Pesquisa investiga o potencial da pedra como elemento estrutural na arquitetura contemporânea

O escritório britânico de arquitetura, Groupwork, está desenvolvendo um projeto de pesquisa que pretende resgatar um dos mais tradicionais sistemas construtivos conhecidos pelo homem: a construção em pedra. Trabalhando em colaboração com a Jackson Coles, Eight Associates, Webb Yates, The Stonemasonry Company e a Polycor, os arquitetos da Groupwork estão investigando novas possibilidades para a construção de edifícios em altura em estrutura de pedra.

Pesquisa investiga o potencial da pedra como elemento estrutural na arquitetura contemporânea - Mais Imagens+ 17

Stone Tower Research Project. Imagem Cortesia de Groupwork

Chamado de Stone Tower Research, o projeto de pesquisa no qual o Groupwork está trabalhando procura analisar até onde vão os limites da construção em pedra com as atuais tecnologias disponíveis. Neste contexto, a equipe está desenvolvendo um projeto de um edifício de trinta pavimentos em estrutura de pedra, com uma área interna bruta de 37.800 m². As atividades de pesquisa, realizadas através de estudos comparativos com outras soluções estruturais, procuram avaliar o desempenho da proposta com o principal objetivo de “avaliar se edifícios de grande porte construídos em estrutura de pedra seriam capazes de ter um desempenho próximo à estruturas compostas de aço e concreto, verificando os custos relativos por metro quadrado e a sua pegada de carbono.”

Groupwork 15Clerkenwell. Imagem © Tim Soar

Desenvolvido à partir de uma estrutura de pedra com núcleo de aço e concreto, comparativamente o projeto conta com um auto desempenho de resistência contra incêndios assim como de conforto ambiental. Os resultados alcançados até agora confirmam que “uma estrutura mista de pedra e lajes em madeira CLT pode ser mais barata que uma construção tradicional em aço ou concreto além de resultar em uma pegada de carbono muito inferior.” Além disso, a pesquisa publicada pelo Groupwork destaca que edifícios com estruturas de pedra, tanto com soluções secundárias em CLT quanto com sistemas de pedra pré-tensionada, podem ser mais econômicos que outras soluções estruturais mais tradicionais, resultando ainda em uma economia de até 90% nas emissões de CO2 associadas à construção. A conclusão da pesquisa realça valores da construção em pedra que não são nenhuma novidade para nós arquitetos: a pedra é um material versátil, resistente, abundante, barato e longevo, e o que é melhor, neutro em emissões de carbono.

Building Centre New Stone Age. Imagem © Chris Jackson
Building Centre New Stone Age. Imagem © Chris Jackson

Como resultado do projeto de pesquisa, os arquitetos do Groupwork organizaram uma exposição aberta à visitação no Building Centre de Londres. Intitulada The New Stone Age, a mostra explora “o potencial deste material milenar em revolucionar a arquitetura e a construção à luz da atual crise climática.” Com curadoria de Amin Taha, do Groupwork, Steve Webb, da Webb Yates, e Pierre Bidaud, da Stone Masonry Company, a exposição destaca a sustentabilidade, a praticidade e o apelo estético do uso da pedra em estruturas arquitetônicas contemporâneas. Além dos resultados da pesquisa, a exposição contará com obras de importantes escritórios de arquitetura do mundo todo, incluindo os franceses do Studio Lada e da Carl Fredrik Svenstedt, os palestinos da AAU, o Ensamble da Espanha, além da Hopkins Architects, Eric Parry Architects, Groupwork, Webb Yates e Arup.

Building Centre New Stone Age. Imagem © Chris Jackson

A pedra é um material versátil, resistente e abundante. Sua extração é relativamente simples e com baixo custo energético associado. Os avanços tecnológicos em nossas ferramentas de projeto e construção nos permitem hoje melhor avaliar o desempenho destas estruturas, aumentando consideravelmente a sua eficiência. - Steve Webb

Building Centre New Stone Age. Imagem © Chris Jackson

Como parte integral da exposição, uma instalação em frente ao Building Centre, no South Crescent do centro de Londres, apresenta todo o potencial deste novo sistema construtivo em pedra: uma enorme viga pré-tensionada que impressiona pela amplitude de seu vão ao mesmo tempo em que fornece abrigo para os visitantes. O protótipo revela todo o potencial de um sistema estrutural com uma pegada de carbono mínima, muito devido ao núcleo de concreto e reforço de aço, os quais representam apenas 15% da massa do sistema.

Building Centre New Stone Age. Imagem © Chris Jackson

A exposição The New Stone Age marca um retorno ao uso estrutural da pedra em soluções arquitetônicas contemporâneas; um material de baixo custo e neutro em carbono incorporado. A pedra, assim como a madeira, foram considerados por muito tempo materiais ultrapassados e arcaicos. O sistema construtivo em pedra, otimizado por uma estrutura complementar em concreto e aço, nos trará novas alternativas aos tradicionais métodos construtivos, limitando o custo energético relativo ao processamento, transporte e construção assim como das emissões de CO2 - das quais a indústria da construção contribui atualmente com 33%. Isso faz com que a construção civil seja um dos principais vilões do agravamento da emergência climática pela qual estamos passando, algo que poderia ser minimizado apenas com a reintrodução de um dos mais tradicionais sistemas construtivos que o homem já descobriu. - Amin Taha

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Pesquisa investiga o potencial da pedra como elemento estrutural na arquitetura contemporânea" [Groupwork Architects Investigate the Sustainable Advantage of Structural Stone] 22 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935830/pesquisa-investiga-o-potencial-da-pedra-como-elemento-estrutural-na-arquitetura-contemporanea> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.