Cazaquistão em ascensão: arquitetura moderna tomando forma

Cazaquistão em ascensão: arquitetura moderna tomando forma

O ambiente construído do Cazaquistão é definido por uma história complexa. Como uma república constitucional com um patrimônio cultural diversificado, a arquitetura do país inclui tradições contrastantes, desde a integração de edifícios com a paisagem até o contrário. Hoje, uma mistura de torres e monumentos futuristas fala de um legado arquitetônico atípico, e uma série de projetos modernos mostra como os arquitetos estão trabalhando para construir uma nova narrativa para o país.

© Botagoz Nurgaliyeva

Nas últimas duas décadas, projetos arquitetônicos contemporâneos surgiram à medida que a economia do país se desenvolvia. O Cazaquistão foi a última das repúblicas soviéticas a declarar independência, e muitos projetos públicos ou maiores agora são construídos entre a infraestrutura passada e os edifícios cívicos.

Os projetos a seguir ilustram algumas das novas arquiteturas construídas no Cazaquistão desde a virada do século, incluindo projetos públicos e privados. Juntos, eles começam a mostrar como os arquitetos estão olhando para o futuro enquanto reinterpretam o passado complexo do país.

Astana Arena por Tabanlioglu Architects

© Cemal Emden

Destinado a ser um símbolo da crescente capital do Cazaquistão, a Arena Astana tem uma forma elíptica espetacular e um teto retrátil que pode ser fechado em condições climáticas adversas para proteger os jogadores, os espectadores e a superfície de jogo. Localizado na rodovia que conecta o aeroporto à cidade, o estádio foi projetado principalmente como local para a prática do futebol, mas pode ser adaptado para outros eventos esportivos, incluindo os esportes favoritos do país - luta livre, judô e boxe.

Escola Haileybury Astana por Cinici Architects

© Cemal Emden

Haileybury, um dos mais antigos e prestigiados internatos independentes da Grã-Bretanha, possui o Astana Campus em um terreno de 12 hectares, com 20.000 m2 de área fechada. Havia três desafios ao desenvolver a ideia do projeto deste campus: o vasto e plano desenho da cidade, bem como a complexidade do programa e as condições climáticas. O desafio da complexidade inspirou sua contrapartida, a simplicidade, como a principal estratégia de projeto. As quatro partes do programa escolar apresentavam requisitos espaciais únicos e foram resolvidos em uma unidade abrangente: a praça.

Palácio de Schoolchildren por Studio 44 Architects

© Margarita Yawein

O projeto deste "palácio" foi inspirado por composições suprematistas e construção local. O Shangyrak é uma coroa de madeira que domina um Kasakh yurt com uma abertura central sobre a lareira. Neste projeto, este elemento local de uma habitação tradicional cazaque é reinterpretado como um cilindro de 8 metros de altura e 156 metros de diâmetro. O disco gigante possui aberturas e claraboias que fornecem luz natural para um espaço do átrio central. Ele abrange composições escalonadas de “caixas” retangulares, cada uma contendo um elemento funcional - pista de patinação, museu, galeria, teatro etc.

Shell House por Lenz Architects

© Botagoz Nurgaliyeva

Damir Ussenov e seu escritório de arquitetura "Lenz Architects" projetaram uma residência no sopé de Almaty. O principal objetivo da equipe era criar um espaço separado, isolado e seguro, além de possibilitar o aproveitamento da vida selvagem. A estrutura metálica exclusiva do projeto permite que a luz natural entre no interior através de matas densas e terrenos difíceis. A fachada é composta por painéis de alumínio dinâmicos que utilizam um mecanismo eletrônico para fechar janelas e isolar a casa do entorno, proporcionando segurança e isolamento acústico.

Sede do ForteBank por Saraiva + Associados

© Alexander Mussiyan

O Alliance Bank, o décimo maior do Cazaquistão, tinha o objetivo de fortalecer sua posição no mercado internacional para se tornar um dos principais bancos da Ásia Central. A proposta do S + A foi concebida como uma pedra angular em sua estratégia corporativa e um marco arquitetônico na capital. O projeto é baseado na metáfora de um tesouro, mantendo seu conteúdo valioso seguro. Localizada no novo centro administrativo e de negócios da Astana, a nova sede expressa valores importantes no setor bancário: confiança através da transparência e solidez.

White Line por Nravil Architects

© Mussabekova Ulbossyn

Tornando a residência o mais simples possível, a equipe criou a White Line em uma paisagem de beleza única. O objetivo principal era desenvolver o projeto sem prejudicar a paisagem natural. O exterior da casa parece diferente a cada lado, não sendo repetitivo. A aparência e o suporte interior trazem a cor para dentro de casa, enfatizando a unidade volumétrica. As janelas panorâmicas dos dois lados da casa evocam uma sensação de abertura dentro da natureza. O vidro possui uma propriedade refletora do lado de fora para refletir árvores e nuvens, de modo que a casa se funde o máximo possível com o ambiente ao redor.

Minima | Maxima por MARC FORNES / THEVERYMANY

© NAARO

Essa estrutura foi projetada como parte do 'Crawling Assembly' dos Elementos Estruturais para proporcionar um momento de contemplação. Como a equipe explica, estar dentro do Minima | Maxima é como ser "transportado para um mundo estranho, futuro, de ficção científica, afastando visitantes de si e encontrando um sentimento de admiração ingênua". O projeto é radicalmente diferente dos ambientes normativos construídos, estimulando o impulso de explorar e passear visualmente. Transformados em um estado infantil, os visitantes podem fazê-lo sem a pretensão de referência ou conceitos.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Cazaquistão em ascensão: arquitetura moderna tomando forma" 23 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Ghisleni, Camilla) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/932114/cazaquistao-em-ascensao-arquitetura-moderna-tomando-forma> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.