Quais são as cidades mais arborizadas do Brasil?

Quais são as cidades mais arborizadas do Brasil?

Assim como a infraestrutura urbana pode ser definida como a rede de estruturas e serviços necessários para um funcionamento eficiente das cidades, a infraestrutura verde também pode ser entendida como uma rede interligada, mas de áreas e elementos que conservam os valores e funções dos ecossistemas naturais. Uma das múltiplas definições que circulam em torno da infraestrutura verde afirma que a sua rede constituinte promove a qualidade da água e do ar, além de uma série de benefícios para as pessoas e para a vida selvagem.

Porto Alegre, RS. Foto: Felipe Valduga on Visualhunt.com / CC BYFortaleza, CE. Foto: Jaime Dantas on UnsplashCuritiba, PR. Foto: Francisco Anzola on VisualHunt / CC BYRio de Janeiro, RJ. Foto de Gláuber Sampaio, via Unsplash+ 6

A integração entre a infraestrutura verde e o planejamento da infraestrutura urbana convencional é fundamental para conservar e restaurar os sistemas naturais e incorporá-los ao contexto urbano. Como uma forma de quantificar a distribuição de áreas verdes no Brasil, o mapeamento da arborização em vias públicas realizado pelo IBGE contribui para a compreensão da vegetação como parte integrante da infraestrutura das cidades e para o direcionamento de ações de preservação das áreas verdes.

Parque Vaca Brava, em Goiânia. Imagem: Boaventuravinicius, via Wikimedia Commons
Parque Vaca Brava, em Goiânia. Imagem: Boaventuravinicius, via Wikimedia Commons

No último Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2010, foram analisadas as taxas de arborização em vias públicas nas cidades brasileiras com mais de um milhão de habitantes. Com o título de Capital Verde do Brasil, Goiânia aparece em primeiro lugar no ranking das cidades mais arborizadas do país, com cerca de 1.200 árvores espalhadas pela cidade e cerca de 94 m² de área verde por habitante.

Rio de Janeiro, RJ. Foto de Gláuber Sampaio, via Unsplash
Rio de Janeiro, RJ. Foto de Gláuber Sampaio, via Unsplash

Confira a lista das dez cidades brasileiras com maiores percentuais de arborização em vias públicas, segundo o IBGE:

1. Goiânia (89,3%)
2. Campinas (87,5%)
3= Belo Horizonte (82,7%)
3= Porto Alegre (82,7%)
5. Curitiba (76,1%)
6= São Paulo (74,8%)
6= Fortaleza (74,8%)
8. Guarulhos (71,2%)
9. Rio de Janeiro (70,5%)
10. Recife (60,5%)

Para conhecer o índice de arborização de outras cidades brasileiras, acesse a plataforma do IBGE e selecione a localidade desejada.

Porto Alegre, RS. Foto: Felipe Valduga on Visualhunt.com / CC BY
Porto Alegre, RS. Foto: Felipe Valduga on Visualhunt.com / CC BY

Bibliografia
BENEDICT, Mark; MCMAHON, Edward. Green infrastructure. Linking Landscapes and Communities. Washington: Island Press, 2006.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Susanna Moreira. "Quais são as cidades mais arborizadas do Brasil?" 17 Jan 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/955056/quais-sao-as-cidades-mais-arborizadas-do-brasil> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.