Como funciona o Spot? O robô que compara o design à realidade no canteiro de obras

Como funciona o Spot? O robô que compara o design à realidade no canteiro de obras

Em novembro de 2020, o escritório Foster + Partners anunciou uma colaboração com a empresa de design de robótica Boston Dynamics. Juntos, os dois desenvolveram um robô chamado Spot, que tem como objetivo capturar e monitorar o andamento das obras. O robô possui a destreza para subir escadas, evitar obstáculos e atravessar terrenos acidentados, o que permite monitorar canteiros de obras e coletar dados de forma rápida e fácil. Desta forma, projetistas e empreiteiros podem corrigir erros rapidamente e com custo mínimo, garantindo que os projetos progridam de acordo com seus prazos e orçamentos definidos. Com a coleta de dados manual, os erros acabam sendo notados em um ritmo muito mais lento e a comunicação entre os contratados também pode ser prejudicada. Assim, o Spot otimiza o monitoramento da construção e a colaboração no local.

Como funciona o Spot? O robô que compara o design à realidade no canteiro de obras - Imagem 2 de 6
Courtesy of Foster + Partners

Para fazer isso, o robô pode ser controlado remotamente ou programado para seguir uma rota predeterminada, permitindo que ele rastreie rotineiramente o progresso com máxima precisão, velocidade e consistência. Essa consistência também melhora a qualidade dos dados, tornando os pontos de dados coletados perfeitamente comparáveis e permitindo que os projetistas construam modelos altamente precisos e confiáveis. Esses modelos, que podem combinar condições ambientais, comportamentos dos ocupantes e outras variáveis, preveem o desempenho de um projeto e permitem que os problemas sejam antecipados e corrigidos antes mesmo que ocorram.

Como funciona o Spot? O robô que compara o design à realidade no canteiro de obras - Imagem 6 de 6
Courtesy of Foster + Partners

Boston Dynamics e Foster + Partners testaram Spot em dois locais: o campus de Londres da Foster + Partner e seu projeto de uso misto Battersea Roof Gardens. No primeiro, eles puderam usar o Spot para construir um modelo digital quadridimensional do campus, enquanto no segundo, eles configuraram o Spot para digitalizar e registrar certas áreas da construção. Ambos os experimentos comprovaram o sucesso da tecnologia na prática.

Como funciona o Spot? O robô que compara o design à realidade no canteiro de obras - Imagem 5 de 6
Courtesy of Foster + Partners

No entanto, a colaboração é importante não apenas pelos benefícios explícitos da própria tecnologia de robô Spot, mas por seu testemunho da tendência maior de automação e digitalização crescentes na indústria de construção. Spot é apenas uma das muitas novas tecnologias projetadas para melhorar o processo de construção reduzindo custos, maximizando a eficiência e abrindo novas possibilidades de design. Por exemplo, no ano passado cobrimos sobre o robô de construção automatizado CU-Brick, que é capaz de colocar tijolos com precisão com uma margem de erro muito pequena. De forma mais ampla, as ajudas de construção digital, como o Building Information Modeling (BIM), proliferaram na última década, melhorando a construção por meio da visualização e coordenação, em vez de processos mecânicos como o CU-Brick. Spot combina aspectos de ambos os tipos de mecanização e digitalização, apontando para a direção inevitável da indústria de construção em rápida evolução.

Como funciona o Spot? O robô que compara o design à realidade no canteiro de obras - Imagem 3 de 6
Courtesy of Foster + Partners

O Spot, ou robôs como ele, serão amplamente usados no futuro? É muito cedo para dizer qualquer coisa com certeza, mas parece que, independentemente, a indústria da construção está caminhando cada vez mais para a robotização. À medida que as empresas de arquitetura e empresas de robótica colaboram cada vez mais para esse fim, a prerrogativa é aproveitar as possibilidades de forma máxima, mas também eticamente, abrindo caminho para um futuro mais eficiente e melhor para a construção.

Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Como funciona o Spot? O robô que compara o design à realidade no canteiro de obras" [How Does Spot Work? The Robot That Compares Design to Reality at the Construction Site] 13 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954807/como-funciona-o-spot-r-o-robo-que-compara-o-design-a-realidade-no-canteiro-de-obras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.