Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura

Em 1977, um artigo do The New York Times escrito por Carter B. Horsley proclamava “o auge dos glamorosos tijolos de vidro”: antes um material “de segunda categoria”, os tijolos de vidro começavam a ganhar aceitação entre arquitetos em projetos residenciais e de restaurantes por sua translucidez, privacidade, interesse visual e senso de ordem. Após o uso breve, mas generalizado, de tijolos de vidro, muitos agora associam o material a estilos arquitetônicos desatualizados dos anos 80, uma estética que poucos parecem interessados em reviver. No entanto, arquitetos contemporâneos pioneiros começaram a usar esse material exclusivo de maneiras novas e distintamente modernas, seja para banheiros elegantes e minimalistas, bares e restaurantes industriais, janelas residenciais vintage ou até fachadas urbanas experimentais. Como Horsley afirmou, parece que os tijolos de vidro glamourosos estão no auge - de novo.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 33 de 36
Optical Glass House / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fuji / Nacasa & Partners, Inc.

O que, exatamente, é um tijolo de vidro?

Tijolos de vidro, também chamados de blocos de vidro, são elementos arquitetônicos de vidro que admitem a passagem da luz, mas mantêm a privacidade visual devido às suas propriedades translúcidas. A patente original do tijolo de vidro, registrada em 1907, descreve-o como um processo de fusão de duas seções de vidro em um único bloco com um centro oco. Essa combinação exclusiva facilita a translucidez do material e, portanto, suas propriedades de luminosidade e privacidade, além de suas qualidades isolantes, como amortecimento acústico, isolamento de energia e acústico. Esses blocos podem ter qualquer variedade de tamanhos, mas geralmente têm entre 5 e 8 centímetros de espessura. Durante o processo de fabricação, eles podem ser alterados de várias maneiras para obter diferentes efeitos estéticos ou níveis de transparência, inclusive variando a textura ou a cor dos blocos, criando formas diferentes, como hexágonos, ou curvando os blocos como parte de uma peça. design predeterminado. Da mesma forma, esmaltes ou pastilhas podem ser adicionados a cada bloco, ou os padrões podem ser pressionados no espaço interior ou na superfície externa enquanto estiver esfriando.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 25 de 36
Prados2 / MXTAD. Image © Patrick Lopez Jaimes

Normalmente, uma parede ou janela de tijolo de vidro é composta por uma matriz desses blocos de vidro idênticos. Eles são relativamente fáceis de montar e podem ser fixados em conjunto com vários métodos diferentes, sendo o mais comum o uso da argamassa à base de cimento Portland, com hastes de reforço em aço. Na Europa, os tijolos de vidro são fabricados de acordo com a norma europeia EN1052-2, enquanto a norma internacional é a ISO TC 160 / SG1. Esses padrões classificam os tijolos de vidro em três categorias de classificação com base na qualidade da fabricação.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 6 de 36
Ports 1961 Shanghai Façade / UUfie. Image © Shengliang Su
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 35 de 36
Vizor / STUDIO11. Image © Dmitry Tsyrencshikov

A história do tijolo de vidro

A história do tijolo de vidro é complexa, com variações do material muito anteriores à sua patente em 1907. Durante séculos, os navios usaram "prismas" para fornecer luz solar natural sob as coberturas. Consistiam em prismas de vidro colocados no convés que refratavam e dispersavam a luz natural no espaço abaixo sem debilitar as tábuas, corrigindo os problemas que ocasionavam as velas e as lâmpadas de querosene, eram imensas ameaças de incêndio para barcos de madeira.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 8 de 36
Block House / nimtim architects. Image © French + Tye

Seguindo esse precedente, no início de meados do século XIX, algumas cidades começaram a incorporar prismas em seus pavimentos, permitindo que a luz do sol entrasse em espaços subterrâneos abobadados. A Penn Station original, agora demolida em grande parte, usava prismas - chamados vault lights nos Estados Unidos - no piso de sua esplanada central, deixando a luz do telhado de aço e vidro atingir os trilhos inferiores.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 29 de 36
Ravine / APOLLO Architects & Associates. Image © Masao Nishikawa

Finalmente, no final do século XIX, Gustave Falconnier patenteou o primeiro bloco de vidro oco, chamado Falconnier Hollow Glass Bricks. Ao contrário do tijolo de vidro moderno, fabricado pela combinação de duas peças de vidro, os Falconnier Bricks eram ocos somente onde o vidro era soprado, tornando-o menos resistente e durável. Esses tijolos foram usados principalmente para construção de estufas e como material de preenchimento para edifícios.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 27 de 36
Octava Cluster Cultural Space / Orchestra Design. Image © Olga Alekseenko

No entanto, esses três precedentes foram fundamentais para a criação do moderno bloco de vidro no início do século XX. Derivando de seu efeito translúcido, a função de iluminação dos prismas de convés e calçada e suas aplicações arquitetônicas dos Falconnier Bricks, o bloco de vidro não foi de forma alguma uma invenção isolada, mas simplesmente um desenvolvimento das inovações existentes nos prismas de vidro.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 31 de 36
Glass Pavilion / Bruno Taut. Image Courtesy of Wikimedia Commons

