicos que os conectam. O cinema segue o conceito de que cada auditório é como uma exposição de arte em uma grande galeria.

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Cinema Nouveau: a arquitetura dos cinemas" [Cinema Nouveau: The Architecture of Movie Theaters] 26 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958877/cinema-nouveau-a-arquitetura-dos-cinemas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.