Coronavírus: orientação para profissionais em canteiro de obras

Coronavírus: orientação para profissionais em canteiro de obras

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal – CAU/DF divulgará uma série de publicações em suas redes sociais que trazem informações essenciais para arquitetos e urbanistas e demais profissionais que trabalham em obras de construção e reforma, e que por algum motivo não podem interromper temporariamente a obra.

A proposta é orientar sobre as medidas preventivas que devem ser adotadas nos canteiros de obras a fim de impedir a disseminação do vírus COVID-19, o Coronavírus. Sabemos da importância em dar continuidade aos serviços prestados por vocês aos seus clientes e à sociedade, mas, neste momento delicado, é preciso redobrar as medidas de segurança e proteção pessoal e coletiva em obras.

Infográfico. Divulgação: CAU/DF

Leia as orientações:

  1. Afixar cartazes em tamanho compatível à leitura e avisos sobre higiene pessoal e comportamento de risco;
  2. Montar equipes fixas com, no máximo, 2 ou 3 funcionários trabalhando ao mesmo tempo, mas nunca no mesmo espaço;
  3. Minimizar o trânsito de pessoas entre equipes de obras diferentes;
  4. Disponibilizar máscaras a todos, para uso frequente. Os instrumentos de uso pessoal não deverão ser compartilhados;
  5. Disponibilizar álcool gel e sabonete líquido a todos na entrada da obra, no barracão e na entrada dos banheiros;
  6. Orientar sobre a importância de lavarem as māos e narinas com frequência e corretamente;
  7. Disponibilizar copos descartáveis para serem utilizados somente uma vez, evitando o compartilhamento;
  8. Instituir o transporte solidário, em que apenas uma pessoa seja o motorista responsável, evitando, assim, o uso do transporte público coletivo;
  9. Evitar contato com o público externo (fornecedores, clientes etc), e
  10. Comunicar o chefe ou superior ao primeiro sinal de gripe/resfriado (febre, tosse, coriza, falta de ar, dor no corpo e outros sintomas do COVID-19).

Via CAU/DF. Siga o @caudfoficial para mais informações.

Convidamos você a conferir a cobertura do ArchDaily relacionada ao COVID-19, ler nossas dicas e artigos sobre produtividade ao trabalhar em casa e aprender sobre recomendações técnicas de projetos para a saúde. Lembre-se também de checar os conselhos e informações mais recentes sobre o COVID-19 no site da Organização Pan-Americana da Saúde OPAS/OMS Brasil.

Sobre este autor
Cita: CAU/DF. "Coronavírus: orientação para profissionais em canteiro de obras" 19 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935959/coronavirus-orientacao-para-profissionais-em-canteiro-de-obras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.