A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies

Fachadas são a primeira barreira no exterior das edificações. Recebem chuva, neve, ventos, sol e mudanças de temperatura. Sua função primordial é manter o interior intacto da água, das pontes térmicos e torná-lo o mais confortável possível. É por isso que o detalhamento delas geralmente é feito por arquitetos experientes ou empresas especializadas, que entendem bem as capacidades dos materiais e os métodos de construção e saberão especificar as melhores soluções para cada caso. Mas às vezes, ao ver um projeto, alguns detalhes de fachada chegam a embrulhar o estômago de tão complexos, com milhares de linhas de chamadas, hachuras e cotas. Tornar esses desenhos didáticos, técnicos e, acima de tudo, bonitos, é uma tarefa para poucos. Conversamos com Troy Donovan, o criador da conta do instagram @the_donnies, com mais de 188 mil seguidores, que faz esse trabalho como poucos. Leia a entrevista a seguir.

ArchDaily (AD): Conte-me sobre o seu processo de trabalho.

Troy Donovan (TD): Sou diretor da Prism Facades, uma empresa de Sydney que trabalha com engenharia e fachadas, conhecida por seu processo de design evolutivo. Trabalhamos em estreita colaboração com arquitetos em projetos públicos e comerciais em toda a Austrália e Nova Zelândia e sou especialista em design, detalhamento, projetos de baixo consumo de energia e construção de fachadas. Gosto de pesquisar como as formas tradicionais e novas de produção de materiais podem ser usadas na expressão do envelope da construção.

A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies - Imagem 3 de 8
Curtain wall slab edge detail with façade drencher in collaboration with Woods Bagot . Image Cortesia de The Donnies

O processo é uma parte essencial da nossa abordagem projetual, que oferece um maior nível de entendimento, desenvolvimento e refinamento do esquema da fachada. No início do processo conceitual, normalmente desenvolvemos um desenho com amostras de materiais e esboços para explorar opções e ideias. Mais tarde, esses esboços se tornam mais refinados e detalhados. Em seguida, usamos modelagem e renderização 3D para desenvolver um conjunto final de detalhes, que frequentemente imprimimos ou prototipamos em madeira e metal para criar protótipos práticos, geralmente na escala 1:1 ou 1:2. Depois de concluir um projeto, documentamos os processos com o CAD tradicional, suportado por imagens, fotografias e modelos do processo de desenho.

Para mim, desenhar é uma parte essencial da pesquisa de projeto, é pensar nas etapas de fabricação e encontrar novas aplicações para materiais e processos de fabricação. Meu estilo de desenho é melhor descrito como desenho técnico a mão livre - ele pode ser capturado em um caderno ou em um guardanapo e digitalizado. Meu estilo de desenho se desenvolveu como um meio de interrogar e validar detalhes arquitetônicos antes de se comprometer com a modelagem CAD ou 3D.

AD: Por que o desenho é importante no processo projetual?

A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies - Imagem 8 de 8
Vertical louvres adjustable to multiple angles with a single kit of parts, manufactured from extruded and machined components. Image Cortesia de The Donnies

TD: Acho que só recentemente entendi a importância do desenho no meu processo projetual. O croqui preenche as lacunas durante o processo de documentação e fornece um nível de edição não disponível em outras mídias. Para mim, desenhar um processo me obriga a pensar em cada componente de fabricação ou instalação à medida que crio - isso às vezes pode ser esquecido quando se concentra na produção de um desenho em CAD ou em um modelo 3D.

AD: Como você usa o desenho no seu estúdio?

TD: O design de fachada une a arquitetura e a engenharia, e o croqui é a ferramenta de comunicação mais importante para ilustrar as restrições de engenharia ou dos materiais e descobrir as oportunidades de projeto. Fazer esboços durante as reuniões é essencial para um processo de design colaborativo - reduz drasticamente a quantidade de mensagens por email e enriquece nossa comunicação com as equipes de projeto.

Costumo projetar em várias escalas e pular entre a forma geral de um edifício, depois a janela e os detalhes do revestimento e voltar tudo novamente. Quando preciso me concentrar em uma escala ou conceito maior, uso um marcador pontiagudo que me obriga a criar esboços de baixa resolução e resistir à tentação de mergulhar nos detalhes. Mesmo no ponto em que meus projetos são desenvolvidos no CAD, o processo de desenho sempre é executado em paralelo e é usado para resolver rapidamente os detalhes antes que eu os refine. Fui encorajado por alguns colegas a adotar o desenho digital e houve muitos benefícios nessa adoção - por exemplo, o un-do não requer mais o uso de uma lâmina de barbear e posso desenhar durante vídeo-chamadas e compartilhar em tempo real. O processo de design tornou o trabalho remotamente mais interativo e envolvente nos últimos meses, enquanto a exportação de desenhos para postagens no Instagram, corte a laser e apresentações é muito mais simples.

A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies - Imagem 6 de 8
Glass and stainless steel louvred wintergarden façade, designed in collaboration with Candalepas Associates . Image Cortesia de The Donnies
A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies - Imagem 7 de 8
Glass and stainless steel louvred wintergarden façade, designed in collaboration with Candalepas Associates. Image Cortesia de The Donnies

Enquanto eu trabalhei em 3D durante toda a minha carreira, a indústria da construção ainda depende muito de desenhos 2D, de modo que os esboços desempenham um papel valioso durante o processo de revisão de desenhos, pois você pode mostrar a interseção entre o plano e a seção. É quando esboços isométricos são usados ​​para ilustrar problemas com o design de um contratado ... e às vezes seus buracos! Um serviço essencial que prestamos aos nossos colegas de arquitetura é o nosso profundo entendimento da construção de fachadas e algumas revisões no papel podem evitar rapidamente decepções na obra. 

A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies - Imagem 5 de 8
Pre-fabricated GCR façade concept developed with COX Architecture. Image Cortesia de The Donnies

AD: Qual é o seu equipamento favorito de desenho?

TD: Normalmente, uso um iPad com o aplicativo Concepts. Mais recentemente, tenho usado o Morpholio, mas sempre carrego um pequeno caderno Moleskine para poder capturar meus pensamentos e anotações em qualquer lugar. Os esboços à mão livre também significam que, se eu chegar cedo a uma reunião, meu tempo não será desperdiçado, nem meu tempo de viagem. Sou fascinado por parafusos e outros componentes. Portanto, mudar para o iPad significa que tenho uma biblioteca interna de componentes reutilizáveis ​​e não preciso mais carregar um gabarito de elipses isométricas para obter os detalhes de fixação perfeitos.

A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies - Imagem 2 de 8
Isometric curtain wall details of a horizontal shading, design study with Woods Bagot. Image Cortesia de The Donnies
A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies - Imagem 4 de 8
Curtain wall with coloured stainless steel cladding and projections for Woods Bagot. Image Cortesia de The Donnies

“Para mim, desenhar é uma parte essencial da pesquisa de projeto, pensando nas etapas de fabricação e encontrando novas aplicações para materiais e processos de fabricação. Gosto de pesquisar como as formas tradicionais e novas de produção de materiais podem ser usadas na expressão do envelope da construção.”

Para finalizar, seu principal conselho é: "Continue desenhando! É bom para você!" Acompanhe suas publicações na conta do Instagram.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies" 13 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944808/tornando-detalhes-tecnicos-bonitos-e-divertidos-uma-conversa-com-o-criador-da-conta-the-donnies> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.