Centro Meteorológico de Barcelona, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra

Continuamos com nossa série de posts em que expomos uma sessão de fotos de Fernando Guerra de uma obra icônica. Hoje é a vez do Centro Metereológico de Barcelona, obra pouco comentada do arquiteto português Álvaro Siza Vieira.

© Fernando Guerra | FG+SG

A obra localiza-se no Paseo Maritimo de Barcelona e foi construído para os Jogos Olímpicos de 1992. Era a sede do grupo de meteorologistas que faziam as previsões do tempo para as provas olímpicas ao ar livre, como as regatas. Durante a olimpíada também abrigou a imprensa. Atualmente os cinco pavimentos do edifício são sede do Departamento Meteorológico nos pavimentos superiores e a Autoridade Portuária, nos andares inferiores, ambos com acessos independentes.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

A edificação recua-se um pouco do oceano no calçadão costeiro, e é construída em concreto e tijolos. Sua forma cilíndrica destaca-se no entorno, evidenciando oito aberturas radiais profundas que acomodam terraços e pequenos pátios. Apesar de aparentar ser um volume fechado, um pátio central aberto de nove metros de diâmetro proporciona a iluminação dos espaços internos. Marcando as entradas, o arquiteto faz duas subtrações retas no volume puro paralelamente ao oceano, criando pequenos balanços e espaços cobertos. 

© Fernando Guerra | FG+SG

Veja todas as fotos a seguir:

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "Centro Meteorológico de Barcelona, de Álvaro Siza, pelas lentes de Fernando Guerra" 13 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869085/centro-meteorologico-de-barcelona-de-alvaro-siza-pelas-lentes-de-fernando-guerra> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.