Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído

O MVRDV acaba de dar início à construção do Matrix 1, um complexo de escritórios e laboratórios sustentáveis na cidade de Amsterdã. Implantado no coração do Parque das Ciências, na região leste da capital holandesa, o projeto foi concebido no contexto do chamado Centro de Inovação Matrix, “o qual será virtualmente neutro em seu balanço energético além de utilizar um sistema construtivo completamente desmontável e reciclável”.

Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Imagem 2 de 9Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Imagem 3 de 9Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Imagem 4 de 9Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Imagem 5 de 9Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Mais Imagens+ 4

Como uma inovadora adição ao já arrojado Parque das Ciências e aos seis edifícios existentes do Centro de Inovação Matrix de Amsterdã, o projeto do MVRDV foi concebido para inspirar “cientistas e empresários a desenvolverem novas soluções sustentáveis para os desafios do futuro”. Conectado ao campus através de uma escada aberta, o edifício é 100% acessível e portanto, capaz de criar um ambiente de trabalho integrado e ajustado à missão do Centro de Inovação. Inspirado pela rede de caminhos do campus, a escada aberta integra ainda uma série de espaços de trabalho e reunião, proporcionando um equilíbrio entre os espaços privados dos laboratórios e a área lúdica acessível conectada ao espaço público do campus. Além disso, a chamativa forma em zigue-zague da escada, revelada na fachada do edifício, faz dele um novo ponto de referência dentro do campus.

Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Imagem 7 de 9
Cortesia de MVRDV

Com dada de conclusão prevista para 2022, o Matrix 1 foi concebido de tal maneira que poderá ser “desmontado ao final de sua vida útil—permitindo que um 89% dos materiais utilizados possam ser reciclados e reutilizados em outros edifícios no futuro”. De fato, é a estrutura de aço e as laje de concreto deste edifício de mais de 13.000 metros quadrados que poderão ser desmontadas e reutilizadas. Procurando obter o selo de certificação BREEAM-Excellent, vários componentes do edifício incluem soluções sustentáveis, como a cobertura jardim que contribui para as condições de conforto nos ambientes fechados, para a promoção da biodiversidade local e a criação de um micro-clima agradável para os usuários.

Perfeitamente integrado ao Parque das Ciências de Amsterdã, o Matrix 1 é a corporificação do próprio espírito da Universidade de Amsterdã. Segundo palavras de Frans de Witte, arquiteto associado do MVRDV e arquiteto-chefe responsável pelo projeto, o Matrix 1 será a nova casa do SustainaLab, uma instituição dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas que procuram minimizar as emissões de CO2 na atmosfera e modelos de negócios sustentáveis.

Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Imagem 8 de 9
Cortesia de MVRDV

Em todos os pavimentos do edifício, procuramos conceber espaços abertos e flexíveis: os escritórios podem ser facilmente convertidos em áreas de laboratório e pesquisa e vice-versa. Além disso, o espaço aberto de convívio junto ao vazio da escada oferece uma excelente oportunidade para o engajamento social e encontros informais. Concebido pra acolher várias empresas e laboratórios de inovação e sustentabilidade, o Matrix 1 oferecerá um espaço fecundo para o desenvolvimento de novas soluções para nossos problemas atuais e desafios do futuro. - Frans de Witte, sócio responsável do MVRDV.

Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído - Imagem 9 de 9
Cortesia de MVRDV

 Matrix 1

  • Localização: Parque das Ciências, Amsterdã, Países Baixos
  • Ano: 2019+
  • Cliente: Matrix Innovation Center
  • Área e Programa: 13,000 m2 Escritórios e Laboratórios
  • Arquitetura: MVRDV
  • Sócio: Frans de Witte
  • Equipe de Projeto: Mick van Gemert, Roy Sieljes, Lesia Topolnyk, Fouad Addou, Aneta Rymsza, Ievgeniia Koval, Giuseppe Carosini, Andrea Manente, Damla Demir
  • Renderes: Antonio Luca Coco, Luca Piattelli, Cinzia Bussola
  • Desenvolvimento e Gestão de Projeto: Stone22
  • Engenharia de Estruturas: IMD
  • Complementares: Deerns
  • Quantitativos: IGG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído" [MVRDV Breaks Ground on Matrix 1, a Sustainable Office and Laboratory Complex in Amsterdam] 08 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952734/complexo-empresarial-sustentavel-projetado-pelo-mvrdv-em-amsterda-comeca-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.