À medida que o bloco de vidro continuou a ser refinado e aperfeiçoado no início do século 20, alguns arquitetos pioneiros começaram a utilizar cada vez mais esse novo material. O Pavilhão de Vidro de Bruno Taut na Exposição Werkbund de 1914 exibia paredes de tijolos de vidro. O mesmo aconteceu com a famosa Maison de Verre, projetada em 1928 pelos arquitetos Pierre Chareau e Bernard Bijvoet. Mais tarde, construído para a Exposição Chicago Century of Progress, em 1933, o edifício Owens-Illinois incluía uma torre de 15 metros de altura de blocos de vidro colorido. Naquela época, os blocos de vidro simbolizavam muitos tipos de visão utópica para o futuro da arquitetura. Embora essa novidade possa ter desaparecido quase um século depois, as propriedades dos tijolos de vidro seguem sendo úteis hoje em dia.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 2 de 36
Optical Glass House / Hiroshi Nakamura & NAP. Image © Koji Fuji / Nacasa & Partners, Inc.
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 36 de 36
Ports 1961 Shanghai Façade / UUfie. Image © Shengliang Su

Benefícios do tijolo de vidro

Hoje, os arquitetos continuam a usar tijolos de vidro por várias razões - uma delas, é claro, por seu valor estético. Com sua aparência única e capacidade de difundir luz, as paredes e janelas de tijolos de vidro não são apenas declarações estéticas, mas podem melhorar a iluminação e o ambiente de um espaço inteiro. Devido a essas vantagens generalizáveis, os tijolos de vidro também podem ser usados ​​para uma ampla gama de programas, de residências a estruturas comerciais. Um exemplo impressionante de um edifício comercial usando tijolos de vidro é a fachada do Shanghai Ports 1961 de UUfie, Oferecendo um toque arrojado e contemporâneo a uma loja que é literalmente resplandecente. Da mesma forma, enquanto a Estação Penn original agora está em ruínas, a estação Wilhelm-leuschner-Platz de Max Dudler, construída apenas em 2012, apresenta paredes e tetos de tijolos de vidro para trazer luz natural ao saguão subterrâneo. Mais modestamente, a Family House de Ferrolan LAB em Barcelona inclui grandes janelas de tijolos de vidro que iluminam o interior e formam uma fachada residencial pouco convencional.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 16 de 36
Wilhelm-leuschner-Platz station / Max Dudler. Image © Stefan Muller
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 13 de 36
Family House in Barcelona / Ferrolan LAB. Image © Raimon Sola Casacuberta
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 7 de 36
Family House in Barcelona / Ferrolan LAB. Image © Raimon Sola Casacuberta

Para muitos proprietários, as janelas de blocos de vidro são benéficas para a fachada - Eles podem fazer as casas parecerem únicas e singulares. Mesmo algumas salas relativamente "chatas" podem ser transformadas por uma parede ou janela de tijolo de vidro, tornando-se mais dramáticas e especialmente desenhadas.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 20 de 36
Prados2 / MXTAD. Image © Patrick Lopez Jaimes
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 22 de 36
Studio11 Minsk Office / Studio11 Save this picture!. Image © Dmitry Tsyrencshikov

A privacidade é outro grande benefício das janelas de tijolos de vidro. Eles podem ser instalados em garagens e porões ou em outros locais onde objetos de valor são armazenados sem mostrar aos transeuntes quais itens estão sendo mantidos. Obviamente, eles também são instalados em banheiros para trazer luz natural sem comprometer a privacidade do proprietário. E enquanto as persianas e cortinas usadas nas janelas tradicionais exigem que os usuários priorizem a luz ou a privacidade, o tijolo de vidro oferece as duas simultaneamente.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 26 de 36
Glass-block Micro House / ROOM+ Design & Build. Image © SM Art Studio
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 18 de 36
Clock House / Archmongers. Image © French + Tye

Outra vantagem das superfícies de tijolos de vidro é sua segurança, pois são muito mais difíceis de invadir do que as janelas comuns. Além disso, também são altamente impermeáveis ​​devido à sua composição do material, tornando-os grandes investimentos em áreas propensas a inundações.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 34 de 36
Vizor / STUDIO11. Image © Dmitry Tsyrencshikov
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 32 de 36
Glass Art Gallery & Residence / Jun Murata. Image Courtesy of Jun Murata

Finalmente, os blocos de vidro são extremamente eficientes em termos energéticos. Seus centros ocos não apenas geram valores de isolamento térmico que são semelhantes às janelas de vidro duplo, mas a argamassa que une cada bloco executa um trabalho ainda melhor de bloquear a infiltração de ar do que os caixilhos das janelas tradicionais. Dessa forma, economizam energia não apenas difundindo a luz natural e reduzindo a necessidade de iluminação artificial, mas sendo herméticas e, assim, reduzindo correntes de ar ou transferências de calor. Algumas janelas de blocos de vidro até usam vidro de baixa emissividade, reduzindo ainda mais a quantidade de calor que pode entrar através do vidro. No entanto, mesmo as janelas de blocos de vidro padrão geralmente atendem às diretrizes da ENERGY STAR.

Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 30 de 36
Bar Protagonist / balbek bureau. Image © Andrey Bezuglov, Yevhenii Avramenko
Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura - Imagem 28 de 36
Edificio tajín 417 / Cometrue. Image © Onnis Luque

Os blocos de vidro vêm de uma longa história de iluminação por prismas e a arquitetura utópica, e eles -ou seus precedentes- adornaram alguns dos edifícios mais queridos ou influentes do início do século 20, desde a Estação Penn até o Pavilhão de Vidro de Bruno Taut. Hoje, os arquitetos estão novamente começando a explorar as propriedades estéticas e materiais desse elemento arquitetônico único, levando o projeto arquitetônico focado no vidro e na luz natural a novos limites.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Cao, Lilly. "Os tijolos de vidro estão voltando, novamente, à arquitetura" [Glamorous Glass Bricks Are Booming – Again] 21 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941893/os-tijolos-de-vidro-estao-voltando-novamente-a-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.