Flora do Brasil 2020: biblioteca digital gratuita da biodiversidade vegetal no país

Com quase cinquenta mil espécies vegetais – das quais mais da metade são endêmicas, ou seja, só existem naturalmente aqui – a flora brasileira é uma das mais diversas e ricas do mundo. Dados como estes fazem parte da maior e mais completa biblioteca virtual de botânica do país, o Flora do Brasil 2020, elaborado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

Ao longo de 12 anos, essas dezenas de milhares de espécies de plantas, algas e fungos nativos foram catalogadas por cientistas brasileiros e estrangeiros com o intuíto de compor uma biblioteca virtual aberta ao público que serve de apoio a pesquisadores do mundo todo interessados na biodiversidade da flora nacional.  

Segundo informações do acervo, a Mata Atlântica é o bioma onde existe mais variedade vegetal, com 36,5% da flora brasileira, seguida pela Amazônia, que possui 27,8% das espécies, e do Cerrado, com 27,3%. Entre os biomas com menos biodiversidade estão a Caatinga, com 4.963 espécies, o Pampa, com 2.817, e o Pantanal, em que foram listadas 1.682 espécies.

Flora do Brasil 2020: biblioteca digital gratuita da biodiversidade vegetal no país - Imagem 2 de 2
Foto de Tambako the Jaguar, via VisualHunt / CC BY-ND. ImagePantanal, um dos biomas com menor diversidade de flora no Brasil

Flora do Brasil é o resultado do compromisso do Brasil com a Estratégia Global para a Preservação de Plantas (GSPC), estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Todo o material catalogado está disponível gratuitamente ao público nesta plataforma online, útil não apenas a pesquisadores mas a qualquer pessoa interessada em conhecer um pouco mais sobre a flora nacional e sua imensa diversidade.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Flora do Brasil 2020: biblioteca digital gratuita da biodiversidade vegetal no país" 05 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957957/flora-do-brasil-2020-biblioteca-digital-gratuita-da-biodiversidade-vegetal-no-pais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.