Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021

O Pavilhão Nórdico na 17ª Exposição Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza será transformado em um projeto experimental de co-habitação pelos arquitetos Helen & Hard, apoiados por uma equipe curatorial do Museu Nacional da Noruega. Respondendo ao tema How will we live together? a intervenção “apresentará um estrutura para conceber e construir comunidades com base na participação e partilha”.

Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Imagem 2 de 6Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Imagem 3 de 6Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Imagem 4 de 6Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Imagem 5 de 6Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Mais Imagens+ 1

O Pavilhão Nórdico em Veneza, co-propriedade da Suécia, Finlândia e Noruega, colocará em prática um modelo de co-habitação. Em 2021, o Museu Nacional da Noruega ficará encarregado de realizar a exposição. Intitulada What we share, a intervenção na Bienal de Veneza de 2021 foi projetada pelos arquitetos noruegueses Helen & Hard, um escritório fundado em Stavanger pela arquiteta norueguesa Siv Helene Stangeland e pelo arquiteto austríaco Reinhard Kropf. Trabalhando em colaboração com residentes de seu projeto de co-habitação Vindmøllebakken em Stavanger, Noruega, os arquitetos foram selecionados por seu trabalho inovador na área de co-habitação.

Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Imagem 5 de 6
© Sindre Ellingsen

O fato de sermos arquitetos e habitantes de uma comunidade de co-habitação nos tornou conscientes do potencial que este modelo de habitação pode oferecer em termos de resolução de alguns dos desafios sociais e ambientais que enfrentamos hoje. Em Veneza, queremos explorar esse potencial e demonstrar como a interação entre os habitantes e as agências envolvidas pode criar uma arquitetura adaptável. - Sócios e diretores criativos da Helen & Hard Siv Helene Stangeland e Reinhard Kropf.

No premiado projeto Vindmøllebakken, “os residentes têm apartamentos relativamente pequenos, mas totalmente equipados, várias instalações e espaços compartilhados e uma democracia local vibrante”. Dentro desta mesma lógica, Helen & Hard incentiva os residentes da exposição em Veneza a desenvolver uma versão mais radical da habitação comunal. Ao perguntar “quais aspectos de suas vidas privadas estão dispostos a mudar em seus apartamentos e compartilhar com outros residentes e com o público?”, os arquitetos esperam atender à necessidade urgente do setor habitacional por meio de novos modelos de vida comunitária. Baseando-se no modelo nórdico desenvolvido na década de 1970, combinando ocupação pelo proprietário e unidades individuais com instalações compartilhadas e participação comunitária, a exposição apresenta uma proposta real para a construção de apartamentos, espaços comuns e zonas de compartilhamento semi-privadas em projetos de habitação comercial.

Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Imagem 2 de 6
© Sindre Ellingsen

No ano passado, as questões sobre nossos modos de vida e como elas se relacionam com a solidão, encontros sociais e comunidade tornaram-se ainda mais agudas. – Curador Martin Braathen do Museu Nacional da Noruega.

Aberto ao público em 22 de maio de 2021, “os visitantes do Pavilhão poderão percorrer e explorar uma seção transversal de um projeto de co-habitação protótipo que incluirá áreas comuns e privadas projetadas para parecerem espaços reais”. Com base no diálogo entre arquitetos e residentes, o projeto implementa um sistema de construção de madeira sólida e de código aberto inovador desenvolvido em cooperação com o engenheiro suíço Herman Blumer. Além disso, a exposição mostra um vídeo da artista Anna Ihle, residente em Vindmøllebakken. Finalmente, uma apresentação digital abrangente do projeto também estará disponível para visualização online durante a exposição.

Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021 - Imagem 6 de 6
© Annar Bjorgli

  • Equipe Exposição: Martin Braathen e Joakim Skajaa, Gudrun Eidsvik e Karianne Ommundsen, e Cathrine Furuholmen, todos do Museu Nacional da Noruega, sendo curadores de projetos, curadores de educação e gerentes de projetos, respectivamente.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Pavilhão Nórdico será transformado em projeto experimental de co-habitação na Bienal de Veneza de 2021" [Nordic Pavilion to Be Transformed into an Experimental Co-Housing Project for the 2021 Venice Biennale ] 29 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955882/pavilhao-nordico-sera-transformado-em-projeto-experimental-de-co-habitacao-na-bienal-de-veneza-de-2021> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.