Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19

Junto com um grupo de consultores, Stefano Boei criou a arquitetura do pavilhão e a identidade visual da campanha de vacinação contra Covid19 na Itália. Com o slogan "Com uma flor a Itália volta à vida", o projeto desenvolvido a pedido de Domenico Arcuri, Comissário Especializado em Covid-19, incluí o logo da campanha, os pavilhões temporários de vacinação e totens informativos em espaços públicos. 

Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Imagem 2 de 8Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Imagem 3 de 8Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Imagem 4 de 8Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Imagem 5 de 8Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Mais Imagens+ 3

"Com a imagem de uma flor de primavera, nós queríamos criar uma arquitetura que transmitisse serenidade e regeneração. Tomar vacina será um ato de responsabilidade cívica, amor aos outros e redescoberta da vida. Se este vírus nos trancou em hospitais e em nossas casas, a vacina trará de volta o contato com a vida e com a natureza que nos rodeia", explica Boeri.

Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Imagem 8 de 8
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Já em suas últimas fases de aprovação, a proposta "associa a campanha de vacinação a uma flor, um ícone não só da biodiversidade encontrada na Itália, mas também um símbolo do ciclo natural da vida, do contínuo renascimento". Inspirado pela flor de prímula, a primeira a florescer após o longo inverno, anunciando o despertar da natureza e a chegada da primavera, o projeto inclui pavilhões circulares que serão montados em praças e espaços públicos, desenvolvidos segundo uma lógica simplificadade montagem e desmontagem. 

Desenvolvidos com uma base pré-fabricada de madeira, o pavilhão será coberto por um tecido que combina diferentes materiais recicláveis e biodegradáveis resistentes à água. Além disso, "a cobertura contará com um sistema de painéis fotovoltaicos que garantirá a auto suficiência energética do projeto. As partições internas do pavilhão serão definidas com painéis pré-fabricados de tecido leve, flexível, isolante acústico e translúcido". A organização interna do pavilhão incluí espaços para a aplicação da vacina, áreas de espera e espaços de estar pós-vacinação.

Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Imagem 6 de 8
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

  • Arquitetura: Stefano Boeri Architetti/ Stefano Boeri Interiors
  • Coordenação: Maria Chiara Pastore
  • Equipe: Francesca Cesa Bianchi, Giorgio Donà, Marco Giorgio, Jacopo Abbate, Pietro Chiodi, Maria Lucrezia De Marco, Federico Godino, Anastasia Kucherova, Simone Marchetti and Martina Mitrovic
  • Design Gráfico: Coordenado por Mario Piazza
  • Materiais e Tecnologias: Ingrid Paoletti
  • Energia e Instalações: Niccolò Aste

Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19 - Imagem 7 de 8
Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada à COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Stefano Boeri projeta pavilhão para a campanha italiana de vacinação contra Covid-19" [Stefano Boeri Develops Concepts and Pavilions for the Italian Anti-Covid-19 Vaccination Campaign] 16 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/953312/stefano-boeri-projeta-pavilhao-para-a-campanha-italiana-de-vacinacao-contra-covid-19> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.