Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado

O Museu de Arte He (HEM), projetado pelo vencedor do Prêmio Pritzker de 1995 Tadao Ando em Guangdong, será finalmente aberto ao público no próximo dia 1º de outubro, depois de a cerimônia oficial de inauguração ter sido adiada várias vezes em decorrência da recente pandemia do coronavírus. Focado principalmente em Arte Moderna e Contemporânea Chinesa, o HEM também é o primeiro museu de arte dedicado a cultura regional de Lingnan, no sul da China.

Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 2 de 15Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 3 de 15Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 4 de 15Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 5 de 15Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Mais Imagens+ 10

Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 12 de 15
Cortesia de HEM

A ser inaugurado em pleno processo de retomada da cena artística e cultural na China após a crise sanitária que parou o país desde o final do ano passado, o HEM abrirá suas portas por primeira vez no próximo dia 1º de outubro, quase sete meses depois da data prevista inicialmente. Além disso, o primeiro evento hospedado pela mais nova instituição cultural de Guangdong será a exposição “From the Mundane World”, curada pelo crítico de arte independente FENG Boyi, e seus colaboradores HU Bin, WANG Xiaosong, LIU Gang e SHAO Shu. Respondendo ao moto do projeto curatorial, “os trabalhos expostos propõe uma reflexão à respeito da transformação do ambiente natural e mundano em um cenário urbano voltado à produtividade e o consumo de massa, analisando a atual situação da nossa sociedade segundo as leis da natureza”.

Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 10 de 15
Cortesia de HEM

Estamos muito orgulhosos por inaugurar o Museu de Arte He, uma instituição cultural profundamente enraizada em seu lugar e contexto específico. O HEM proporcionará a comunidade de Guangdong acesso tanto à obras de arte de nível mundial quanto a um vasto acervo relacionada a cultura da região de Lingnan. Simultaneamente ao evento de inauguração, lançaremos o HEM2, um programa cultural com o principal objetivo de aproximar a nossa instituição da comunidade local. - SHAO Shu, Diretor do HEM.

Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 9 de 15
Cortesia de HEM

Inspirado pela cosmologia e filosofia tradicional chinesa e pela paisagem natural de Lingnan”, Tadao Ando concebeu este projeto como um lugar único e em perfeita harmonia com o seu contexto específico. Implantado na cidade de Shunde, um antigo distrito de Foshan, no sul da China, o HEM foi construído para abrigar a vasta coleção de arte de He Jianfeng, um acervo que conta hoje com mais de 500 obras.

Como em todos os projetos do famoso arquiteto japonês, a luz desempenha um importante papel fundamental no projeto do Museu de Arte He. O edifício é abundantemente iluminado através de um “poço do luz” central ao redor do qual se organizam os espaços expositivos. Neste mesmo espaço focal, através de um átrio com escadarias de dupla hélice, Tadao Ando nos oferece uma reinterpretação contemporânea de alguns dos princípios essenciais da arquitetura tradicional chinesa. Para o desenho dos espaços expositivos, Tadao Ando foi buscar inspiração na leveza da arquitetura dos pavilhões de madeira de Lingnan.

Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 15 de 15
Cortesia de HEM

O meu objetivo com a construção do HEM é trazer arte e cultura para a comunidade de minha cidade natal, Shunde, no Delta do Rio das Pérolas, no sul da China. É também uma forma de promover a herança cultural da região à nivel internacional. Espero que o museu possa contribuir para o desenvolvimento de novas iniciativas culturais, previstas no Plano de Desenvolvimento Regional da baía de Guangdong. - HE Jianfeng, fundador do HEM.

Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado - Imagem 14 de 15
Cortesia de HEM

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Museu de Arte He projetado por Tadao Ando na China é inaugurado" [Tadao Ando Completes the He Art Museum in China] 22 Set 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/947948/museu-de-arte-he-projetado-por-tadao-ando-na-china-e-inaugurado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.