Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana

Ir além da escala humana não é novidade. Por séculos, construtores, engenheiros e arquitetos têm criado edifícios monumentais para marcar a espiritualidade ou o poder político. Palácios, edifícios governamentais ou templos sempre atraíram a admiração e reverência das pessoas, alimentando a ainda não totalmente compreensível obsessão por construções em grande escala.

Hoje em dia, algumas das maiores e mais impressionantes estruturas estão menos relacionadas a funções religiosas ou governamentais e parecem estar se voltando para programas mais culturais. Além disso, na maioria das vezes, as estruturas são abertamente releituras da natureza.

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 2 de 20Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 3 de 20Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 4 de 20Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 5 de 20Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Mais Imagens+ 15

Como a qualidade espiritual dos espaços é difícil de atingir intrinsecamente, os arquitetos gravitam sua experimentação em direção à imitação natural. O resultado muitas vezes são estruturas maciças e ousadas, edifícios montanhosos ou rios fluindo sólidos, cujos nomes retratam o próprio elemento natural.

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 2 de 20
© Tianpei Zeng

Abaixo selecionamos alguns exemplos de como a arquitetura pode se tornar uma expressão ousada em escalas "não humanas".

Tadao Ando envolve uma estátua gigante de Buda com um templo vegetal

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 18 de 20
Cortesia de Hokkaido Fan Magazine

Logo após a conclusão, o cliente percebeu que a estrutura de pedra estava fora de escala, dando aos visitantes uma sensação desconfortável. Por essa razão, decidiram contratar Ando para criar um percurso arquitetônico mais sereno até o local.

O abrigo protetor do sítio arqueológico 1 da Caverna do Homem de Pequim em Zhoukoudian / THAD

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 9 de 20
Cortesia de THAD

A experiência imersiva impressionaria os visitantes sobre a importância deste local e expõe as informações da melhor maneira.

Renovação de Sítio Arqueológico para a Cerimônia de Abertura dos Jogos da Juventude da China de 2019 / URBANUS

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 6 de 20
© Tianpei Zeng

Ao integrar a Praça ao seu entorno imediato criamos um lugar místico, espiritual e filosófico, que re-interpreta a filosofia tradicional chinesa — o homem como parte integral da natureza.

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 19 de 20
© Tianpei Zeng

Eco-Restaurante e Hotel em XiXian / Plasma Studio + PMA

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 14 de 20
© Zhi Xia

O projeto, portanto, é desencadeado pelo desejo de construir um diálogo entre a paisagem e arquitetura. Essa identidade, no entanto, em vez de se basear no imaginário, encontra articulação na implantação, estendendo fronteiras para o térreo e produzindo uma conexão entre a paisagem, através de transições - tanto espaciais quanto funcionais.

Centro de exposições de cultura chinesa / Qingdao Tengyuan Design + ECA2

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 7 de 20
© Kai Wang

O projeto aproveita a paisagem cultural natural para construir um teatro com o Pavilhão do Sol e da Lua, integrando a paisagem natural ao edifício. Desta forma, evidencia a apreciação das montanhas, da água e dos espetáculos, e introduz a dança da água e a iluminação interna para criar um novo modo de apresentações em grande escala.

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 16 de 20
© Kai Wang

Usina de energia e centro de recreação urbana CopenHill / BIG

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 12 de 20
© Dragoer Luftfoto

A CopenHill, também conhecida como Amager Bakke, acaba de inaugurar a sua nova planta de gerenciamento de resíduos e recuperação de energia em Copenhague. O icônico edifício projetado pelo BIG, é muito mais do que apenas uma usina de energia, ele conta com uma pista de esqui na cobertura além de uma trilha para caminhadas e a mais alta parede de escalada do mundo. Incorporando uma série de princípios sustentáveis, o excêntrico edifício assinado por Bjarke Ingels está alinhado com o objetivo da capital dinamarquesa em se tornar a primeira cidade neutra em emissões de carbono do planeta até 2025. A CopenHill é uma planta de recuperação de energia de mais de 40.000 metros quadrados, equipada com um centro recreativo e de educação ambiental, transformando um edifício que seria apenas uma infraestrutura em um novo marco arquitetônico para a cidade de Copenhague.

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 5 de 20
© Rasmus Hjortshoj

Pátio Cultural - Mundo dos Elefantes / Bangkok Project Studio

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 20 de 20
© Spaceshift Studio

A cobertura é baixa, em harmonia com a aldeia envolvente. Mas, uma vez internamente, a generosa altura do telhado e a extensão do pátio cultural se revelam.

Museu e centro de exposições Loop of Wisdom / Powerhouse Company

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 13 de 20
© Jonathan Leijonhufvud Architectural Photography

A Powerhouse Company decidiu, ao vez disso, usar a topografia como base para um projeto exclusivo que traria uma suavidade orgânica ao ambiente urbano. [...] O novo edifício torna-se o percurso e arquitetura ao mesmo tempo, permitindo que a natureza continue ao redor, sob e dentro da forma da estrutura.

Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana - Imagem 10 de 20
© Jonathan Leijonhufvud Architectural Photography

Nota: Os textos citados são extratos das descrições arquivadas de cada projeto, previamente enviadas pelos arquitetos. Encontre mais projetos de referência na pasta My ArchDaily criada pelo autor.

Este artigo faz parte do Tópico do Mês do ArchDaily: Escala Humana. Cada mês exploramos um tópico em profundidade por meio de artigos, entrevistas, notícias e obras. Conheça mais sobre nossos tópicos aqui. E como sempre, nós do ArchDaily, valorizamos as contribuições de nossos leitores. Se você deseja enviar um artigo ou trabalho, entre em contato conosco.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Abdel, Hana. "Natureza construída: quando a arquitetura desafia a escala humana" [Built Nature: When Architecture Challenges Human Scale] 05 Nov 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/950638/natureza-construida-quando-a-arquitetura-desafia-a-escala-humana> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.