Mecanoo projeta nova Biblioteca Central de Macau em sítio tombado pela UNESCO

Mecanoo projeta nova Biblioteca Central de Macau em sítio tombado pela UNESCO

O escritório holandês Mecanoo compartilhou detalhes do projero para a Biblioteca Central de Macau, que fará parte do sítio tombado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Projetado para o Instituto Cultural do Governo de Macau, o projeto será construído na praça Tap Seac, no lugar do antigo Hotel Estoril – o primeiro casino resort de Macau.

Cortesia de MecanooCortesia de MecanooCortesia de MecanooCortesia de Mecanoo+ 7

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

A fachada da Biblioteca Central de Macau inspira-se no antigo projeto modernista do Hotel Estoril, filtrando a luz e criando um clima interior controlado. Segundo a equipe de projeto, o edifício se coloca como uma "plataforma que mira o futuro e que tem como objetivo influenciar positivamente seu entorno." 

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Em forma de "L", o envelope do edifício se abre como um livro para o espaço público. A biblioteca tem como objetivo conduzir o visitante por um conjunto de espaços interligados desde a praça Tap Seac até às salas de leitura do último piso.

Cortesia de Mecanoo
Cortesia de Mecanoo

Internamente, um mural futurista desenhado pelo escultor italiano Oseo Acconci retratando Fortuna, a deusa romana do acaso, será preservado no novo saguão. 

Via Mecanoo

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Mecanoo projeta nova Biblioteca Central de Macau em sítio tombado pela UNESCO" [Mecanoo to Design New Macau Central Library in UNESCO World Heritage Site] 18 Mar 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/958487/mecanoo-projeta-nova-biblioteca-central-de-macau-em-sitio-tombado-pela-unesco> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.