Go Hasegawa constrói instalação temporária em jardim projetado por Luis Barragán

Como parte da agenda cultural do Jardín 17 - um espaço projetado por Luis Barragán como uma extensão da casa-estúdio e que há 20 anos recebe diferentes programas acadêmicos de todo o mundo - o arquiteto japonês Go Hasegawa projetou a instalação Flying Carpet (ou, Tapete Voador): um pavilhão suspenso em meio ao jardim de Barragán.

© Jaime Navarro

A obra consiste em uma estrutura branca de perfis metálicos que serpenteia pelo espaço, coberta por uma superfície de tubos de aço polido, que faz lembrar um curso d'água atravessando o jardim. Segundo o arquiteto, a proposta busca explorar uma coexistência equilibrada entre natureza e arquitetura. Da mesma forma, ecoa um dos elementos mais emblemáticos da Casa Barragán: a escada em balanço.

© Go Hasegawa
© Go Hasegawa
© Go Hasegawa

O ziguezague de madeira na parede transforma uma simples conexão linear em um evento que desafia esteticamente a gravidade. O percurso ondulante incorporado por Hasegawa no Jardín 17 tem um objetivo semelhante: escapar da lógica pragmática de uma circulação em favor de uma composição espacial poética. Em contraste com a expressão tectônica material da linguagem de Barragán, Hasegawa recorre à qualidade leve e etérea da arquitetura japonesa contemporânea, para alcançar o "feitiço, magia e encantamento" que Luis Barragán mencionou em seu discurso do prêmio Pritzker em 1980.

© Jaime Navarro

Créditos. Coordenação geral do Jardín 17: Arq. Salvador Macías / Produção: Alejandra Rodríguez, Santiago Llamas / Engenharia Estrutural: Ohno Japan, Hirofumi Ohno, Ryuhei Fujita / Projeto: Go Hasegawa & Associates, Go Hasegawa, Tachi Asai, Hikari Masuyama Virgina Grimaldi, Henry Peters / Construção: Factor Eficiencia | Francisco Espinosa, Fermín Espinosa, Gerardo Salinas / Iluminação: Gabriela Bermeo / Design gráfico: Jacobo Mendoza.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Arellano, Mónica. "Go Hasegawa constrói instalação temporária em jardim projetado por Luis Barragán" 02 Nov 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/927517/go-hasegawa-constroi-instalacao-temporaria-em-jardim-projetado-por-luis-barragan> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.