Bairro sustentável projetado por Stefano Boeri na Albânia começará a ser construído

O escritório de arquitetura liderado por Stefano Boeri acaba de apresentar seu mais recente projeto: um bairro sustentável as margens do rio que atravessa a maior cidade e capital da Albania. O Tirana Riverside, como está sendo chamado, será o primeiro projeto de escala urbana da Europa a ser desenhado para atender alguns requerimentos específicos que surgiram após a crise de COVID 19, incorporando soluções tecnológicas para promover um ambiente mais seguro e sustentável, concebido para atender rigorosas normas de sustentabilidade definidas pelo Governo Albanês e autoridades locais.

Na verdade, o projeto foi desenvolvido para atender à uma série de condições específicas que emergiram da chamada nova normalidade pós-pandemia. Além disso, vale a pena ressaltar que a proposta encontra-se inserida em um projeto mais amplo, concebido para disponibilizar unidades habitacionais emergenciais destinadas a atender os centenas de desabrigados que perderam as suas casas durante o último terremoto que assolou a região em 2019. Tendo dito isso, fica claro que o projeto do Tirana Riverside nasce em um contexto de muitos desafios. Ainda assim, o bairro foi projetado para acolher uma população de até 12 mil novos moradores –e pretende ser construído em tempo recorde–, uma estrutura integrada concebida para atender os mais rigorosos critérios de sustentabilidade.

Desenvolvido em colaboração com os parceiros locais do SON-Group, o bairro sustentável proposto por Stefano Boeri e sua equipe de arquitetos, põe em prática vários conceitos de sustentabilidade ambiental em escala urbana e auto-suficiência energética, “um projeto que engloba as últimas novidades no mundo da tecnologia e capaz de garantir a salvaguarda do meio ambiente no qual está inserido, incorporando sistemas inteligentes para atender os mais altos padrões de sustentabilidade e segurança pública – que se fazem cada dia mais necessários para enfrentar as incertezas do futuro.”

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Não é por acaso que Tirana é a primeira cidade na Europa a aceitar o desafio de construir um bairro sustentável, auto-suficiente e inteligente, capaz de proporcionar respostas não apenas aos desabrigado pós-terremoto, mas também em satisfazer os novos critérios de saúde pública que emergiram após a recente crise sanitária mundial de COVID 19, assim como pretende propor soluções para combater às mudanças climáticas atualmente em curso. Tirana é uma das capitais européias mais modernas neste sentido, uma cidade que tem investido alto em planejamento urbano sustentável e por isso, estamos muito orgulhosos de poder deixar uma pequena contribuição para o futuro desta cidade. -- Stefano Boeri.

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O projeto para o novo bairro sustentável da cidade de Tirana e sua proposta de regeneração urbana incorpora uma série de diferentes características funcionais e sociais. Acessibilidade e auto-suficiência são o cerne deste projeto que procura promover o uso de fontes de energia limpa e renovável, captação e reuso da água da chuva assim como o tratamento do esgoto no local, a produção de alimentos e uma ampla gama de serviços públicos urbanos. O projeto apresenta ainda soluções habitacionais inovadoras, aonde todo o espaço térreo dos edifícios serão destinados à atividades comerciais e de varejo além da criação de praças e espaços públicos dotados de áreas recreativas para a prática de esportes ao ar livre, englobando espaços de escritórios de forma a criar uma vizinhança dinâmica e auto-suficiente. Junto com o plano diretor desenvolvido para a área, estão inclusas “diretrizes para o projeto de cada um dos edifícios,” com o principal objetivo de “criar um conjunto coeso para a área como um todo, incentivando a instalação de pequenas e médias empresas locais.”

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

O plano diretor para o Tirana Riverside foi concebido de tal forma a permitir a participação de empresas e profissionais locais, incentivando um processo de compartilhamento de know-how e promovendo a micro-economia além do engajamento das principais empresas do ramo no processo de projeto e construção do bairro sustentável. A inclusão de pequenas e médias empresas destaca a viabilidade da proposta apresentada por Stefano Boeri e companhia, evidenciando a importância destes laços estreitos com a comunidade local para a sustentabilidade da proposta de modo geral. Por ser tão acessível, doméstico e dinâmico, o Tirana Riverside atrairá de jovens à idosos, estrangeiros e locais. -- Francesca Cesa Bianchi, sócia do escritório de Stefano Boeri.

Cortesia de Stefano Boeri Architetti

Os serviços públicos foram agrupados em três grupos e implantados de forma equidistante dentro do bairro, promovendo a acessibilidade e a caminhabilidade na vizinhança. O projeto incluirá a inserção de programas públicos e administrativos, inúmeros serviços voltados aos cidadãos, uma escola e um centro universitário. Por outro lado, as áreas verdes e a vegetação pública foram bem distribuídas para criar uma sensação de continuidade e um ambiente agradável de se viver, incorporando ainda jardins privados e verticais, assim como coberturas verdes. Painéis solares serão instalados na maioria dos edifícios, criando uma rede de produção de energia limpa e renovável que estará disponível a todos os moradores.

O projeto para o Tirana Riverside acaba de ser apresentado para o Conselho de Ministros da Albânia. A proposta foi recebida com bons olhos pelas autoridades locais, principalmente por contar “com um alto desempenho estrutural contra abalos sísmicos, utilizando energias renováveis e por promover a mobilidade urbana e um espaço público seguro e agradável de se viver.” Após a aprovação, as primeiras obras devem começar já nos próximos meses, com o objetivo de entregar as primeira unidades em meados de 2021.

  • Stefano Boeri Architetti – Sócios: Stefano Boeri e Francesca Cesa Bianchi
  • Líderes da equipe de projeto: Carlotta Capobianco, Andrea Zucchi
  • Equipe: Orjana Balla, Corrado Longa, Jacopo Colatarci, Yulia Filatova, Sara Gangemi, Besart Gjana, Federico Godino, Paloma Herrero Ermakova, He Ruoyu, Mattia Tettoni, Luca Tognù, Shilong Tan
  • Parceiro local: SON-Group - Ilir Bejleri
  • Mobilidade: MIC - mobility in chain - Giuseppe Vallelonga, Filippo Bissi, Alessandro Bruscaglioni
  • Paisagismo: Studio Laura Gatti Partners - Laura Gatti
  • Sustentabilidade: Transsolar - Tommaso Bitossi, Clara Bondi
  • Engenharia: SCE Project
  • Instalações: ESA Engineering

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Bairro sustentável projetado por Stefano Boeri na Albânia começará a ser construído" [Stefano Boeri Designs the Tirana Riverside Neighborhood, Tackling post COVID-19 Needs] 16 Jun 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/941077/bairro-sustentavel-projetado-por-stefano-boeri-na-albania-comecara-a-ser-construido> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.