SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago

O escritório Skidmore, Owings & Merrill divulgou imagens de seu projeto para os interiores do histórico Cook County Hospital em Chicago, EUA. Desenvolvido para contribuir com a transformação do bairro onde está inserido, a equipe de projeto trabalhou arduamente para preservar e restaurar a estrutura em estilo Beaux-Arts, adaptando o programa às necessidades atuais. A proposta busca requalificar a região do Distrito Médico da cidade e oferecer uma série de novos equipamentos para a população.

SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 2 de 9SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 3 de 9SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 4 de 9SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 5 de 9SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Mais Imagens+ 4

SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 9 de 9
Cortesia de Dave Burk | SOM

Concluído em 1914, o Cook County Hospital um marco na paisagem de Chicago. Desocupado desde 2002, o edifício estava em péssimo estado de conservação e corria risco de ser demolido. Com mais de 34.000 metros quadrados, o prédio foi convertido em um hotel com refeitórios, consultórios médico e espaços comunitários.

SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 4 de 9
Cortesia de Dave Burk | SOM
SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 3 de 9
Cortesia de Dave Burk | SOM

Os trabalhos de restauro concentraram-se primeiro na reparação das fachadas, que envolveu a substituição de mais de 4.500 elementos de terracota. Nos interiores, o SOM, juntamente com o escritório de design de interiores KOO, restaurou o piso de cerâmica vermelha e as molduras Beaux-Arts, desenvolveu projeto lumínico contemporâneo e renovou os acabamentos. 

“Não queríamos apenas preservar o antigo Cook County Hospital - queríamos trazê-lo de volta à sua antiga glória, da fachada aos detalhes originais de alvenaria Beaux-Arts e ornamentação de terracota”, explica Brian Lee, do SOM. “A volumetria restaurada e os acabamentos do saguão principal recuperam a grande entrada original, estabelecendo um novo ponto de encontro para a comunidade.”

SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 5 de 9
Cortesia de Dave Burk | SOM
SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago - Imagem 6 de 9
Cortesia de Dave Burk | SOM

O County Hospital criou o primeiro banco de sangue dos Estados Unidos e era famoso por se ocupar do tratamento de comunidades pobres e imigrantes da cidade. Um novo espaço de exposições mostrará o papel que o hospital desempenhou para a cidade e para o campo da medicina.

Um novo espaço de exposições dentro do edifício apresentará ao público o papel que o hospital desempenhou para a cidade e para o campo da medicina.

Via SOM

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "SOM lidera a transformação de hospital centenário em Chigago" [SOM Transforms Chicago's 100-Year-Old Cook County Hospital] 13 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/949235/som-lidera-a-transformacao-de-hospital-centenario-em-chigago> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.