Carlo Ratti Associati divulga projeto para a orla de Lugano

Carlo Ratti Associati divulga projeto para a orla de Lugano

Projetado pelo escritório CRA-Carlo Ratti Associati e MIC-Mobility in Chain, o plano proposto para a cidade suíça de Lugano estabelece uma rede de espaços públicos que conectam a cidade ao lago. O projeto cria também um jardim flutuante e uma orla reconfigurável.

Carlo Ratti Associati divulga projeto para a orla de Lugano - Mais Imagens+ 5

Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

Imaginada pelo escritório internacional de design e inovação CRA- Carlo Ratti Associati, em parceria com a Mobility in Chain (MIC), uma empresa de planejamento de transportes sediada em Milão, Moscou e Nova York, a proposta para a nova orla de Lugano visa aumentar o número de conexões entre a cidade e o lago. Com soluções inovadoras, os projetistas criaram uma série de intervenções públicas, como um “jardim flutuante, um novo sistema de navegação aquática e estradas reconfiguráveis capazes de responder às pessoas em tempo real”. As soluções irão restaurar o principal corte na avenida de circulação da costa de Lugano e aproximar a conexão com o lago.

Lugano está comprometida em redesenhar a orla do lago e o centro da cidade para os futuros cidadãos, concentrando a atenção crescente nos espaços públicos dinâmicos, na coexistência de diferentes vetores de mobilidade, no desenvolvimento de áreas verdes, no papel da água na vida da cidade, no impacto da paisagem e muito mais. […] A trajetória iniciou em 2018, quando o município tornou pública sua visão e objetivos, identificando a inovação como um dos pontos-chave para o desenvolvimento urbano. Esperamos que o próximo passo seja uma competição aberta para criar um novo plano diretor para a cidade do futuro. Nosso desejo é que a nossa visão em breve possa ser concretizada. - Marco Borradori, prefeito de Lugano

Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

O novo plano para Lugano, baseado em pesquisas do MIT Senseable City Lab, prevê uma orla parcialmente para pedestres, com um sistema viário dinâmico e superfícies compartilhadas com playgrounds e espaços de convivência. Além disso, o projeto integra veículos elétricos autônomos e soluções de micro-mobilidade. A proposta inclui também intervenções inteligentes para o futuro, como “sinalização inteligente, mobiliário urbano sustentável, infraestrutura que produz energia limpa a partir da absorção de calor e uma série de centros de mobilidade onde as pessoas podem selecionar seu modo de transporte compartilhado preferido”.

A distinta orla marítima de Lugano, situada entre os Alpes suíços e os lagos glaciais, é a oportunidade de criarmos um caráter responsável para a cidade, experimentando novas maneiras de mesclar a natureza e o espaço urbano. - Carlo Ratti, sócio fundador da CRA e diretor do Senseable City Lab no Massachusetts Institute of Technology.

Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

A antiga orla projetada por Pasquale Lucchini em 1863, será reforçada pelo projeto, através de uma zona de transição. O plano permite que “a cidade se estenda para o lago graças a uma ilha flutuante recém-criada, acessível ao público”, e conectada à cidade por uma série de calçadões. Esta área também incluirá espaços públicos e um “jardim para preservar a biodiversidade do lago Lugano”.

Ao analisar os dados móveis e de tráfego, e sustentar as definições do conceito de mobilidade com uma abordagem científica, apoiamos a visão urbana da CRA de transformar a fratura do eixo veicular da orla de hoje em um espaço responsável, abrigando novas soluções de mobilidade e permitindo que ela se ajuste dinamicamente ao vibrante ecossistema de Lugano. - Federico Parolotto, sócio sênior do MIC.

Cortesia de CRA-Carlo Ratti Associati

  • Um projeto de CRA-Carlo Ratti Associati com MIC-Mobility in Chain
  • Consultor Criativo: Italo Rota
  • Equipe CRA: Carlo Ratti, Andrea Cassi (gerente de projeto), Alberto Benetti, Chiara Borghi, Mario Daudo, Serena Giardina, Nicola Scaramuzza, Federico Riches, Galla Vallée
  • Equipe gráfica do CRA: Pasquale Milieri, Gary di Silvio, Gianluca Zimbardi
  • Equipe MIC: Federico Parolotto (supervisor de projeto), Francesca Arcuri (gerente de projeto), Lucia Bocchimuzzi, Loris Sciacchitano (planejadora e analista de dados), Federico Cicu, Anna Vnukovskaya (modelagem de transporte)
  • Com a colaboração de TIRESIA, o Centro Internacional de Pesquisa da Escola de Administração do Politécnico de Milão

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Carlo Ratti Associati divulga projeto para a orla de Lugano" [Carlo Ratti Associati Reveals New Vision Plan for Lugano’s Waterfront] 22 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932170/carlo-ratti-associati-divulga-projeto-para-a-orla-de-lugano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.