Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será totalmente virtual

Em um comunicado em seu website e perfil no Instagram, o Pavilhão da Federação Russa anunciou que sua exposição Open! na Bienal de Arquitetura de Veneza passará a ser inteiramente online. Lidando com o recente surto de COVID-19 que levou ao adiamento da Bienal de Veneza 2020, o pavilhão se transformará em uma plataforma digital para garantir a continuidade dos projetos.

A comissária Teresa Iarocci Mavica, juntamente com o curador Ippolito Pestellini Laparelli, convidou um grupo de equipes interdisciplinares para iniciar um diálogo sobre a função e os valores do Pavilhão. Selecionados após uma chamada aberta, os colaboradores deveriam montar um escritório temporário dentro do pavilhão, durante a 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, criando um espaço de trabalho aberto. Na medida em que este local de trabalho pretende oferecer um palco para diferentes grupos, a manifestação on-line iniciará um diálogo sobre a coexistência, as funções e os valores das instituições.

Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será totalmente virtual - Imagem 3 de 6
Open! Sketch Identity. Imagem © KASA

A pandemia desafiou nossa compreensão do papel das instituições culturais e exigiu uma reconsideração radical da estrutura dos principais eventos culturais. O foco deve mudar para o que é essencial: nossa responsabilidade pelos profissionais criativos locais convidados a participar da exposição e o trabalho planejado no Pavilhão, tanto em termos de renovação quanto de programação. – Teresa Iarocci Mavica

Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será totalmente virtual - Imagem 2 de 6
Pavilhão da Rússia (1914). Cortesia de Private collection Частная коллекция

Esta decisão foi tomada pelo Ministério da Cultura da Federação Russa, aconselhado pelo Comitê Artístico Internacional, com o apoio do comissariado, do curador da edição deste ano, Ippolito Pestellini Laparelli; e da operadora do pavilhão, Anastasia Karneeva. Ippolito Pestellini Laparelli comentou que "em tempos de incerteza, decidimos passar o programa do pavilhão russo para o ambiente online, transformar as limitações impostas por essa crise em uma oportunidade de experimentar um 'espaço' e um formato diferentes e questionar o papel e as funções da instituições culturais. Devemos apoiar a equipe que trabalha em Open?, ajudá-los a realizar plenamente seus trabalhos, que serão apresentados on-line. O projeto continuará, apenas com uma iteração diferente, e as equipes comissionadas não ficarão sem suporte financeiros ou a oportunidade de executar seus conceitos artísticos".

Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será totalmente virtual - Imagem 6 de 6
Courtesy of Let’s Play video game by Mikhail Maximov

A reforma física do Pavilhão no Giardini, projetada pelos arquitetos da KASA, continuará como planejado, enquanto “outros colaboradores estão atualmente adaptando seus projetos para que funcionem em um ambiente digital”. Com efeito, a plataforma online será lançada ao longo de vários meses, incluindo podcasts, entrevistas e palestras em vídeo, filmes, um videogame e um concerto musical vivo. Para conhecer a lista completa de participantes e ler o manifesto completo sobre o pavilhão, clique aqui.

Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será totalmente virtual - Imagem 5 de 6
Courtesy of Let’s Play video game by Mikhail Maximov

O último projeto a ser divulgado é um jogo de videogame desenvolvido pelo artista russo Mikhail Maximov. Como o Pavilhão Giardini permanecerá fechado neste verão, as pessoas são convidadas a experienciá-lo no jogo de Maximov, que aborda o conceito de transumanismo e a interação entre humanos, vírus e máquinas. Ele se passa em um cenário pós-apocalíptico: ao acordar em um edifício deserto do Pavilhão Russo, você precisa descobrir, conhecendo e se transformando em diferentes personagens (um robô, um vírus, um ser humano), o que aconteceu. A trilha sonora foi produzida pelo compositor russo Vladimir Rannev. O jogo estará disponível para download em breve. Assista ao trailer a seguir.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Pavilhão da Rússia na Bienal de Arquitetura de Veneza será totalmente virtual" [Open! The Russian Pavilion at the Venice Biennale 2020 Goes Completely Digital] 09 Mai 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/936155/pavilhao-da-russia-na-bienal-de-arquitetura-de-veneza-sera-virtual> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.