OMA divulga projeto de masterplan educacional em Dubai

O OMA divulgou sua proposta para um grande masterplan educacional em Dubai. Projetado para o Fundo de Conhecimento do Governo de Dubai, em um terreno localizado no centro da Cidade Acadêmica Internacional de Dubai (DIAC), o projeto será a maior zona franca do mundo dedicada ao ensino superior.

Courtesy of OMA

Outrora um deserto, o local abriga agora 25 universidades e instituições educacionais internacionais, recebendo 24.000 estudantes de 145 nacionalidades. O terreno de 155 hectares será dedicado à acomodação de estudantes e funcionários, com o objetivo de criar “um centro moderno e vibrante para a cidade acadêmica”, mas também receberá escritórios, lojas e hotéis, além de instalações de pesquisa e desenvolvimento.

Site model. Image Courtesy of OMA

O plano diretor do OMA se materializa como um "tabuleiro de damas", onde o tecido urbano é organizado em quadrados alternados, organizados em três linhas e seis colunas. As quadras foram definidas em uma área de 360m x 360m, com base em um raio de 250m de distância a pé. Os blocos serão estruturados de maneira diferente, inspirados nas tipologias urbanas bem-sucedidas existentes, produzindo diferentes ambiências urbanas dentro do plano diretor.

Site plan. Image Courtesy of OMA

Os espaços públicos atravessarão cada bloco, formando um percurso contínuo de áreas de lazer ajardinadas. O empreendimento também se conecta a duas rodovias e aos sistemas de transporte público. A quadrícula garante que, a partir de qualquer ponto das quadras, seja possível chegar a uma estrada principal e um ponto de ônibus.

Checkerboard diagram. Image Courtesy of OMA

O projeto foi liderado por Iyad Alsaka, Mark Veldman, Mariano Sagasta e Wael Sleiman.

Via: OMA

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Walsh, Niall. "OMA divulga projeto de masterplan educacional em Dubai" [OMA Unveil Major Education Masterplan in Dubai] 22 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/928723/oma-divulga-projeto-de-masterplan-educacional-em-dubai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.