Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV

Este mês marcou o início das obras de reforma da Pirâmide de Tirana, um monumento brutalista na Albânia. O projeto assinado pelos arquitetos do MVRDV, trata da reabilitação daquilo que, originalmente, era um monumento comunista. A proposta transforma a estrutura brutalista em um novo polo para a vida cultural de Tirana. Preservando a casca de concreto, a intervenção abrirá o átrio do edifício para cafés, estúdios, oficinas e salas de aula.

Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 2 de 14Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 3 de 14Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 4 de 14Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 5 de 14Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Mais Imagens+ 9

Localizado no coração da capital albanesa, a Pirâmide de Tirana tem 11.835 metros quadrados e foi originalmente construída como um museu dedicado à Enver Hoxha, o primeiro chefe de estado comunista da Albânia. Ao longo de sua existência, o edifício também serviu como a base da OTAN, a Organização do Tratado do Atlântico Norte, durante a Guerra do Kosovo, uma boate e também como espaço para eventos. Atualmente, como forma de chamar atenção para a estrutura, a juventude de Tirana têm usado o local como lugar de encontro e de prática do graffitti. Com esforço em fazer este monumento ser renovado, o projeto do MVRDV irá abrir radicalmente o edifício, removendo anexos feitos em outras reformas, revelando o espaço interior e resgatando o projeto original.

Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 9 de 14
Cortesia de MVRDV

O projeto propõe caixas, que abrigam cômodos individuais, e que serão dispostas envolta e na própria estrutura, com o objetivo de criar um aglomerado de salas de aula, estúdios, cafés e restaurantes. É esperado que a Pirâmide se torne um novo centro cultural para a vida urbana e para a nova geração albanesa. Usada pela ONG educacional TUMO Tirana, o novo projeto irá ter espaços para educação de contra turno para adolescentes, com aulas de softwares, robótica, animação, música e filmes.

Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 11 de 14
Cortesia de MVRDV

Trabalhar em um monumento brutalista como a Pirâmide é um sonho. É impressionante ver como o país lida com o futuro do edifício, o qual, por um lado, apresenta capítulos controversos, e por outro, foi parcialmente resgatado pelos residentes de Tirana. Eu vejo potencial e acho que será possível transformá-lo em um monumento do povo, ao invés de somente demoli-lo. O desafio é criar um novo relacionamento entre edifício e cidade, e eu acredito que nosso projeto faz isso. Estou ansioso pra ver os jovens, e, pela primeira vez subindo os degraus que levam à cobertura. -- Winy Maas, sócio fundador da MVRDV.

Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 8 de 14
Cortesia de MVRDV
Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 7 de 14
Cortesia de MVRDV

Centrado na sustentabilidade social, apenas as novas caixas abrigarão o programa educacional, e precisam ser climatizados, reduzindo o consumo de energia, enquanto o restante do empreendimento fica aberto ao entorno na maior parte do ano. Atendendo a uma série de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável delineados pelas Nações Unidas, o projeto não irá demolir a estrutura, mas irá adaptar a concha de concreto junto com os princípios da economia circular. Por exemplo, os degraus externos usarão os ladrilhos de pedra que originalmente adornavam a fachada como agregados no novo concreto.

Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 10 de 14
Cortesia de MVRDV
Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 13 de 14
Cortesia de MVRDV

As vigas inclinadas de concreto dão sensação de segurança, preservando a apropriação que começou com a população. As pessoas podem caminhar com mais segurança até o topo da pirâmide. Além disso, essas etapas também podem ser usadas para passeios turísticos e eventos temporários, devolvendo a Pirâmide e a praça ao redor à sua função como um importante ponto central para a vida cultural em Tirana.

Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV - Imagem 14 de 14
Cortesia de MVRDV

A transformação da Pirâmide mostra um edifício que pode ser mudado sutilmente, adentrar uma nova era, e, ao mesmo tempo, preservar um passado histórico, além de mostrar a história do brutalismo nos edifícios. – MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Começam as obras de reforma da Pirâmide de Tirana na Albânia projetada pelo MVRDV" [Construction Begins on MVRDV's Renovation Project of the Pyramid, a Brutalist Monument in Tirana, Albania] 26 Fev 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/957299/comecam-as-obras-de-reforma-da-piramide-de-tirana-na-albania-projetada-pelo-mvrdv> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.