Cinco exposições imperdíveis da Bienal de Arquitetura de Chicago 2019

Em sua terceira edição, a Bienal de Arquitetura de Chicago (CAB) já é considerada por muitos um dos principais eventos da arquitetura mundial. Inaugurada no último dia 19 de setembro, a Bienal tomou conta das principais ruas da cidade de Chicago apresentando uma série de exposições e instalações. Com curadoria da diretora artística Yesomi Umolu e sob o mote ...And other such stories, a bienal deste ano apresenta o trabalho de mais de oitenta colaboradores, dentre os quais dois brasileiros: a Usina - CTAH e o FICA - Fundo Imobiliário Comunitário para Aluguel. Entre os convidados internacionais figuram o MASS Design Group, o Forensic Architecture, o Theaster Gates entre muitos outros. Depois de visitar as principais exposições nestes primeiros dias de Bienal, apresentamos em primeira mão tudo aquilo que você não pode perder de vista, ou caso em Chicago, não deixe de visitar.

Cinco exposições imperdíveis da Bienal de Arquitetura de Chicago 2019 - Mais Imagens+ 9

O tema da Bienal de Arquitetura de Chicago de 2019 propõe uma análise da arquitetura não apenas como forma, mas principalmente como o resultado das inúmeras condições as quais ela está submetida. ...And other such stories nasce de uma colaboração entre a curadora e diretora artística da Bienal, Yesomi Umolu, e os co-curadores Sepake Angiama (responsável pela parte educativa da Bienal) e Paulo Tavares (arquiteto e pesquisador brasileiro). Com mais de cem eventos culturais, cívicos e educacionais, a Bienal de Arquitetura de Chicago conta com uma programação inclusiva, diversificada e acessível. O principal objetivo da equipe da Bienal neste ano de 2019 é promover “um encontro entre a arquitetura, o espaço, o meio ambiente, a história e a comunidade da cidade de Chicago.”

Chicago Cultural Center

© Laurian Ghinitoiu

O Chicago Cultural Center é o principal espaço da Bienal de Chicago desde a sua primeira edição em 2015. Neste ano, o CCC conta com uma ampla variedade de exposições e instalações imperdíveis. Digno de nota é o memorial criado pelos arquitetos do MASS Design Group em homenagem às vítimas da epidemia de violência que vem tomando conta dos Estados Unidos. Desenvolvido em parceria com o artista Hank Willis Thomas e os grupos de defesa do controle de armas Everytown for Safety and Purpose Over Pain, o memorial chamado de The Gun Violence Memorial Project (2019) busca homenagear a vida das centenas de vítimas dos recentes ataques que abalaram o país. Por meio de workshops de apoio às vitimas, os organizadores convidam o público a contribuir com suas histórias e lembranças, ajudando a construir o conteúdo do futuro acervo do memorial. Pequenas casas de vidro funcionam como um espaço da memória, onde os familiares das vítimas podem deixar algum objeto representativo da vida de seus entes perdidos.

Endereço: 78 E Washington St, Chicago, IL 60602

Stereoform Slab Pavilion

© Laurian Ghinitoiu

O escritório de arquitetura Skidmore, Owings & Merrill (SOM) projetou um pavilhão de concreto para a Bienal de Arquitetura de Chicago de 2019. Desenvolvido em parceria com a equipe multidisciplinar da Stereoform Slab, O protótipo será fabricado utilizando as mais avançadas técnicas de construção automatizada, um sistema de construção do futuro, concebido para reduzir a pegada de carbono na construção de estruturas de concreto.

Endereço: 1245 West Fulton Market, Chicago, IL 60607

Anthony Overton Elementary School

© Laurian Ghinitoiu

Depois de mais de cinquenta anos de serviços dedicados à comunidade da cidade de Chicago, a Escola Anthony Overton, localizada no bairro de Bronzeville, fechou definitivamente as suas portas em 2013 depois de uma série de controvérsias. Dois anos depois, a estrutura projetada por Perkins e Will em 1963 foi comprada por um consórcio de empreendedores. Felizmente, em 2016 a Escola Anthony Overton foi tombada pelo patrimônio histórico. Enquanto não se decide qual será o futuro deste edifício histórico, a Bienal de Chicago propôs uma ocupação temporária com uma série de projetos colaborativos que refletem e celebram o seu legado arquitetônico, introduzindo uma nova identidade e propondo novas oportunidades e aproximações entre a comunidade local e o antigo edifício.

Endereço: 4935 South Indiana Ave., Chicago, IL 60615 (Bronzeville)

National Public Housing Museum

© Laurian Ghinitoiu

O Museu Nacional da Habitação Social é a única instituição cultural dedicada à história da habitação social nos Estados Unidos. O museu é conhecido como um importante espaço de encontro, socialização e reflexão, aberto a comunidade e com uma ampla programação educativa e de cunho social. Sua missão é preservar, promover e impulsionar o direito à moradia digna. O coletivo sul-africano Keleketla propõe uma instalação de música ao vivo que fala sobre a memória coletiva, os personagens e as histórias destas comunidades da cidade de Chicago.

Endereço: 1322 West Taylor St., Chicago, IL 60607 (Little Italy)

Graham Foundation

© Laurian Ghinitoiu

Fundada em 1956, a Graham Foundation for Advanced Studies in the Fine Arts promove o desenvolvimento e a troca de idéias sobre o futuro da arquitetura e sua relação com as artes, a cultura e a sociedade. A Fundação financia e contribui com indivíduos e organizações para o desenvolvimento e produção de exposições, eventos e publicações. O nosso destaque aqui vai para o projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura da mexicana Tatiana Bilbao, que propõe uma instalação imersiva que transforma um antigo espaço residencial para explorar novas formas de coletividade. A instalação foi concebida para acolher palestras e oficinas durante toda a duração da Bienal.

Endereço: Madlener House, 4 West Burton Place, Chicago, Illinois 60610

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Baldwin, Eric. "Cinco exposições imperdíveis da Bienal de Arquitetura de Chicago 2019" [5 Must-See Venues at the 2019 Chicago Architecture Biennial] 25 Set 2019. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/925372/cinco-exposicoes-imperdiveis-da-bienal-de-arquitetura-de-chicago-2019> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.