A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies

A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies

Fachadas são a primeira barreira no exterior das edificações. Recebem chuva, neve, ventos, sol e mudanças de temperatura. Sua função primordial é manter o interior intacto da água, das pontes térmicos e torná-lo o mais confortável possível. É por isso que o detalhamento delas geralmente é feito por arquitetos experientes ou empresas especializadas, que entendem bem as capacidades dos materiais e os métodos de construção e saberão especificar as melhores soluções para cada caso. Mas às vezes, ao ver um projeto, alguns detalhes de fachada chegam a embrulhar o estômago de tão complexos, com milhares de linhas de chamadas, hachuras e cotas. Tornar esses desenhos didáticos, técnicos e, acima de tudo, bonitos, é uma tarefa para poucos. Conversamos com Troy Donovan, o criador da conta do instagram @the_donnies, com mais de 188 mil seguidores, que faz esse trabalho como poucos. Leia a entrevista a seguir.

ArchDaily (AD): Conte-me sobre o seu processo de trabalho.

Troy Donovan (TD): Sou diretor da Prism Facades, uma empresa de Sydney que trabalha com engenharia e fachadas, conhecida por seu processo de design evolutivo. Trabalhamos em estreita colaboração com arquitetos em projetos públicos e comerciais em toda a Austrália e Nova Zelândia e sou especialista em design, detalhamento, projetos de baixo consumo de energia e construção de fachadas. Gosto de pesquisar como as formas tradicionais e novas de produção de materiais podem ser usadas na expressão do envelope da construção.

Curtain wall slab edge detail with façade drencher in collaboration with Woods Bagot  . Image Cortesia de The Donnies
Curtain wall slab edge detail with façade drencher in collaboration with Woods Bagot . Image Cortesia de The Donnies

O processo é uma parte essencial da nossa abordagem projetual, que oferece um maior nível de entendimento, desenvolvimento e refinamento do esquema da fachada. No início do processo conceitual, normalmente desenvolvemos um desenho com amostras de materiais e esboços para explorar opções e ideias. Mais tarde, esses esboços se tornam mais refinados e detalhados. Em seguida, usamos modelagem e renderização 3D para desenvolver um conjunto final de detalhes, que frequentemente imprimimos ou prototipamos em madeira e metal para criar protótipos práticos, geralmente na escala 1:1 ou 1:2. Depois de concluir um projeto, documentamos os processos com o CAD tradicional, suportado por imagens, fotografias e modelos do processo de desenho.

Para mim, desenhar é uma parte essencial da pesquisa de projeto, é pensar nas etapas de fabricação e encontrar novas aplicações para materiais e processos de fabricação. Meu estilo de desenho é melhor descrito como desenho técnico a mão livre - ele pode ser capturado em um caderno ou em um guardanapo e digitalizado. Meu estilo de desenho se desenvolveu como um meio de interrogar e validar detalhes arquitetônicos antes de se comprometer com a modelagem CAD ou 3D.

AD: Por que o desenho é importante no processo projetual?

Vertical louvres adjustable to multiple angles with a single kit of parts, manufactured from extruded and machined components. Image Cortesia de The Donnies
Vertical louvres adjustable to multiple angles with a single kit of parts, manufactured from extruded and machined components. Image Cortesia de The Donnies

TD: Acho que só recentemente entendi a importância do desenho no meu processo projetual. O croqui preenche as lacunas durante o processo de documentação e fornece um nível de edição não disponível em outras mídias. Para mim, desenhar um processo me obriga a pensar em cada componente de fabricação ou instalação à medida que crio - isso às vezes pode ser esquecido quando se concentra na produção de um desenho em CAD ou em um modelo 3D.

AD: Como você usa o desenho no seu estúdio?

TD: O design de fachada une a arquitetura e a engenharia, e o croqui é a ferramenta de comunicação mais importante para ilustrar as restrições de engenharia ou dos materiais e descobrir as oportunidades de projeto. Fazer esboços durante as reuniões é essencial para um processo de design colaborativo - reduz drasticamente a quantidade de mensagens por email e enriquece nossa comunicação com as equipes de projeto.

