95 Ideias para enfrentar a crise hospitalar e sanitária

95 Ideias para enfrentar a crise hospitalar e sanitária - Mais Imagens+ 96

O Colégio de Arquitetos da Província de Córdoba convocou recentemente seus arquitetos e arquitetas para contribuir com o desenvolvimento de projetos voltados a solucionar os principais problemas enfrentados com a crise sanitária de COVID-19 – especialmente a falta de espaços adequados para o tratamento de pessoas infectadas e para a contenção da disseminação do vírus –, buscando criar um espaço de debate e construção coletiva nutrido pelo intercâmbio de experiências e saberes para oferecer uma resposta imediata através da arquitetura.

Mongano, Ramirez. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Córdoba

O potencial impacto desta crise na infraestrutura do sistema público de saúde é um desafio que todos nós devemos enfrentar juntos. Com o engajamento de toda a comunidade de arquitetos podemos desenvolver propostas simples e eficientes para a construção imediata de estruturas básicas que atendam adequadamente as condições de salubridade e higiene para combater o avanço do vírus e melhor atender a todos os pacientes. A emergência que esta situação impõe, demanda que nós todos pensemos juntos soluções práticas que vão  muito além da simples construção de estruturas temporárias, da adaptação de espaços preexistentes próximos aos principais centros hospitalares, sejam eles galpões, ginásios, estruturas poliesportivas, edifícios religiosos, etc. e de que manera podemos ampliar a capacidade das estruturas sanitárias existentes. 

García Aymar, Fabre - MoMo. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Córdoba

A “Convocatória aberta de ideas contra a crise sanitária” do Colégio de Arquitetos de Córdoba, recebeu mais de 95 propostas desenvolvidas pelos arquitetos e arquitetas de toda a Província. Elas constituem um inestimável banco de dados à disposição das entidades públicas em todo o país, desde os ministérios até as prefeituras, oferecendo um sem fim de soluções para lidar com todo o tipo de dificuldade que a emergência sanitária apresenta. Esta base de dados representa também uma importante contribuição da comunidade de arquitetos às entidades privadas ou empresas que pretendem colaborar de alguma maneira com a materialização de algumas destas ideias.

WUPF Arquitectos. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Córdoba

As propostas aprestadas exploram um variado leque de posibilidades e soluções que abrangem distintas escalas e problemáticas. Alguns deles fazem uso de sistemas construtivos convencionais para criar desde módulos sanitários móveis até estruturas sanitárias mais complexas. Outros oferecem uma variada gama de protótipos e projetos voltados à solução de problemas variados, desde sistemas de divisórias para o isolamento dos pacientes até cápsulas de terapia intensiva. Muitas das propostas, pelo alto nível de inovação apresentado, podem ser vistos como uma valiosa base de dados para o desenvolvimento futuro na área. É interessante observar também uma importante quantidade de propostas baseadas no reuso de contêineres ou que propõe a utilização de materiais de baixo custo e soluções rápidas e econômicas. Por último, se destacam aquelas propostas que oferecem soluções integradas, incorporando diferentes configurações espaciais sem ignorar aspectos relativos à gestão destes espaços dentro da atual conjuntura.

Adrian Mendez . Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Córdoba

Todas as propostas serão consideradas e disponibilizadas à todas as equipes técnicas dos municípios, estados e regiões do país, esperando que este valioso trabalho possa contribuir com o combate da disseminação do vírus e com o tratamento adequado de todos os doentes, entendendo que somente através da solidariedade é que podemos superar um momento desafiador como o que estamos vivendo.

García Pastor Nahuel - M.I.E.S. Image Cortesía de Colegio de Arquitectos de Córdoba

  • Saiba mais sobre esta fantástica iniciativa do Colégio de Arquitetos da Província de Córdoba através de suas redes sociais ou acessando o site oficial aqui.
  • Acesse também o banco de dados dos projetos para visualizar todas as propostas apresentadas através do seguinte link.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Maiztegui, Belén. "95 Ideias para enfrentar a crise hospitalar e sanitária" [Arquitectos de Argentina proponen 95 ideas para enfrentar la crisis sanitaria del COVID-19] 18 Abr 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/937569/95-ideias-para-enfrentar-a-crise-hospitalar-e-sanitaria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.