Mapas do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2018 estão à venda para ajudar a combater o coronavírus na Amazônia

Mapas do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2018 estão à venda para ajudar a combater o coronavírus na Amazônia

O Amanhã (de)Novo, uma iniciativa sem fins lucrativos, promove a venda de 10 mapas em grande escala—produzidos para a exposição do pavilhão brasileiro na Bienal de Arquitetura de Veneza 2018—para ajudar a combater a COVID-19 no Brasil.

As cartografias revelam diferentes faces do Brasil e expõem a natureza das divisões visíveis e invisíveis que definem o país. Os mapas foram produzidos pelos curadores da exposição Gabriel Kozlowski, Sol Camacho, Laura González Fierro e Marcelo Maia Rosa em colaboração com mais de 200 profissionais de 10 disciplinas diferentes.

Mapas expostos em Nova Iorque. Foto © On White Wall
Mapas expostos em Nova Iorque. Foto © On White Wall

O Amanhã (de)Novo doará os recursos da venda dos mapas para a campanha Amazônia Sempre, através da parceria com as ONGs Brazil Foundation e Conservação Internacional Brasil. A campanha apoiará comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas da Amazônia no combate aos efeitos imediatos da COVID-19.

Apesar de todo o reconhecimento internacional que esses mapas tiveram em disseminar informações sobre o Brasil, eles nunca foram tão relevantes como agora. Essa é uma oportunidade de transferir todo o investimento intelectual de mais de 200 pessoas em apoio imediato para proteger vidas e a cultura brasileira.

Cortesia de Walls of Air
Cortesia de Walls of Air
Cortesia de Walls of Air
Cortesia de Walls of Air

Veja todos os mapas aqui.

A campanha humanitária do Amanhã (de)Novo abrange também outras colaborações com diversas ONGs. Entre eles, o direcionamento de doações aos Povos Indígenas do Xingu e à indivíduos em situação de fragilidade em favelas de São Paulo (em parceria com o Instituto Bei), bem como o apoio às famílias duramente atingidas pela pandemia e pela crise econômica desencadeada, nos EUA e no Quênia (em parceria com a GiveDirectly).

Único em seu escopo, a ambição do Amanhã (de)Novo vai além de seus esforços de ajuda humanitária. Em seu site, AmanhaDeNovo.org, pessoas de todo o mundo são convidadas a responder a uma pergunta simples, porém universal: O que será diferente amanhã?

Mapas expostos na Bienal de Veneza 2018. Foto © Imagen Subliminal
Mapas expostos na Bienal de Veneza 2018. Foto © Imagen Subliminal

O objetivo é especular sobre nosso futuro comum pós-COVID-19, coletando o maior número de respostas possível para alcançar um corpo crítico de pensamento intelectual.

As respostas serão editadas em formato de livro no próximo ano, por meio da parceria com a Revista NESS. Intelectuais notáveis ​​de diferentes disciplinas já responderam, entre eles Fernando Henrique Cardoso, Rosiska Darcy de Oliveira, Pinar Yoldas, Caroline A. Jones, Bruno Carvalho, Carlos Saldanha, Zuenir Ventura, Anna Maria Moog Rodrigues, Isaac Karabtchevsky e 130 outros.⁠

Na área da arquitetura, os textos são assinados por nomes reconhecidos, como Pedro Gadanho, Malkit Soshan, Mae-ling Lokko, Jane Hall, Guilherme Wisnik, Parsons & Charlesworth, Iker Gil, Marko Brajovic, Peju Alatise e muitos outros.

Você também pode participar da discussão respondendo à pergunta “⁠O que será diferente amanhã?” no site da iniciativa.

Mapas expostos na Bienal de Veneza 2018. Foto © Imagen Subliminal
Mapas expostos na Bienal de Veneza 2018. Foto © Imagen Subliminal

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Mapas do Pavilhão do Brasil na Bienal de Veneza 2018 estão à venda para ajudar a combater o coronavírus na Amazônia" 14 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945720/mapas-do-pavilhao-do-brasil-na-bienal-de-veneza-2018-estao-a-venda-para-ajudar-a-combater-o-coronavirus-na-amazonia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.