Costumo projetar em várias escalas e pular entre a forma geral de um edifício, depois a janela e os detalhes do revestimento e voltar tudo novamente. Quando preciso me concentrar em uma escala ou conceito maior, uso um marcador pontiagudo que me obriga a criar esboços de baixa resolução e resistir à tentação de mergulhar nos detalhes. Mesmo no ponto em que meus projetos são desenvolvidos no CAD, o processo de desenho sempre é executado em paralelo e é usado para resolver rapidamente os detalhes antes que eu os refine. Fui encorajado por alguns colegas a adotar o desenho digital e houve muitos benefícios nessa adoção - por exemplo, o un-do não requer mais o uso de uma lâmina de barbear e posso desenhar durante vídeo-chamadas e compartilhar em tempo real. O processo de design tornou o trabalho remotamente mais interativo e envolvente nos últimos meses, enquanto a exportação de desenhos para postagens no Instagram, corte a laser e apresentações é muito mais simples.

Glass and stainless steel louvred wintergarden façade, designed in collaboration with Candalepas Associates   . Image Cortesia de The Donnies
Glass and stainless steel louvred wintergarden façade, designed in collaboration with Candalepas Associates . Image Cortesia de The Donnies
Glass and stainless steel louvred wintergarden façade, designed in collaboration with Candalepas Associates. Image Cortesia de The Donnies
Glass and stainless steel louvred wintergarden façade, designed in collaboration with Candalepas Associates. Image Cortesia de The Donnies

Enquanto eu trabalhei em 3D durante toda a minha carreira, a indústria da construção ainda depende muito de desenhos 2D, de modo que os esboços desempenham um papel valioso durante o processo de revisão de desenhos, pois você pode mostrar a interseção entre o plano e a seção. É quando esboços isométricos são usados ​​para ilustrar problemas com o design de um contratado ... e às vezes seus buracos! Um serviço essencial que prestamos aos nossos colegas de arquitetura é o nosso profundo entendimento da construção de fachadas e algumas revisões no papel podem evitar rapidamente decepções na obra. 

Pre-fabricated GCR façade concept developed with COX Architecture. Image Cortesia de The Donnies
Pre-fabricated GCR façade concept developed with COX Architecture. Image Cortesia de The Donnies

AD: Qual é o seu equipamento favorito de desenho?

TD: Normalmente, uso um iPad com o aplicativo Concepts. Mais recentemente, tenho usado o Morpholio, mas sempre carrego um pequeno caderno Moleskine para poder capturar meus pensamentos e anotações em qualquer lugar. Os esboços à mão livre também significam que, se eu chegar cedo a uma reunião, meu tempo não será desperdiçado, nem meu tempo de viagem. Sou fascinado por parafusos e outros componentes. Portanto, mudar para o iPad significa que tenho uma biblioteca interna de componentes reutilizáveis ​​e não preciso mais carregar um gabarito de elipses isométricas para obter os detalhes de fixação perfeitos.

Isometric curtain wall details of a horizontal shading, design study with Woods Bagot. Image Cortesia de The Donnies
Isometric curtain wall details of a horizontal shading, design study with Woods Bagot. Image Cortesia de The Donnies
Curtain wall with coloured stainless steel cladding and projections for Woods Bagot. Image Cortesia de The Donnies
Curtain wall with coloured stainless steel cladding and projections for Woods Bagot. Image Cortesia de The Donnies

“Para mim, desenhar é uma parte essencial da pesquisa de projeto, pensando nas etapas de fabricação e encontrando novas aplicações para materiais e processos de fabricação. Gosto de pesquisar como as formas tradicionais e novas de produção de materiais podem ser usadas na expressão do envelope da construção.”

Para finalizar, seu principal conselho é: "Continue desenhando! É bom para você!" Acompanhe suas publicações na conta do Instagram.

Sobre este autor
Cita: Eduardo Souza. "A beleza dos detalhes técnicos de construção: uma conversa com @the_donnies" 13 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/944808/tornando-detalhes-tecnicos-bonitos-e-divertidos-uma-conversa-com-o-criador-da-conta-the-donnies> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.