Henning Larsen propõe transformação urbana para o centro de Bruxelas

Henning Larsen apresentou seu desenho para Brouck´R, um projeto de transformação da cidade que está em frente à movimentada Place de Brouckère em Bruxelas. Inspirada na herança tradicional e contemporânea, a proposta gera um destino vibrante e de uso misto do século XXI no centro da cidade.

Henning Larsen propõe transformação urbana para o centro de Bruxelas - Mais Imagens+ 7

Cortesia de Henning Larsen

Com uma adição de 48.000 m2 de espaços comerciais, residenciais, hoteleiros e verdes, o plano visa recuperar uma área anteriormente dominada por escritórios e introduzir novas comunidades para morar e trabalhar. Projetado em colaboração com o estúdio a2rc de Bruxelas e os investidores Immobel Group e BPI Real Estate, a renovação urbana também preservará o caráter histórico do distrito, equilibrando as "grandes estruturas Belle Epoque de Bruxelas com uma abordagem contemporânea de estilo e escala".

As cidades devem ser lugares onde as pessoas possam se movimentar livre e fluidamente, encontrando maneiras pessoais de se conectarem com a cidade ao seu redor. Bruxelas, enquanto uma das cidades mais antigas da Europa, possui um rico tecido urbano e uma cultura próspera que a faz se sentir jovem. Isso, além da disposição da cidade de inovar e se reinventar, torna este projeto incrivelmente empolgante para se envolver. - Jacob Kurek, sócio Henning Larsen, responsável pela Brouck'R.

Cortesia de Henning Larsen

Abrindo-se para a grande Place de Brouckère, o projeto traz de volta a vida pública ao centro "que perdeu o uso popular, pois a cidade enfatizou os projetos de automóveis e construção em larga escala em meados do século XX". Com estratégias voltadas para a vida cívica e para pedestres, Brouck'R cria 311 novas residências, divididas entre apartamentos típicos e acomodações voltadas para estudantes. Os níveis do solo serão dedicados ao varejo, enquanto os pátios serão envoltos em jardins e paredes verdes.

Todo o conceito por trás do esquema do Brouck'R é recuperar sua energia original, recuperar as coisas que foram perdidas ao longo dos anos. Nós o vemos menos como um novo desenvolvimento e mais como um renascimento de uma herança emocionante e esquecida. - Jacob Kurek, sócio Henning Larsen responsável pelo Brouck'R.

Cortesia de Henning Larsen

Com a construção prevista para meados de 2021 e conclusão em 2024, Brouck'R, dedicada à atividade no nível da rua, possui 4 fachadas urbanas diferentes. De fato, enquanto as fachadas do século XIX que revestem a Place de Brouckère permaneceram, as outras três fachadas “parecerão contínuas, divididas em módulos que mudam a cada 18 a 20 metros”.

Da mesma forma, Bruxelas tende a se transformar, nossa visão é sobre a introdução de acessibilidade e permeabilidade. As quatro elevações voltadas para a rua combinam um novo design com a arquitetura existente, com espaços que oferecem vislumbres de um oásis verde no centro. Oferecendo vistas agradáveis para aqueles que povoam o bairro, é o lado calmo e a influência escandinava na agitada urbanidade da Place de Brouckère. - Jacob Kurek, sócio Henning Larsen, responsável pela Brouck'R.

Cortesia de Henning Larsen
Cortesia de Henning Larsen

  • Arquiteto Responsável: Henning Larsen Architects (Dinamarca)
  • Arquiteto Local: a2rc (Bélgica)
  • Investidores: BPI Real Estate e Immobel
  • Programa: total 40,400 m²
  • 182 apartamentos
  • 129 estúdios
  • Hotel com 145 quartos
  • Edifício de Escritório 8,840m²
  • 3,220m² espaço para comércio

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Henning Larsen propõe transformação urbana para o centro de Bruxelas" [Henning Larsen Proposes Urban Transformation in the City Center of Brussels] 27 Fev 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/934271/henning-larsen-propoe-transformacao-urbana-para-o-centro-de-bruxelas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.