Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019

O ano de 2019 foi rico em reconhecer projetos, visões e carreiras que abrangem várias camadas do campo da arquitetura, revelando a importância e profundidade da disciplina em nossa sociedade. Do reconhecimento de Arata Isozaki com o Prêmio Pritzker à divulgação do tema da Bienal de Veneza de 2020, veja, a seguir, alguns dos pontos altos da arquitetura mundial este ano.

Arata Isozaki, Pritzker Prize 2019

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 2 de 15
Arata Isozaki, Pritzker Prize 2019. Image

Incrivelmente prolífico e influente entre seus contemporâneos, Arata Isozaki se tornou este ano o oitavo arquiteto japonês a receber o Prêmio Pritzker, o prêmio de maior relevância no campo da arquitetura.

Building of the Year 2019: diversidade de profissionais, regiões e materiais

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 3 de 15
Sesc 24 de Maio / Paulo Mendes da Rocha + MMBB Arquitetos. Image © Nelson Kon

Todos os anos, o ArchDaily convida seus leitores a escolher o melhor da arquitetura de todo o mundo. Nesta edição, Paulo Mendes da Rocha, vencedor do prêmio Pritzker, compartilha honras com empresas globais como MVRDV e escritórios emergentes da Índia e do Vietnã.

Obra do Ano 2019 do ArchDaily em Espanhol: Arquitetura da América do Sul

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 4 de 15
UDEP Lecture Building / BARCLAY&CROUSSE Architecture. Image © Cristobal Palma / Estudio Palma

Nossos leitores também escolheram a melhor arquitetura 'em espanhol', destacando três projetos do Peru, Chile e Equador - um equilíbrio entre a riqueza da arquitetura sul-americana e o potencial de nossa disciplina de ter um enorme impacto público. 

Obra do Ano 2019 do ArchDaily Brasil: um edifício público, um museu e uma casa

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 5 de 15
Cais do Sertão Museum / Brasil Arquitetura. Image © Nelson Kon

Por sua vez, os leitores do ArchDaily Brasil reconheceram uma casa projetada para um jovem casal; um museu em Recife e o projeto público mais esperado no centro de São Paulo.

Building of the Year do ArchDaily China

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 6 de 15
Tian Han Cultural Park / WCY Regional Studio. Image © Li Yao

Este ano, os leitores do ArchDaily China selecionaram projetos em Changsha, Hangzhou e Qingdao, projetados pelo WCY Regional Studio, LYCS Architecture e DC Alliance + Snøhetta, como os melhores projetos do ano na China.

Refurbishment in Architecture Awards 2019: projetos dos EUA, Itália e China

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 7 de 15
Expensify Portland Office / ZGF Architects. Image © Garrett Rowland

Em sua segunda edição, nossos leitores selecionaram edifícios que - por sua beleza, astúcia, criatividade ou serviço à comunidade - representam o melhor em termos de projetos de reforma e recuperação este ano. 

Primeira edição do ArchDaily & Strelka Award

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 8 de 15
ARTCOR Creative Center / Maxim Calujac. Image © Volker Kreidler

Uma nova premiação, baseada na opinião dos nossos leitores - foi criada este ano como resultado da parceria entre o ArchDaily, o Strelka Institute e o Strelka KB, visando celebrar profissionais emergentes e novas ideias que transformam as cidades contemporâneas.

Bienal de Arquitetura de Chicago 2019 "...and other such stories"

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 9 de 15
© Laurian Ghinitoiu

Liderada pela diretora artística Yesomi Umolu e pelos co-curadores Sepake Angiama e Paulo Tavares, a terceira edição da Bienal de Arquitetura de Chicago apresenta o trabalho de mais de 80 colaboradores, propondo uma investigação do ambiente construído não apenas como uma forma, mas como resultado das condições que o moldam.

Bienal de Arquitetura e Urbanismo de Shanzhen 2019

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 10 de 15
Skyline of Shenzhen. Image © Anton Strogonoff

Liderada por Carlo Ratti, Meng Jianmin e Fabio Cavallucci, a oitava edição da Bienal de arquitetura mais instigante da Ásia explorou os principais problemas por trás da revolução digital no urbanismo e o impacto potencial de novas tecnologias, como aprendizado de máquina, inteligência artificial e automação.

Trienal de Arquitetura de Lisboa 2019

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 11 de 15
© Fábio Cunha

Liderada por Éric Lapierre, a quinta edição de um dos eventos de arquitetura relevantes do mundo explorou A Poética da Razão - tema da Trienal de Arquitetura de Lisboa deste ano - através de cinco exposições e uma série de eventos paralelos na capital portuguesa. 

Bienal de Arquitetura de São Paulo 2019

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 12 de 15
© André Scarpa

Intitulada Todo Dia, a 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo teve curadoria de Ciro Miguel, Charlotte Malterre-Barthes e Vanessa Grossman e explorou os temas do cotidiano da cidade. Além de uma ampla programação de eventos, a Bienal ocupou com suas exposições dois dos mais representativos edifícios de uso público de São Paulo, o CCSP e o Sesc 24 de Maio. 

Bienal de Arquitetura do 2019

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 13 de 15
© Bruno Gilberto

A Bienal do Chile concentrou-se na arquitetura "comum e coletiva" produzida no país, além da produção contemporânea mundialmente premiada que já lhe trouxe prestígio. Apesar de seu final abrupto, devido à crise social que o Chile está enfrentando, o tema continua mais relevante do que nunca.

XI BIAU: a arquitetura mais relevante da Íbero-América

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 14 de 15

Com curadoria de Arturo Franco e Ana Román, a Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo deste ano foi realizada em Assunção, Paraguai, premiando arquitetos consolidados e emergentes em toda a região. Em uma estratégia sem precedentes, a organização projetou e construiu 13 intervenções públicas - em parceria com arquitetos locais e convidados - em La Chacarita, um dos bairros mais antigos e mais pobres de Assunção.

Bienal de Veneza 2020 divulga seu tema

Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019 - Imagem 15 de 15
Hashim Sarkis, curator of the 17th International Exhibition of the Venice Biennale 2020. Image © Bryce Vickmark

Abrindo caminho para a próxima edição, o curador Hashim Sarkis apresentou o tema da Bienal de Veneza 2020: Como viveremos juntos? “Precisamos de um novo contrato espacial. No contexto da ampliação das diferenças políticas e das crescentes desigualdades econômicas, pedimos aos arquitetos que imaginem espaços nos quais possamos viver generosamente juntos”, afirma Sarkis. 

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Valencia, Nicolás. "Os eventos e prêmios de arquitetura mais importantes do mundo em 2019" [The World's Most Influential Events and Awarded Architecture in 2019] 06 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929747/os-eventos-e-premios-de-arquitetura-mais-importantes-do-mundo-em-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.