Adjaye Associates e Daniel Boyd se unem para projetar a nova Sydney Plaza

A cidade de Sydney selecionou o escritório Adjaye Associates e o artista aborígine contemporâneo Daniel Boyd para projetar um novo edifício, praça, e obra de arte pública. O projeto busca descobrir a história perdida do lugar onde está inserido, reconciliar culturas e definir identidades.

Cortesia de Adjaye Associates

Localizado próximo ao Circular Quay em Sydney, o novo Plaza será um ponto focal para recuperar as origens Eora desta parte costeira da cidade. Com efeito, a proposta baseada no significado de lugar, patrimônio e identidade gerará um espaço de diálogo, descoberta e celebração, onde a “história perdida” poderá ser revisitada e exibida. Na tentativa de reconciliar o passado com o presente, e projetar um futuro mais próspero, a nova intervenção urbana tem uma profundidade teórica enraizada nas necessidades da população em estabelecer “um diálogo em torno das complexas relações que os colonizadores têm com as comunidades indígenas”.

Inspirados por formas unitárias simples pela construção de lugares na cultura aborígine, imaginamos o novo edifício público e praça como um 'local de descoberta' baseado na noção de abrigo, uma pausa simbólica longe da movimentada paisagem urbana que é descoberta e se dissolve pela luz. Para conectar esse centro com a herança e as origens do local, firmamos parceria com Daniel Boyd, um renomado artista contemporâneo de ascendência aborígine, para conceber o elemento central do projeto - uma cobertura perfurada de 27x34m que abriga e une o edifício e a praça sob uma poética camada de luz e escuridão. - Adjaye Associates

Cortesia de Adjaye Associates

Com uma forma híbrida que mescla as origens aborígines com o legado dos primeiros colonizadores, a materialidade industrial e a linguagem do porto próximo, o programa, que inclui um café, espaço de galeria e terraço jardim, está espalhado de forma flexível, com um fluxo livre “com conexões à praça e empreendimentos adjacentes, onde são facilitados os encontros de arte e da comunidade”. Daniel Boyd, inspirado na pintura aborígine de pontilismo, fará a curadoria de “uma jornada cósmica de luz que filtra e refrata através de múltiplas aberturas circulares, aleatoriamente dispersas na cobertura”. Esses padrões se repetem na pavimentação através de uma série de círculos de aço e claraboias cilíndricas de vidro que estendem o jogo de luz até o bicicletário no subsolo. 

Nós imaginamos um ambiente altamente interativo que se conecta holisticamente às edificações vizinhas e ao espaço público. Nossa proposta, além do novo edifício público, inclui a praça pública da George Street, a ponte para pedestres da Circular Quay Tower, bem como a integração de um bicicletário. A união dessas intervenções públicas à nossa proposta garante uma boa relação com o contexto e comunidade. - Adjaye Associates

Cortesia de Adjaye Associates

Fundado em junho de 2000 por Sir David Adjaye, o escritório Adjaye Associates é conhecid por suas abordagens sensíveis à herança, identidade e conflitos locais. Seu maior projeto até o momento, o Museu Nacional Smithsonian de História e Cultura Afro-Americana, inaugurado em 2016 em Washington DC, reflete o compromisso da empresa de propor uma arquitetura que reconcilia culturas e engloba diferenças.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Harrouk, Christele. "Adjaye Associates e Daniel Boyd se unem para projetar a nova Sydney Plaza" [Adjaye Associates+ Daniel Boyd Team Up to Design the New Sydney Plaza] 09 Dez 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Bisineli, Rafaella) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/929671/adjaye-associates-e-daniel-boyd-se-unem-para-projetar-a-nova-sydney-plaza> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.