Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Go Hasegawa constrói instalação temporária em jardim projetado por Luis Barragán

Go Hasegawa constrói instalação temporária em jardim projetado por Luis Barragán

Como parte da agenda cultural do Jardín 17 - um espaço projetado por Luis Barragán como uma extensão da casa-estúdio e que há 20 anos recebe diferentes programas acadêmicos de todo o mundo - o arquiteto japonês Go Hasegawa projetou a instalação Flying Carpet (ou, Tapete Voador): um pavilhão suspenso em meio ao jardim de Barragán.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

A obra consiste em uma estrutura branca de perfis metálicos que serpenteia pelo espaço, coberta por uma superfície de tubos de aço polido, que faz lembrar um curso d'água atravessando o jardim. Segundo o arquiteto, a proposta busca explorar uma coexistência equilibrada entre natureza e arquitetura. Da mesma forma, ecoa um dos elementos mais emblemáticos da Casa Barragán: a escada em balanço.

© Go Hasegawa
© Go Hasegawa
© Go Hasegawa
© Go Hasegawa
© Go Hasegawa
© Go Hasegawa

O ziguezague de madeira na parede transforma uma simples conexão linear em um evento que desafia esteticamente a gravidade. O percurso ondulante incorporado por Hasegawa no Jardín 17 tem um objetivo semelhante: escapar da lógica pragmática de uma circulação em favor de uma composição espacial poética. Em contraste com a expressão tectônica material da linguagem de Barragán, Hasegawa recorre à qualidade leve e etérea da arquitetura japonesa contemporânea, para alcançar o "feitiço, magia e encantamento" que Luis Barragán mencionou em seu discurso do prêmio Pritzker em 1980.

© Jaime Navarro
© Jaime Navarro

Créditos. Coordenação geral do Jardín 17: Arq. Salvador Macías / Produção: Alejandra Rodríguez, Santiago Llamas / Engenharia Estrutural: Ohno Japan, Hirofumi Ohno, Ryuhei Fujita / Projeto: Go Hasegawa & Associates, Go Hasegawa, Tachi Asai, Hikari Masuyama Virgina Grimaldi, Henry Peters / Construção: Factor Eficiencia | Francisco Espinosa, Fermín Espinosa, Gerardo Salinas / Iluminação: Gabriela Bermeo / Design gráfico: Jacobo Mendoza.

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Go Hasegawa constrói instalação temporária em jardim projetado por Luis Barragán" 02 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927517/go-hasegawa-constroi-instalacao-temporaria-em-jardim-projetado-por-luis-barragan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.