Álvaro Siza recebe o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha via streaming

Há um ano anunciamos que o arquiteto português Álvaro Siza Vieira fora agraciado com o Prêmio Nacional de Arquitectura de Espanha 2019. Hoje, 30 de outubro, a cerimônia terá não só uma edição especial via streaming no Palácio Zurbano em Madrid, como será a primeira vez que o prêmio é entregue pelo Primeiro Ministro.

Esta informação é confirmada por Iñaqui Carnicero, diretor geral de Agenda Urbana no Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana (Mitma), em uma interessante publicação intitulada "As esculturas habitáveis ​​de Álvaro Siza, o primeiro Prêmio Nacional de Arquitetura não espanhol" publicada no ICON DESIGN, página especializada em design do jornal EL PAÍS.

O Prêmio Nacional de Arquitetura é um reconhecimento concedido anualmente, há 90 anos, pelo Governo da Espanha. O que há de diferente nesta ocasião? Álvaro Siza é o primeiro Prêmio Nacional de Arquitetura não espanhol. O ministro do Desenvolvimento, José Luís Ábalos, celebrou a decisão nas redes sociais: “Um arquitecto português de renome que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas”.

Deixando de lado a sua extensa produção em Portugal – e mais recentemente na Ásia –, construiu na Espanha edifícios de grande importância, como o Centro Meteorológico de Barcelona, ​​o Centro Desportivo Llobregat, a Habitação Social de Cádiz, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante, o edifício Zaida de Granada, entre outros.

Álvaro Siza recebe o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha via streaming - Imagem 2 de 4
Centro Meteorológico de Barcelona. Image © Fernando Guerra | FG+SG
Álvaro Siza recebe o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha via streaming - Imagem 3 de 4
Rectoría de Universidad de Bilbao. Alicante, España. Image © Fernando Guerra | FG+SG

As últimas edições do prêmio buscaram reconhecer algum profissional ou entidade cuja obra tenha contribuído de forma extraordinária para o enriquecimento dos aspetos sociais, tecnológicos e sustentáveis da arquitetura ou do urbanismo espanhol, dentro e fora de suas fronteiras geográficas. 

Alvaro Siza Vieira coloca mais um troféu em sua já repleta prateleira que guarda o Prêmio de Arquitectura da International Association of Art Critics (1982), o Prêmio de Arquitectura da Ordem dos Arquitectos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitectura do Conselho Superior do Escolas de Arquitectura de Espanha (1988), o Prêmio Mies van der Rohe (1988) pelo projecto de reabilitação da zona do Chiado em Lisboa (1992), e o Prêmio Pritzker de Arquitectura.

  • Assista à cerimônia de premiação aqui.

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Álvaro Siza recebe o Prêmio Nacional de Arquitetura da Espanha via streaming" [Álvaro Siza Vieira recibe vía streaming el Premio Nacional de Arquitectura de España] 30 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950566/alvaro-siza-recebe-o-premio-nacional-de-arquitetura-da-espanha-via-streaming> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.