Arquitetas lançam manual para reabrir espaços comerciais com segurança no pós-pandemia

Arquitetas lançam manual para reabrir espaços comerciais com segurança no pós-pandemia

A ressignificação dos espaços públicos e privados tem sido pensada por inúmeros arquitetos e urbanistas para o pós-pandemia. A reabertura gradual do comércio e a volta de outras atividades em todo o país exigem de proprietários, funcionários, usuários e clientes mudanças de hábitos e de condutas para que a saúde de todos seja garantida.

Seis espaços comerciais frequentemente usados por muitas pessoas – academia, salão de beleza, escritório, escritório-corporativo, recepção e sala da aula – ganharam orientações para o adequado funcionamento, elaboradas pelas arquitetas e urbanistas Maria Paula Dunel e Ingrid Joyce Almeida de Jesus.

Elas publicaram o e-book Manual de Repaginação dos Ambientes de Trabalho – Pós-pandemia, para contribuir com a sociedade a partir de uma série de informações e recomendações úteis para a essa retomada, como explica Maria Paula Dunel.

Com base em orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o material aponta cuidados básicos de higiene e de distribuição das pessoas que devem ser adotados em cada um desses ambientes, com modelos/soluções que podem ser adaptados para as diferentes áreas, permitindo uma retomada segura ao ambiente de trabalho.

Via Manual de Repaginação dos Ambientes de Trabalho – Pós-pandemia
Via Manual de Repaginação dos Ambientes de Trabalho – Pós-pandemia

“Neste trabalho foi considerado o bem-estar dos trabalhadores assim como a segurança no ambiente de trabalho. Com isso, esperamos facilitar o entendimento das novas diretrizes de segurança nos ambientes de trabalho, com a apresentação de um panorama geral de ambientes seguros para a retomada das atividades pós-pandemia”, informa Maria Paula.

Via Manual de Repaginação dos Ambientes de Trabalho – Pós-pandemia
Via Manual de Repaginação dos Ambientes de Trabalho – Pós-pandemia

Os ambientes sugeridos pelo e-book são todos ilustrados e apresentam especificações que devem ser adotadas como o número de ocupantes, áreas específicas para circulação, pontos de higienização, demarcações para garantir o distanciamento social, entre outros. Para a melhor adaptação dos usuários, o manual faz um comparativo dos ambientes no pré e pós-pandemia.

O setor de educação, que provavelmente será o último a retomar suas atividades, foi retratado no manual a partir das salas aulas, que serão ocupadas em fases. Na primeira, comportarão de 20% a 30% dos alunos; na segunda, 50% e na terceira 100%.

Com 44 páginas, o manual é simples e prático e pode ser adquirido gratuitamente.

__________
Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Via CAU/BR.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: CAU/BR. "Arquitetas lançam manual para reabrir espaços comerciais com segurança no pós-pandemia" 20 Jun 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941913/arquitetas-lancam-manual-para-reabrir-espacos-comerciais-com-seguranca-no-pos-pandemia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.