Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

“Trabalhar com diferentes escalas é a maior sabedoria de um arquiteto”: entrevista com Ricardo Bofill

“Trabalhar com diferentes escalas é a maior sabedoria de um arquiteto”: entrevista com Ricardo Bofill

Em sua recente entrevista para a série Time Space Existence, a Plane-Site, com o apoio do Centro Cultural Europeu, entrevistou o arquiteto espanhol Ricardo Bofill. A série de entrevistas será exibida na próxima bienal de Arquitetura de Veneza, nos dias 21 e 22 de maio de 2020.

Ricardo Bofill nasceu em 1939 e é conhecido como um dos arquitetos mais renomados e controversos de nosso tempo. Ele começou seus estudos em arquitetura na Universidade de Barcelona e em 1958, seguiu para a Université de Beaux-Arts de Geneva, na Suíça. Com o título de arquiteto, fundou seu escritório: o Ricardo Bofill Taller de Arquitectura. Ao longo de sua prática profissional, Bofill sempre se interessou pelo modernismo catalão, explorando e estudando o seu contexto histórico e sua arquitetura através da poesia, da história e da arquitetura vernacular catalã.

A entrevista para a Time Space Existence foi filmada em um dos projetos mais conhecidos de Bofill, chamado La Fábrica, onde encontra-se seu estúdio de arquitetura além de sua própria casa. La Fábrica é um projeto de reforma de uma fábrica de cimento, a qual foi transformada em em ateliê de arquitetura além de acolher a residência do arquiteto onde ele mora e trabalha a quase quarenta anos. Este projeto é um resumo da vida e obra de Bofill, um exemplo da diversidade e complexidade de sua arquitetura.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

A entrevista foi dividida em três capítulos, por assim dizer, os quais tratam de temas como a ‘prática da escala’, o ‘prazer do espaço’ e o ‘confrontando o tempo’. Bofill afirma que um dos principais valores da arquitetura é “a sua capacidade de criar espaços generosos” (Bofill). À medida que, com o tempo, um arquiteto se torna mais experiente, ele aprende “a ser mais generoso com as outras pessoas”. Durante a entrevista, Bofill também discute a importância de compreender a escala, da menor a mais abrangente. Ele acredita que o mais importante neste sentido é a capacidade de um arquiteto em trabalhar com diferentes escalas em um mesmo projeto, compreendendo os valores de cada caso específico. Arquitetos são pessoas que se esforçam para ser criativos, mas Bofill alerta: “todo mundo sabe no que dá apenas querer ser criativo” (Bofill), para ele, o maior desafio é ser capaz de criar algo novo a cada novo projeto.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

O conselho que Bofill dá a todos os jovens arquitetos é “saber trabalhar com diferentes escalas é a maior sabedoria de um arquiteto” (Bofill) e, ao compreender a escala de cada projeto, começamos a entender como fazer arquitetura, o que, em última análise, nos permite criar esses espaços “e torná-los mais humanos” ( Bofill). Quando começamos a entender escala e o movimento dentro de nossos projetos, começamos a entender melhor o significado do próprio espaço.

Cortesia de Ricardo Bofill
Cortesia de Ricardo Bofill

Créditos

Ricardo Bofill: Conteúdo da entrevista e fotografias creditadas a Ricardo Bofill Taller de Arquitectura.

PLANE-SITE: Série de entrevistas da Time Space Existence. plane-site.com/projects/time-space-existence/

Centro Cultural Europeu: Esta série de entrevistas foi realizada com o apoio do Centro Cultural Europeu. europeanculturalcentre.eu

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Grace , Kate. "“Trabalhar com diferentes escalas é a maior sabedoria de um arquiteto”: entrevista com Ricardo Bofill" [“To Work at Different Scales is the Architect's Wisdom”: Ricardo Bofill Interviewed for the Time Space Existence Video Series] 02 Jan 2020. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/931075/trabalhar-com-diferentes-escalas-e-a-maior-sabedoria-de-um-arquiteto-entrevista-com-ricardo-bofill> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.