Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído

Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído

O MVRDV acaba de dar início à construção do Matrix 1, um complexo de escritórios e laboratórios sustentáveis na cidade de Amsterdã. Implantado no coração do Parque das Ciências, na região leste da capital holandesa, o projeto foi concebido no contexto do chamado Centro de Inovação Matrix, “o qual será virtualmente neutro em seu balanço energético além de utilizar um sistema construtivo completamente desmontável e reciclável”.

Cortesia de MVRDVCortesia de MVRDVCortesia de MVRDVCortesia de MVRDV+ 9

Como uma inovadora adição ao já arrojado Parque das Ciências e aos seis edifícios existentes do Centro de Inovação Matrix de Amsterdã, o projeto do MVRDV foi concebido para inspirar “cientistas e empresários a desenvolverem novas soluções sustentáveis para os desafios do futuro”. Conectado ao campus através de uma escada aberta, o edifício é 100% acessível e portanto, capaz de criar um ambiente de trabalho integrado e ajustado à missão do Centro de Inovação. Inspirado pela rede de caminhos do campus, a escada aberta integra ainda uma série de espaços de trabalho e reunião, proporcionando um equilíbrio entre os espaços privados dos laboratórios e a área lúdica acessível conectada ao espaço público do campus. Além disso, a chamativa forma em zigue-zague da escada, revelada na fachada do edifício, faz dele um novo ponto de referência dentro do campus.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Com dada de conclusão prevista para 2022, o Matrix 1 foi concebido de tal maneira que poderá ser “desmontado ao final de sua vida útil—permitindo que um 89% dos materiais utilizados possam ser reciclados e reutilizados em outros edifícios no futuro”. De fato, é a estrutura de aço e as laje de concreto deste edifício de mais de 13.000 metros quadrados que poderão ser desmontadas e reutilizadas. Procurando obter o selo de certificação BREEAM-Excellent, vários componentes do edifício incluem soluções sustentáveis, como a cobertura jardim que contribui para as condições de conforto nos ambientes fechados, para a promoção da biodiversidade local e a criação de um micro-clima agradável para os usuários.

Perfeitamente integrado ao Parque das Ciências de Amsterdã, o Matrix 1 é a corporificação do próprio espírito da Universidade de Amsterdã. Segundo palavras de Frans de Witte, arquiteto associado do MVRDV e arquiteto-chefe responsável pelo projeto, o Matrix 1 será a nova casa do SustainaLab, uma instituição dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias e sistemas que procuram minimizar as emissões de CO2 na atmosfera e modelos de negócios sustentáveis.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

Em todos os pavimentos do edifício, procuramos conceber espaços abertos e flexíveis: os escritórios podem ser facilmente convertidos em áreas de laboratório e pesquisa e vice-versa. Além disso, o espaço aberto de convívio junto ao vazio da escada oferece uma excelente oportunidade para o engajamento social e encontros informais. Concebido pra acolher várias empresas e laboratórios de inovação e sustentabilidade, o Matrix 1 oferecerá um espaço fecundo para o desenvolvimento de novas soluções para nossos problemas atuais e desafios do futuro. - Frans de Witte, sócio responsável do MVRDV.

Cortesia de MVRDV
Cortesia de MVRDV

 Matrix 1

  • Localização: Parque das Ciências, Amsterdã, Países Baixos
  • Ano: 2019+
  • Cliente: Matrix Innovation Center
  • Área e Programa: 13,000 m2 Escritórios e Laboratórios
  • Arquitetura: MVRDV
  • Sócio: Frans de Witte
  • Equipe de Projeto: Mick van Gemert, Roy Sieljes, Lesia Topolnyk, Fouad Addou, Aneta Rymsza, Ievgeniia Koval, Giuseppe Carosini, Andrea Manente, Damla Demir
  • Renderes: Antonio Luca Coco, Luca Piattelli, Cinzia Bussola
  • Desenvolvimento e Gestão de Projeto: Stone22
  • Engenharia de Estruturas: IMD
  • Complementares: Deerns
  • Quantitativos: IGG

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Complexo empresarial sustentável projetado pelo MVRDV em Amsterdã começa a ser construído" [MVRDV Breaks Ground on Matrix 1, a Sustainable Office and Laboratory Complex in Amsterdam] 08 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952734/complexo-empresarial-sustentavel-projetado-pelo-mvrdv-em-amsterda-comeca-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.