Carlo Ratti Associati projeta torre com quadras de tênis empilhadas

O escritório CRA-Carlo Ratti Associati e o arquiteto Italo Rota projetaram uma torre de mais de 90 metros de altura composta por oito quadras de tênis empilhadas. Projetado para a RCS Sport, uma das maiores empresas de esporte e mídia da Europa, o edifício utiliza uma estrutura sanduíche de aço leve desenvolvida pela empresa Broad Sustainable Building. Apelidado de "Playscraper", o projeto conta com mais de 6 mil metros quadrados de área para a prática esportiva.

Carlo Ratti Associati projeta torre com quadras de tênis empilhadas - Imagem 3 de 3
Playscraper - Tennis Tower. Cortesia de CRA: Gary di Silvio

Segundo o CRA, as arestas menores de cada “caixa” estrutural são vazadas, com fechamento em vidro, e oferecem vistas panorâmicas. As arestas longas incorporam uma fachada eletrônica que pode transmitir conteúdo digital ou até partidas inteiras de tênis. 

Carlo Ratti Associati projeta torre com quadras de tênis empilhadas - Imagem 2 de 3
Playscraper - Tennis Tower. Cortesia de CRA: Gary di Silvio

“Este projeto não criaria apenas um novo ícone para os amantes do esporte”, diz o arquiteto e engenheiro Carlo Ratti, fundador do CRA e diretor do MIT Senseable City Lab. “Ele também oferece a experiência de um novo tipo de espaço público, estendendo-se verticalmente em vez de horizontalmente. A torre pode ser facilmente construída e removida. Esta abordagem flexível se encaixa na natureza circular das competições esportivas de hoje, que se movem de um local para outro ao longo do ano."

CRA e Italo Rota trabalharam conjuntamente como parte de uma grande equipe composta ainda por engenheiros e consultores técnicos.

Via CRA-Carlo Ratti Associati

Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Carlo Ratti Associati projeta torre com quadras de tênis empilhadas" [Carlo Ratti Associati Designs 300ft Tall Skyscraper of Stacked Tennis Courts] 07 Dez 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/952535/carlo-ratti-associati-projeta-torre-com-quadras-de-tenis-empilhadas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.