Alberto Campo Baeza, Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2020

Alberto Campo Baeza, Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2020

Alberto Campo Baeza acaba de adicionar mais um importante prêmio à sua já vasta coleção. O Prêmio Nacional de Arquitetura da España de 2020, consentido pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Planejamento Urbano, foi outorgado ao arquiteto espanhol como reconhecimento à sua carreira como profissional e acadêmica.

Casa Gaspar. Imagem © Hisao SuzukiEntre Catedrais. Imagem © Javier CallejasMuseu da Memória da Andaluzia / Alberto Campo Baeza. Imagem © Javier CallejasResidência do Infinito. Imagem © Javier Callejas+ 6

O ministro espanhol, José Luís Ábalos, comentou em suas redes sociais a escolha de Campo Baeza como o galardoado deste ano: “Acabo de ter uma conversa com o arquiteto Alberto Campo Baeza, honrado com o Prêmio Nacional de Arquitetura de 2020, concedido pelo Ministério dos Transportes, Mobilidade e Planejamento Urbano em reconhecimento a sua sólida trajetória profissional, sua independência criativa e toda uma vida dedicada à docência.”

O Prêmio Nacional de Arquitetura é um reconhecimento outorgado todos os anos desde 1932. Entre os arquitetos laureados anteriormente encontram-se alguns dos principais personagens da arquitetura espanhola moderna e contemporânea como Francisco Javier Sáenz de Oiza (1946 e 1954), Alejandro de la Sota (1974), José Antonio Corrales e Ramón Vázquez Molezún (1948 e 2001), Miguel Fisac (2002), Juan Navarro Baldeweg (2014), Manuel Gallego Jorreto (1997 e 2008) e Rafael Moneo (1961 e 2015).

Nesta ocasião, a seleção foi realizada por um juri ilustre composto por nada mais nada menos que Álvaro Siza Vieira, galardoado pelo mesmo prêmio no ano passado, Manuel Gallego, Estrella de Diego, Elisa Valero, Carme Pigem, Inmaculada Maluenda e Lucía Cano, além da participação do Diretor e Subdiretor de Planejamento Urbano e Arquitetura do Ministério que outorga o prêmio.

Alberto Campo Baeza é professor catedrático emérito da Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri E.T.S.A.M., Acadêmico da Real Academia de Bellas Artes e recipiente da Tessenow Medal, do Prêmio Arnold Brunner da American Academy of Arts and Letters de Nova Iorque, e da International Fellow do Royal Insitute of British Architects e do American Institute of Architects. Em 2017, o arquiteto recebeu o Prêmio COAM e o Prêmio Attolini da Universidade Anahuac do México, e em 2018 o Prêmio Piranesi da Accademia Adrianea de Roma. Como se não bastasse, em 2019 Campo Baeza foi condecorado com a Medalha de ouro de Arquitetura do CSCAE.

Entre suas principais obras estão:

Museu da Memória da Andaluzia

Museu da Memória da Andaluzia / Alberto Campo Baeza. Imagem © Javier Callejas
Museu da Memória da Andaluzia / Alberto Campo Baeza. Imagem © Javier Callejas

Entre Catedrais

Entre Catedrais. Imagem © Javier Callejas
Entre Catedrais. Imagem © Javier Callejas

Residência do Infinito

Residência do Infinito. Imagem © Javier Callejas
Residência do Infinito. Imagem © Javier Callejas

Casa Gaspar

Casa Gaspar. Imagem © Hisao Suzuki
Casa Gaspar. Imagem © Hisao Suzuki

Pavilhão Esportivo e Edifício Educacional da Universidade Francisco de Vitoria

Pavilhão Esportivo e Edifício Educacional da Universidade Francisco de Vitoria. Imagem © Javier Callejas
Pavilhão Esportivo e Edifício Educacional da Universidade Francisco de Vitoria. Imagem © Javier Callejas

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Alberto Campo Baeza, Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha 2020" [Alberto Campo Baeza, Premio Nacional de Arquitectura de España 2020] 05 Jan 2021. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/954369/alberto-campo-baeza-premio-nacional-de-arquitetura-da-espanha-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.