Espaços para respirar – XV Seminário Internacional da Escola da Cidade

Espaços para respirar – XV Seminário Internacional da Escola da Cidade

Em uma das cidades mais atingidas pela pandemia de Covid-19 do país – São Paulo – e diante da sufocante crise socioambiental que assola o mundo e o nosso tempo, como arquitetas, arquitetos e urbanistas podem se posicionar e, efetivamente, agir contra a asfixia generalizada e pelo direito fundamental de respirar, de existir e de habitar a Terra?

A partir desta indagação, a Escola da Cidade inaugura o segundo semestre de 2020, abrindo as atividades do novo Estúdio Transversal com o XV Seminário Internacional da Escola da Cidade.

Debate entre Ailton Krenak e Wellington Cançado

Mediação de Francisco Fanucci
Realizado em 4 de agosto de 2020

Ailton Krenak | líder indígena, atuou na elaboração da constituição de 1988. Ambientalista e escritor brasileiro. Doutor honoris causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Grão-cruz da Ordem do Mérito Cultural.

Wellington Cançado | arquiteto pela PUC-Minas, doutor em Arquitetura pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG e professor da Escola de Arquitetura e Design da mesma universidade onde coordena a FOZ-Incubadora de Projetos de Interesse Público e integra o grupo de pesquisa Cosmópolis (CNPq) dedicado às múltiplas insurgências, coexistências e cosmopolíticas urbanas. É editor da revista PISEAGRAMA.

Debate entre Marta Maccaglia e Jose Gomez

Mediação de Cesar Shundi Iwamizu
Realizado em 5 de agosto de 2020

Marta Maccaglia | fundadora da Asociación Semillas, realizando projetos de arquitetura, especialmente em espaços educativos, acadêmicos e pesquisa em contextos emergentes da Amazônia Peruana e em Lima. Professora da Universidad de Ciencias y Artes de América Latina (UCAL) e ganhadora do prêmio mundial em arquitetura sustentável 2018, em Paris, pela Cité de l’Architecture, patrocinado pela UNESCO.

Jose Gomez | Natura Futura (Equador) é um jovem escritório de arquitetura independente, localizado na província de Los Ríos, Equador. Projetam a partir da realidade e das condições de seu país, considerando investigações sobre processos, ações cotidianas, materiais comuns e alternativos em busca de uma arquitetura local capaz de unir o tradicional ao contemporâneo, o natural ao artificial.

Debate entre Sandra Iturriaga e Lukas Fuster

Mediação de Vinicius Andrade
Realizado em 6 de agosto de 2020

Sandra Iturriaga | arquiteta formada pela Universidade Católica do Chile (1993), mestre em arquitetura da Escola Superior de Arquitectura de Barcelona (ETSAB, 2001)e atualmente é doutoranda em arquitetura e estudos urbanos da Universidade Católica do Chile. Desde 1994, desenvolve projetos para obras públicas como a Plaza Hermanos Matte, Parque Nacional La Campana e Mapocho 42K. Desde 1997, desenvolve um trabalho de ensino e pesquisa na Escola de Arquitetura da Universidade Católica do Chile, em áreas ligadas ao projeto de arquitetura, patrimônio e paisagem.

Lukas Fuster | realiza seus estudos em FADA/ UNA – Assunção, IUAV Venecia e USAL BsAs, se graduando como arquiteto em 2008. Professor de projeto de arquitetura em FADA/ UNA desde 2012. Colabora constantemente com o arquiteto Javier Corvalán como membro do Laboratorio de Arquictectura desde 2003 e desde o ano de 2013 é sócio do estúdio Asimétrico onde desenvolve principalmente projetos de interesse público. Desde o ano de 2014 é diretor do coletivo Aqua Alta.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre Produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre as recomendações técnicas para criar uma arquitetura saudável em seus futuros projetos. Além disso, lembre-se de revisar os conselhos e informações mais recentes sobre COVID-19 no site da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Sobre este autor
Cita: Equipe ArchDaily Brasil. "Espaços para respirar – XV Seminário Internacional da Escola da Cidade" 06 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945129/espacos-para-respirar-nil-xv-seminario-internacional-da-escola-da-cidade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.