Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020

Cosmos Architecture, um escritório internacional com sede em Madri, Milão, Xangai e Cairo, elaborou uma proposta para o Pavilhão Egípcio na Bienal de Veneza 2020. O projeto é, na realidade, uma campanha de conscientização que destaca diversas questões ambientais do Egito e apresenta soluções adequadas.

Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020 - Imagem 4 de 7
© Cosmos Architecture

Combatendo a perda de sua biodiversidade no Egito devido à rápida urbanização, flutuações demográficas e mudanças climáticas, o pavilhão propõe abordagens para restaurar o equilíbrio natural. O escritório afirma que “o pavilhão é uma vitrine para as contribuições que objetivam o equilíbrio da diversidade ecológica no Egito, controlar a expansão da terra e introduzir a natureza na cidade, criando um novo e simbiótico ambiente urbano".

Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020 - Imagem 2 de 7
© Cosmos Architecture

Para reinstaurar um equilíbrio saudável, a abordagem conceitual coloca em prática um caminho experimental para os visitantes, “uma jornada de exploração dentro desse ambiente Antropogênico”. Malhas de aço e painéis de iluminação serão usados para representar “a luz na escuridão”. Com efeito, “a pequena escala desses painéis é uma representação simbólica da dominação Antropogênica em comparação com as boas contribuições humanas”. Os visitantes serão incentivados a encontrar estas boas intervenções.

Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020 - Imagem 5 de 7
© Cosmos Architecture

O piso do pavilhão, coberto por areia endurecida, apresenta quatro elementos principais, cada um representando um dos perigos que a humanidade e a biodiversidade enfrentam. Assim, os arquitetos buscam abrir os olhos das pessoas para o que podemos perder. Durante o processo de pesquisa anterior ao projeto, os arquitetos estudaram a reação de diferentes locais aos efeitos dos fenômenos antrópicos relacionados ao clima, concluindo que “o projeto para mudanças climáticas ocorre de muitas formas diferentes, dependendo do sintoma, da localização geográfica e necessidades, e dos riscos”. Alguns projetos visam conservar ou preservar hábitos naturais, enquanto outros clamam pela reutilização adaptativa de terrenos industriais antigos e desatualizados.

Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020 - Imagem 3 de 7
© Cosmos Architecture

O Cosmos Architecture participou de um concurso organizado pelo Ministério da Cultura do Egito para o projeto do pavilhão nacional na Bienal de Veneza 2020. O projeto foi selecionado em dezembro passado para as fases finais do concurso.

Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020 - Imagem 6 de 7
© Cosmos Architecture

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Cosmos Architecture questiona o equilíbrio ecológico com Pavilhão do Egito para a Bienal de Veneza 2020" [Cosmos Architecture Proposes Egyptian Pavilion that Questions the Balance of Ecological Diversity ] 19 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931909/cosmos-architecture-questiona-o-equilibrio-ecologico-com-pavilhao-do-egito-para-a-bienal-de-veneza-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.