6 Respostas arquitetônicas às mudanças climáticas em 2018

Como parte de um esforço global e interdisciplinar para enfrentar as mudanças climáticas, os arquitetos estão dedicando recursos para otimizar a eficiência energética de edifícios antigos e novos. Este esforço é mais do que justificado, dado que os edifícios representam quase 40% das emissões do Reino Unido e dos EUA. À medida que a conscientização sobre a questão da mudança climática se torna mais aparente a cada ano, as respostas arquitetônicas também aparecem. 2018 não foi exceção.

Em um ano em que incêndios florestais ocorreram na Califórnia, furacões na Flórida e deslizamentos de terra no Japão, a comunidade arquitetônica apresentou uma série de propostas, de grande e pequena escala, que buscam mitigar o papel do ambiente construído na indução da mudança do clima.

Variando de uma cortina biológica em Dublin a um masterplan radical para Boston, reunimos seis propostas na luta arquitetônica contra a mudança climática que publicamos ao longo de 2018.

Harvard HouseZero / Snohetta

Harvard HouseZero / Snøhetta. © Michael Grimm

Projetado em colaboração com o Centro Harvard para Edifícios Verdes (CGBC) na Harvard Graduate School of Design, o HouseZero abordou o retrofit da sede do CGBC em um prédio pré-1940 como uma “fábrica viva ambiciosa e um protótipo de energia positiva para ultra-eficiência que nos ajudará a entender os edifícios de novas maneiras.”

O ambicioso projeto foi impulsionado pelo desejo de atingir zero demanda de energia para aquecimento, resfriamento, iluminação e ventilação, e para produzir zero emissões de carbono. Estima-se que o edifício irá produzir mais energia ao longo de sua vida útil do que foi usado em sua renovação e operação.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Photo.Synth.Etica / ecoLogicStudio

O escritório com sede em Londres, ecoLogicStudio, divulgou uma “cortina urbana” de larga escala projetada para combater as mudanças climáticas. O “Photo.Synth.Etica” foi desenvolvido em colaboração com Climate-KIC, a iniciativa de inovação climática mais proeminente da União Europeia, para “acelerar soluções para a mudança climática global.

O Photo.Synth.Etica, exibido no Edifício Printworks, no Castelo de Dublin, na Irlanda, em novembro de 2018, captura e armazena um quilo de CO2 por dia, o equivalente a 20 árvores grandes.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

The Climate Tile / Third Nature, IBF, ACO Nordic

Climate Tile. Image Courtesy of THIRD NATURE

The Climate Tile é um projeto piloto desenvolvido para capturar e redirecionar 30% da água extra projetada devido à mudança climática. Criado pela THIRD NATURE com a IBF e a ACO Nordic, o projeto será inaugurado em um trecho de 50 metros de calçamento em Nørrebro, em Copenhague.

A primeira calçada foi criada como um projeto climático inovador que utiliza o Climate Tile para criar uma paisagem urbana bonita e adaptável. Destinado a cidades densamente povoadas, o ladrilho manuseia a água através de um sistema técnico que trata a água como um recurso valioso.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Vertical University / KTK-BELT Studio

Vertical University. Courtesy of KTK-BELT Studio

KTK-BELT Studio, uma organização sem fins lucrativos localizada no Nepal rural, está trabalhando com comunidades locais para criar uma "Universidade Vertical" fascinante, que ensinará aos alunos sobre biodiversidade e conservação ambiental em 6 "salas de aula" posicionadas ao longo de uma corredor de floresta vertical que se estende de 67 metros acima do nível do mar até o topo de um pico de 8.856 metros.

Estas 6 paradas encapsulam as 5 zonas climáticas do leste do Nepal: tropical, subtropical, temperada, subártica e ártica.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Bay Area Masterplan / HASSELL + MVRDV

Bay Area Masterplan. Courtesy of MVRDV and HASSELL

Após recentes desastres naturais, incluindo os incêndios no norte da Califórnia, a equipe HASSELL + se inspirou para reimaginar a área da Baía de São Francisco como um centro comunitário vibrante, equipado para fornecer instalações temporárias em uma emergência. Como parte do concurso Resilient by Design, as dez equipes foram solicitadas a fornecer soluções para a zona portuária por meio de projetos conceituais específicos e projetos de pesquisa colaborativa.

A proposta da equipe HASSELL + integra uma estrutura de "conectores" e "coletores" para melhorar a resiliência física e social da orla. As ruas recarregadas, riachos e rede de balsas melhoradas são os 'conectores' que se tornarão novos corredores de movimento lentos e seguros para os pontos de coleta, incluindo espaços abertos adaptáveis que irão recarregar socialmente a área como um local para reuniões diárias e comemorações cívicas que podem também fornece o espaço vital necessário para a montagem de desastres.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Imagine Boston 2030 / SCAPE

Downtown Boston Vision. Image © SCAPE / City of Boston

O prefeito de Boston e SCAPE Landscape Architecture colaboraram em uma visão para proteger as 47 milhas da costa da cidade contra as mudanças climáticas. O esquema apresenta estratégias que “aumentam o acesso e abrem espaço ao longo da orla, enquanto melhor protegem a cidade durante uma eventual inundação”.

A visão faz parte da iniciativa Imagine Boston 2030 enquanto usa os mapas de inundação Climate Ready Boston 2070 da cidade, visando a infraestrutura ao longo dos caminhos de inundação mais vulneráveis de Boston.

Saiba mais sobre o projeto aqui.

Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "6 Respostas arquitetônicas às mudanças climáticas em 2018" [6 Architectural Responses to Climate Change in 2018] 05 Jan 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Souza, Eduardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/908946/6-respostas-arquitetonicas-as-mudancas-climaticas-em-2018> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.