Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton

Sir David Adjaye acaba de apresentar o seu projeto para o novo edifício do Museu de Arte da Universidade de Princeton, em New Jersey. Implantada em pleno coração do campus, a estrutura concebida por Adjaye substituirá o antigo edifício existente— praticamente dobrando a sua capacidade. Segundo o atual cronograma, a construção está programada para começar já no ano que vem, com previsão de conclusão para o final de 2024.

Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton  - Imagem 2 de 7Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton  - Imagem 3 de 7Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton  - Imagem 4 de 7Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton  - Imagem 5 de 7Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton  - Mais Imagens+ 2

Recentemente, o Museu de Arte da Universidade de Princeton revelou ao público que o projeto concebido por Adjaye, “incorporará flexibilidade, abertura e conectividade, aproximando a instituição da comunidade”. Incluindo elementos de pedra, bronze e vidro, o novo edifício do museu reflete o seu tempo presente à medida que busca dialogar com o histórico ambiente construído do campus de Princeton. Selecionado para desenvolver o projeto ainda em setembro de 2018, em parceira com Cooper Robertson como arquiteto local, o Adjaye Associates concebeu uma estrutura que “encarna o compromisso de longa data do Museu de Arte de Princeton em servir à comunidade como um local de encontro e convívio, um vínculo entre as artes e as humanidades” .

O projeto para o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton foi concebido como um campus dentro do campus [...] um espaço genuíno e aberto à comunidade onde conexões multiculturais se entrelaçam para criar uma experiência singular que abrange a uma maior e mais extensa variedade de ideias, culturas e povos. -- Sir David Adjaye

Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton  - Imagem 6 de 7
The future Main Entrance to the Art Museum, with a signature “lens” moment above, spilling light onto the terrace below.. Image © Adjaye Associates

A nova e ampliada estrutura do Museu de Arte será compartilhada entre o Departamento de Arte e Arqueologia e a Biblioteca Marquand da Universidade de Princeton. Composto por sete pavilhões interconectados e acomodados paralelamente sobre a paisagem do campus, o novo museu de arte se desdobrará em um percurso expositivo continuo através de duas grandes galerias de arte no “Uma série de óculos de bronze e vidro foram incorporados aos pavilhões para permitir atravessamentos e uma maior permeabilidade entre os pavilhões, proporcionando ainda impressionantes vistas para o campus”.

Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton  - Imagem 7 de 7
The Entrance Hall and Grand Stair provide welcome and access to the second and third floors.. Image © Adjaye Associates

Além disso e de forma complementar, o edifício contará com uma série de “espaços públicos e áreas educacionais no térreo; espaços para exposições, instalações e áreas de conservação poderão ser encontrados no primeiro pavimento; enquanto o café e a área administrativa passarão a ocupar o segundo e último andar.”. Além disso, a fachada do edifício, com suas formas características e superfícies onduladas, surge como uma resposta sutil e delicada aos edifícios históricos do seu entorno.

Contrapondo-se aos tradicionais edifícios de museus, onde os espaços expositivos se organizam em diferentes níveis, “o projeto de Adjaye permitirá que todo o acervo do museu seja exposto em um único pavimento”. Para isso, o espaço expositivo foi concebido como um volume flexível, “o qual poderá ser adaptado de acordo com as distintas necessidades de cada exposição ou projeto expográfico, facilitando a experiência do usuário”. Buscando inspiração na enorme variedade de estilos arquitetônicos do campus de Princeton, o projeto de Adjaye mais que duplicará a área útil total do atual edifício existente, resultando em um aumento de 76% nas áreas educacionais, 38% nos espaços expositivos e um 80% nas áreas públicas acessíveis e espaços de convívio.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Adjaye Associate projeta o novo Museu de Arte da Universidade de Princeton " [Adjaye Associates Designs the New Princeton University Art Museum] 02 Out 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/948870/adjaye-associate-projeta-o-novo-museu-de-arte-da-universidade-de-princeton> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.