Como a arquitetura respondeu às mudanças climáticas em 2019

Como a arquitetura respondeu às mudanças climáticas em 2019

Ao longo dos últimos 12 meses, a comunidade arquitetônica criou respostas muito diversas à eminente emergência climática. Desde propostas inovadoras que abordam o desenho de cidades saudáveis e sustentáveis, até ações políticas coletivas, o ano de 2019 testemunhou uma mobilização contínua de ideias, opiniões e ações sobre como a arquitetura pode ser usada como uma ferramenta para ajudar o planeta.

Como fizemos em 2018, analisamos e compilamos os relatórios sobre a crise climática dos últimos 12 meses, a fim de fornecer uma visão geral de como a comunidade arquitetônica está respondendo a esse novo desafio global. Com um novo ano - e uma nova década - as ideias e desenvolvimentos para enfrentar as mudanças climáticas certamente aumentarão. Por exemplo, aqui no ArchDaily, continuamos nossa série de temas mensais, dedicando o mês de janeiro à "Crise Climática", oferecendo aos leitores mais ideias e reflexões que lhes permitam usar suas habilidades para a ação.

O custo ambiental da produção de cimento

© Fernando Pires
© Fernando Pires

Em janeiro, desenvolvemos uma investigação baseada em um relatório da BBC sobre danos ambientais gerados pela produção de cimento e concreto. O artigo também propõe ideias para que a indústria da construção reduza sua dependência desse material.

Como o planejamento urbano pode nos ajudar a enfrentar as mudanças climáticas

© Shutterstock
© Shutterstock

Também em janeiro, publicamos um artigo que analisava como fatores como o lote urbano, o planejamento de ruas e o design poderiam influenciar as condições ambientais das cidades. O artigo também refletiu sobre como uma modificação no uso de materiais poderia ajudar a combater as mudanças climáticas.

4 maneiras em que os arquitetos podem gerar mudanças

© The Edge / PLP
© The Edge / PLP

James Woodall, diretor do setor de sustentabilidade da Allies e Morrison, apresentou uma reflexão que define quatro pontos de ação principais por meio dos quais arquitetos e designers podem abordar questões de mudança climática em suas práticas diárias.

Resposta radical da cidade de Nova York ao aumento do nível do mar

© NYCEDC
© NYCEDC

Em março, a cidade de Nova York anunciou planos para um projeto de proteção costeira de US $ 10 bilhões para salvar o Lower Manhattan das inundações. O prefeito da cidade, Bill de Blasio, descreveu o plano como "um dos mais complexos desafios ambientais e de engenharia que [Nova York] assumiu e que literalmente alterará a forma da ilha de Manhattan".

O plano de Nova York para proibir novos arranha-céus de vidro

© Bizzi & Partners
© Bizzi & Partners

Um mês depois, a cidade também anunciou planos de proibir a construção de novos arranha-céus de vidro, devido à ineficiência que demonstraram na retenção de calor. O plano faz parte dos esforços para reduzir as emissões de efeito estufa da cidade em 30%

Fundado o Movimento dos Arquitetos

© Shutterstock
© Shutterstock

Em maio, alguns dos principais arquitetos localizados no Reino Unido uniram forças para solicitar ações de profissionais em dois problemas globais: mudança climática e perda de biodiversidade. O grupo "Architects Declare" inclui estúdios de renome, como Foster + Partners, David Chipperfield Architects e Zaha Hadid Architects.

Manit Rastogi da Morphogenesis discorre sobre urbanismo ambientalmente sensível

© Edmund Sumner
© Edmund Sumner

O escritório indiano Morphogenesis leva os leitores a um passeio por seus projetos ambientalmente conscientes, ultrapassando as fronteiras do design sustentável, projetando habitats que mesclam o vernáculo e o global.

6 Passos para projetar cidades mais saudáveis

© Atelier Stad Breda
© Atelier Stad Breda

FABRICations, um estúdio holandês de arquitetura e pesquisa, apresenta aos leitores seis etapas precisas para projetar as cidades do futuro. Entre elas estão questões associadas à mobilidade sustentável, armazenamento de águas pluviais e agricultura urbana.

A era das viagens terminou

© Paul Maurer
© Paul Maurer

Em junho, Mario Carpo publicou um artigo no qual refletia sobre como, no século XXI, as pessoas modificaram sua atitude frente as viagens, sendo cada vez mais conscientes do dano que o setor das companhias aéreas pode causar no meio ambiente.

O alarmante aumento de temperatura de 520 cidades até 2050

© Datawrapper
© Datawrapper

A pesquisa "Understanding Climate Change Starting with an Analysis of Similar Cities" (Entendendo a mudança climática a partir de uma análise global de cidades análogas), publicada na revista científica PLOS ONE por The Crowther Lab de ETH Zúrich, evidencia um panorama sombrio para o futuro dos centros urbanos de todo o mundo.

Utrecht cria 300 pontos de ônibus com teto verde para as abelhas

© Barbra Verbij / Clear Channel
© Barbra Verbij / Clear Channel

Em julho, difundimos como o Conselho da Cidade de Utrecht, em colaboração com a agência de publicidade Clear Channel, conseguiu transformar 316 pontos de ônibus - distribuídos ao longo de toda a cidade - em "pontos para as abelhas". A adaptação consistiu na instalação de tetos verdes nos pontos de ônibus, criando assim espaços favoráveis para as espécies de abelhas em perigo de extinção.

A arquitetura ativista pode ajudar a combater as mudanças climáticas?

© Naman Saraiya
© Naman Saraiya

Em setembro, argumentamos que as habilidades criativas dos arquitetos, artistas e designers podem ser canalizadas em uma ação progressiva e coletiva sobre as mudanças climáticas. Ao fazê-lo, explicamos a conexão entre a arquitetura, as manifestações e o ativismo.

Nem todos os parques são verdes: 10 conselhos para desenhar infraestrutura paisagística

© Rodrigo Opazo
© Rodrigo Opazo

Concluímos essa compilação anual sobre a crise climática com dez conselhos outorgados por Mariam García García da LandLab abordando os desafios de um projeto de paisagismo, entendendo a emergência climática e a responsabilidade com o ecossistema.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "Como a arquitetura respondeu às mudanças climáticas em 2019" [How Architecture Responded to Climate Change in 2019] 09 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931447/como-a-arquitetura-respondeu-as-mudancas-climaticas-em-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.