Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical

Em outras ocasiões, falamos sobre como projetar e calcular uma escada e também coletamos algumas referências de projetos portugueses que exaltam a versatilidade das escadas de madeira. Hoje, apresentaremos alguns dos nossos melhores exemplos para destacar o potencial multifuncional que as escadas podem ter em espaços interiores.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 2 de 17Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 3 de 17Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 4 de 17Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 5 de 17Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Mais Imagens+ 12

Seja para separar quartos, adicionar espaço de armazenamento extra ou até mesmo criar um espaço de mesa ou uma área de recreação para animais domésticos, as escadas deixaram de ser apenas um elemento que permite a circulação vertical. Neste artigo, selecionamos 9 ideias que estimularão sua criatividade e abrirão sua mente em relação ao valor que uma escada pode adicionar ao seu projeto.

Artigo relacionado

- 17 Exemplos de guarda-corpos inovadores para inspirar seu próximo projeto

Estante para Estoque

A CASA REX projetada pelo FGMF Arquitetos possui uma escada que também funciona como estante onde o estoque das encomendas fica acessível e organizado.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 10 de 17
CASA REX / FGMF Arquitetos. Image © Rafaela Netto

Alguns lances de escada em madeira foram posicionados paralelamente a uma estante de 70 metros quadrados composta por peças de concreto pré-moldadas empilhadas. 

Armário fechado

A estrutura desenhada pelo escritório Rafael Schmid Architekten, para a Casa Lucciola Renovation, aloja um armário fechado que, por ter o mesmo acabamento do mobiliário da cozinha, configura uma unidade singular para o ambiente interno integrado.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 16 de 17
Casa Lucciola Renovation / Rafael Schmid Architekten. Image © Rafael Schmid

Nichos abertos

Ao contrário do exemplo acima, o elemento central da Casa AT, projetada pelo Estudio ODS é a escada. Ela acumula sua função principal com a de estante com nichos abertos na sala de estar. Esse conjunto foi executado com um painel estrutural de madeira com 27mm de espessura.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 17 de 17
Casa AT / Estudio ODS. Image © Ricardo Santos

Coleções

Este tipo de mobiliário, projetado para o vão das escadas, pode abrigar diversos itens diferentes. No caso da Casa Gêmeas, projeto de Zoom Urbanismo Arquitetura e Design, ela serve como um expositor para a coleção de miniaturas de cadeira de design. Também tem um nicho para cafeteira e para a adega e mescla nichos fechados por portas.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 9 de 17
Casas Gêmeas / Zoom Urbanismo Arquitetura e Design. Image © Maíra Acayaba

Divisória Interna

No projeto para o Restaurante Alameda – Esporte Clube Pinheiros desenvolvido por uma parceria entre os escritórios Biselli Katchborian Arquitetos e Zanatta Figueiredo, a escada central organiza o layout pois funciona como uma divisória translúcida (que conforma também uma lanterna) entre duas fileiras de bancadas e banquetas altas.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 11 de 17
Restaurante Alameda – Esporte Clube Pinheiros / Biselli Katchborian Arquitetos + Zanatta Figueiredo. Image © Nelson Kon
Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 3 de 17
Reforma de um sótão em Paris / 05 AM Arquitectura. Image © David Foessel

Já a escada da reforma deste sótão em Paris, assinada pelo escritório 05 AM Arquitectura, se configura de duas maneiras distintas em cada pavimento: no primeiro andar, é uma divisória permeável; no segundo pavimento torna-se um elemento limitador. Isso graças ao espaçamento de suas ripas de madeira que fica mais estreito conforme sobem os degraus. No andar superior, a escada também pode funcionar como um assento e depósito.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 15 de 17
Reforma de um sótão em Paris / 05 AM Arquitectura. Image © David Foessel

Elemento Escultural

Escadas são, por si só, elementos marcantes no espaço. Sendo simples ou sofisticadas, é bastante comum que elas se destaquem dentro do ambiente. Sabendo disso, os arquitetos do escritório Vásquez Consuegra projetaram uma escada 100% em metal prateado que atrai o olhar dos visitantes da MKR Store da mesma forma que uma escultura o faz em um museu.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 5 de 17
MKR Store / Vásquez Consuegra. Image © Fernando Alda

Seu formato helicoidal atua como um parafuso gigante, tornando-se o eixo de rotação que permite a articulação dos pisos que praticamente deslizam suavemente 90º um sobre o outro.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 14 de 17
MKR Store / Vásquez Consuegra. Image Cortesia de Vásquez Consuegra

Playground para Gatos

O KC Design Studio projetou um espaço bastante interessante para os moradores pets da Casa rosada dos gatos.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 13 de 17
Casa rosada dos gatos / KC Design Studio. Image © Hey! Cheese

A escada projetada para os felinos segue a mesma cor e materialidade que a mesa do escritório, permitindo que o morador humano possa conviver com seus companheiros gatos ao mesmo tempo em que trabalha (quem tem bichos de estimação em casa pode imaginar o quão isso é interessante). 

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 6 de 17
Casa rosada dos gatos / KC Design Studio. Image © Hey! Cheese

Assentos coletivos

O escritório da Sede Royal FIC projetado pelos arquitetos Eduardo Borges Barcellos + Garoa possui uma grande escada-arquibancada central que pode ser um espaço alternativo para trabalho ou reuniões informais. Ela também é capaz de reunir mais funcionários sentados para reuniões maiores com projetores.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 8 de 17
Sede Royal FIC / Eduardo Borges Barcellos + Grupo Garoa. Image © Pedro Napolitano Prata

Garagem de bicicletas

Cada vez é mais frequente o uso de veículos alternativos como transporte em grandes cidades: bicicletas e patinetes são os mais vistos atualmente. Por isso, pode ser interessante aproveitar o vão de uma escada próximo à porta de entrada para deixar seu "veículo" estacionado. Os arquitetos do Esquissos - Arquitectura e Consultoria tiveram essa brilhante ideia quando projetaram a Casa GD.

Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical - Imagem 4 de 17
Casa GD / Esquissos - Arquitectura e Consultoria. Image © Ivo Tavares Studio

Nota del editor: Este artículo se publicó originalmente el 18 de mayo de 2020.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Audrey Migliani. "Escadas multifuncionais: 9 opções para aproveitar o espaço de circulação vertical" 10 Mai 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/938925/escadas-multifuncionais-9-opcoes-para-aproveitar-o-espaco-de-circulacao-vertical> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.