Flores & Prats + Ouest Architecture e a reforma do Ancien Théâtre des Variétés na Bélgica

Flores & Prats + Ouest Architecture e a reforma do Ancien Théâtre des Variétés na Bélgica

Flores & Prats em colaboração com Ouest Architecture conquistaram o primeiro lugar do concurso para reformar o Ancien Théâtre des Variétés em Bruxelas, Bélgica. O novo projeto aborda a transformação do antigo teatro em um laboratório internacional para a criação artística, concebido como um espaço público aberto e inclusivo.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O Ancien Théâtre des Variétés da década de 1930 foi um dos lugares mais modernos da cidade durante a era dourada da cultura do entretenimento. O arquiteto Victor Bourgeois concebeu-o originalmente como um teatro e depois, nos anos 60, tornou-se um Grand Cinerama e, duas décadas mais tarde, ficou vazio.

Cortesía de Press release
Cortesía de Press release

Bruxelles Laïque, o novo proprietário do edifício, imaginou um novo uso que acomodasse a ambiciosa agenda social da instituição, com um programa que inclui dois teatros, escritórios, vestiários, uma cafeteria/bar e um espaço aberto para fóruns.

Cortesía de Press release
Cortesía de Press release

“Junto com Bruxelles Laïque e nossa equipe de especialistas, trabalharemos para agregar um novo capítulo a este edifício histórico ao transformá-lo em um novo Laboratório de Criação Artística"
- Flores & Prats.

Cortesía de Press release
Cortesía de Press release

O júri observou que "os espaços, volumes e materiais do projeto são de alta qualidade e se beneficiam, entre outras coisas, da grande luminosidade interior". O projeto é fortemente determinado pela instalação de uma clarabóia muito alta que fornece luz zenital no centro da planta no nível do fórum. O trabalho na fachada e seu melhoramento é muito apreciado, assim como a criação de uma rua interna que conecta a Rue de Malines à Rue Saint Pierre".

© Adrià Goula
© Adrià Goula

O ponto de partida para o novo edifício reside no teatro existente: nas suas dimensões únicas, na sua grande altura e espaço aberto com a escala de uma praça interna urbana. Estas características coincidem com as necessárias para a nova ocupação: um espaço público aberto e inclusivo para acolher debates, apresentações artísticas e musicais, e para realizar encontros sociais.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Créditos

Teatro Ancien Variétés - Concurso - Primeiro prêmio do Concurso para a reforma do Ancien Théâtre des Variétés em Bruxelas e sua transformação em um laboratório internacional para a criação artística.

Localização: Rue de Malines 25, 1000, Bruxelas, Bélgica.
Cliente: Bruxelles Laïque
Data do concurso: 2020
Área: 5.000 m2
Programa: Laboratório internacional de criação artística.

Equipe:

Arquitetura: Flores & Prats + Ouest architecture
Estrutura: JZH y socios
Acústica: Daidalos Peutz
Cenografia: Kanju
Técnicas: Boydens
Orçamento e Inspeção: Bureau Bouwtechniek
Sinalização: Ekta
Fotografias (estado e modelos existentes): Adrià Goula
Representação da imagem: Play-Time

  • Noticia via Image

Galeria de Imagens

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Dejtiar, Fabian. "Flores & Prats + Ouest Architecture e a reforma do Ancien Théâtre des Variétés na Bélgica" [Flores & Prats + Ouest Architecture y la renovación del Ancien Théâtre des Variétés en Bélgica] 12 Mar 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Daudén, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/935341/flores-and-prats-plus-ouest-architecture-e-a-reforma-do-ancien-theatre-des-varietes-na-belgica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.